Os graduandos do Curso de Geografia do Núcleo Universitário da Universidade Estadual do Piauí-UESPI/PARFOR- Programa de Formação de Professores da Educação Básica, de Canto do Buriti, sob a orientação do professor Edson Barrinha, que ministrou de 09 a 15 de janeiro a disciplina Organização Espacial do Piauí, realizaram no último dia 14 de janeiro, uma pesquisa de campo na cidade de Canto do Buriti, na região onde está sendo construído o Anel Viário da cidade.
Graduandos do curso de Geografia UESPI/PARFOR entrevistando moradores na farmácia Central. |
Segundo o professor, a proposta de pesquisa de campo teve como objetivo, Discutir a importância da construção de um Anel viário para o desenvolvimento econômico-social e organização espaço-territorial do município de Canto do Buriti, além de instrumentalizar os alunos cursistas, acerca da pesquisa de campo, e da necessidade de, a partir da observação e orientação, desenvolver um olhar crítico para assim entender os usos e ocupação do solo urbano, bem como a organização do território do município, canto-buritiense, destacando os seus fatores responsáveis. Além disso, os alunos foram orientados a identificar os principais equipamentos urbanos existentes e se essa existência provocou maior ou menor valorização do espaço.
Antes da pesquisa, foram desenvolvidas outras atividades que serviram como preparação para a atividade de campo, bem como contribuíram para um maior aprendizado da disciplina de Organização Espacial do Piauí, tais como: O processo de formação, povoamento e colonização do território piauiense, o quadro econômico, bem como o quadro natural e a questão ambiental.
Graduandos do curso de Geografia - UESPI/PARFOR visitando Anel viário em Canto do Buriti - PI |
É importante destacar que o trabalho de campo aplicado no ensino de Geografia é de fundamental importância por tratar-se de ciência empírica. Além disso, permite a professor e alunos, associar teoria e prática, extrapolando os limites arquitetônicos da sala de aula, uma vez que o exercício de observação permite in loco uma postura mais crítica, frente às transformações da paisagem. Temos a preocupação em levar para os alunos novas metodologias para um ensino de Geografia mais significativo”, explica o docente. Ao total foram 60h aula e de propostas teórico-metodológicas, acerca da ciência geográfica.
Graduandos do curso de Geografia - UESPI/PARFOR de Canto do Buriti - PI, realizaram pesquisa de campo sob orientação do professor Edson Barrinha. |
No ementário da disciplina contemplaram-se temas importantes para o curso, tais como: O processo de formação territorial e a estrutura sócio-econômica do espaço Piauiense; Regionalização e territórios de desenvolvimento; A questão urbana e demográfica do Piauí; O quadro natural piauiense e a questão ambiental.
Fonte: Com informações: prof. Edson Barrinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário