sábado, 21 de março de 2015

Reunião do PIBID UESPI discute novas ideias para o programaSandovaldo Moura e Fabiano Pessoa

Coordenadores do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, reuniram-se na manhã desta quinta (12), no auditório do Geratec, campus Torquato Neto. No encontro foram discutidas atividades e temáticas que podem ser levadas pelos supervisores e bolsistas aos alunos das escolas públicas.
Participaram da mesa diretora a vice-reitora Bárbara Melo, a coordenadora institucional do PIBID, Eliliane Basílio, os médicos veterinários Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa, a professora Lina Santana e o educador físico Roberval Cunha, que orienta uma escolinha de futebol no campo da UESPI.

Mesa apresentou novas atividades que os bolsistas podem desenvolver
As recentes conquistas e dificuldades da universidade nortearam o discurso da vice-reitora Bárbara Melo, como a aquisição do ônibus rodoviário da instituição. Além disso, ela também falou do desafio da campanha contra o abandono de animais nos campi da UESPI, que é um tema que também pode ser abordado pelos bolsistas durante as aulas e oficinas. “Todos os cursos, até por questão de um requisito legal, devem manter essa discussão sobre o meio-ambiente, que também engloba a causa animal”, relatou.
Os veterinários Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa, que coordenam no IBAMA o projeto “Liberdade e Saúde”, também falaram aos coordenadores, levando a ideia de inserir nas aulas o tema da responsabilidade com o meio-ambiente, principalmente na questão dos animais silvestres. De acordo com eles, várias apreensões de animais já foram feitas apenas com o trabalho de conscientização das crianças.

Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa
“Precisamos sensibilizar as crianças para que essas sensibilizem os pais, e mudem essa questão cultural de manter animais silvestres presos”, afirma Fabiano Pessoa. De acordo com Sandovaldo Moura, muitas pessoas não refletem sobre a questão: “Os animais são condenados à prisão perpétua, e as pessoas dizem que isso se dá em nome do amor, que eles serão bem cuidados, mas fazem isso tirando seu principal direito, que é a liberdade”, afirma.
Outra proposta posta para os coordenadores foi a de fazer um trabalho de conscientização com os garotos que participam da escolinha de futebol organizada pelo educador físico Roberval Cunha. “Tive a curiosidade de ver como estavam meus antigos alunos, dos quais guardo todas as fotos, e soube que muitos agora são chefes de gangues ou foram mortos em confronto com a polícia”, relatou Roberval, que deseja ver um trabalho no sentido de conscientizar esses jovens em temas como sexualidade, drogas, violência, e evitar que caiam na marginalidade.
A professora Lina Santana, que discute a causa animal na UESPI, também mostrou um projeto de sua autoria. O mesmo visa promover atividades em datas comemorativas, como a semana do meio-ambiente, e com isso também atuar na rede pública. “É uma forma de conscientizar as futuras gerações, de discutir o uso de animais em pesquisas, de esclarecer a respeito das leis”, completa a professora.
Além destas ideias e propostas, também foram discutidas questões gerais do PIBID UESPI. A coordenadora institucional, Eliliane Basilio, discorreu sobre as eleições da CAP, Comissão de Acompanhamento do PIBID, sobre os problemas da inclusão e exclusão de bolsistas do programa, e também sobre as avaliações positivas do mesmo: “Nos relatórios os professores mostram que as atividades foram muito ricas, e é bom ver estes relatos, pois é um momento em que os bolsistas de fato são incentivados a continuar na docência”, ressalta.

Eliliane Basilio, coordenadora institucional do PIBID UESPI
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: