Novas tecnologias e ferramentas digitais têm auxiliado o trabalhado do professor em sala de aula. Aulas tradicionais são transformadas em espaços interativos onde aluno é convidado a adotar, junto com o professor, uma postura mais colaborativa.
Pensando no cenário convergente (estudado por autores da área da comunicação, como Henri Jenkins e Ramón Salaverría) incorporado ao desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem, a prática pedagógica nas escolas se torna um novo espaço lúdico, onde professor e aluno aprendem juntos.
Dessa forma, iniciativas que seguem a tendência multimídia estão sendo criadas a partir de projetos acadêmicos e institucionais. Um deles é o ‘Portal do Professor’, um espaço on-line onde professores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.
Lançado em 2008, o site tem como objetivo principal apoiar os processos de formação dos professores e enriquecer suas técnicas pedagógicas. São seis espaços totalmente gratuitos, de rápido e fácil acesso. Entre eles, está o ‘Espaço da Aula’, onde professores interagem, em uma ação colaborativa, com outros colegas de profissão. A sessão traz um fórum em que qualquer um pode postar sugestões, deixar comentários sobre propostas curriculares, além de criar um intercâmbio de experiências.
A sessão ‘Multimídia’ oferece uma coleção de vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. Todo o conteúdo pode ser baixado em qualquer computador ou pendrive para ser utilizado em sala de aula.
No menu 'Cursos e Materiais', os professores têm acesso a programação de capacitação oferecidas pelo governo. Há também materiais de estudo com orientações, apostilas, estratégias pedagógicas, entrevistas, publicações e outros recursos.
A sessão ‘Jornal’ também traz novidades do cenário educacional no País. É um veículo dedicado a revelar o cotidiano na sala de aula, trazendo quinzenalmente temas ligados à educação. Neste espaço, o professor também participa na escolha dos assuntos das edições.
Informação
A edição 100 do Jornal do Professor trouxe como tema as diversas ações realizadas no âmbito das novas tecnologias. Além das diversas notícias e entrevistas, a sessão oferece sugestões de livros aos professores e interessados no tema, dentro do menu ‘Cultura'.
Confira abaixo os livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:
Educação e Novas Tecnologias
Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação – Editora Ibpex – Brasil – 2008 – 2ª edição
Em linguagem clara e objetiva, esta obra oferece a professores e pedagogos importantes subsídios para pensar os alcances e os limites da informática na educação, chamando a atenção para os equívocos que devem ser evitados e para as ações que devem ser engendradas, a fim de poderem tornar o uso das tecnologias mais eficaz nas escolas.
Tecnologia Educacional e Aprendizagem
Ubirajara Carnevale de Moraes (Org.) – Editora Queen Books – 2007 – 1ª edição
Este livro apresenta diversas formas de se apropriar dos recursos digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem. Projetos informatizados, linguagem de programação para crianças, software livre, software educacional, mapas conceituais, EAD, ambientes virtuais, ferramentas digitais de comunicação, WebQuest, comunidades virtuais, acessibilidade, objetos de aprendizagem e games são assuntos abordados nesta obra, por educadores atuantes na área de informática aplicada à educação.
Multimídia Digital na Escola
Elenice Larroza Andersen (Org.) – Editora Paulinas – Brasil – 2013 – 1ª edição
O livro Multimídia Digital na Escola reúne estudos sobre a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, explorando várias estratégias de uso do computador para a produção multimídia na educação básica.
Seu diferencial consiste em discutir, de modo acessível ao professor, experiências autênticas de desenvolvimento de projetos de ensino, em contextos escolares diversos, a partir do uso de softwares livres, ampliando o leque de possibilidades reais de uso dessas ferramentas nas escolas.
Apresenta, ainda, estudos que auxiliam o professor na escolha de softwares livres para a sala de aula e no processo de avaliação das produções multimídia de seus alunos.
Second Life e Web 2.0 na Educação
Carlos Valente, João Mattar – Editora Novatec – Brasil – 2007
Este livro explora o potencial pedagógico das ferramentas disponíveis na Web 2.0 e particularmente do Second Life, além de traçar um panorama da Educação a Distância.
O ambiente virtual 3D mais popular do momento é apresentado em detalhes, e são mapeadas as experiências educacionais que têm sido realizadas com ele, no Brasil e no mundo. Os autores apresentam ainda as experiências criativas e inovadoras que têm realizado tanto com as ferramentas da Web 2.0 quanto com o Second Life.
O livro, amplamente ilustrado, apresenta ainda uma bibliografia selecionada e comentada, e uma lista extensa de sites.
Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
José Manuel Moran et al – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 21ª edição
A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje.
Eles Sabem (Quase) Tudo
Betina Von Staa – Editora Melo – Brasil – 2011 – 1ª edição
Se você, pai ou mãe, fica cheio de dúvidas em como lidar com seu filho quando o assunto é internet ou, se você, professor, está confuso com relação ao uso da tecnologia em sua escola, Eles sabem (quase) tudo é um livro fundamental.
Computadores em Sala de Aula
Carme Barba, Sebastià Capella (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro pretende reunir registros do uso eficaz da tecnologia. Apoiados no tripé - conteúdos, metodologias e ferramentas tecnológicas -, os autores visam apresentar as mudanças que vêm ocorrendo no ensino e tratar sobre o potencial das TICs para atingir características como o trabalho cooperativo, a atenção à diversidade, a pesquisa, a construção do conhecimento, a criatividade e a interdisciplinariedade.
Com base na teoria das inteligências múltiplas, os autores buscam compartilhar suas experiências por meio do uso de propostas didáticas com a utilização de recursos da internet.
Educação com Tecnologia – Texto, Hipertexto e Leitura
Mary Rangel – Editora Wak – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro busca apresentar contribuições às escolas e à formação docente inicial e continuada sobre fundamentos, processos e usos de fontes de leitura, como jornal, revista e hipertextos, que circulam por meio de computadores, celulares e outros meios digitais, trazendo exemplos e sugestões.
Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação
Daniela Melare Vieira Barros – Editora Vieira & Lent – Brasil – 2009
Guia de estudos sobre os diversos temas relacionados ao uso de tecnologia na educação, com destaque para Educação a Distância. Um guia que pretende facilitar o ensino de educação e tecnologias nas licenciaturas, nos cursos de formação continuada e na capacitação individual dos professores.
Uma forma de indicar ao aprendiz caminhos de construção do conhecimento, com orientações e dicas que poderão contribuir para o aprofundamento da reflexão.
Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a Prática
Luís Paulo Leopoldo Mercado (Org.) – Editora UFAL – Brasil – 2002 – 1ª edição
Os textos publicados no livro resultam das reflexões produzidas sobre o tema Novas Tecnologias na Educação, proporcionando uma visão ampla da evolução do conhecimento científico na área de novas tecnologias na educação e da metodologia e técnicas de pesquisa como instrumentos de produção do conhecimento. Introduz o uso de novas tecnologias numa escola, envolvendo projetos de informática educativa, telemática educativa, software educativo, atualização pedagógica.
As reflexões abordam a formação de professores frente as novas tecnologias; a socialização na internet através de uma lista de discussão; a escolha de softwares livre na escola; a capacitação de professores para utilizar novas tecnologias nas escolas públicas; a utilização da informática na sala de aula; a terceirização na informática educativa; e a internet como ambiente de pesquisa na escola.
O que é Mídia-Educação
Maria Luiza Belloni – Editora Autores Associados – Brasil
Esta obra é uma coletânea de textos baseados em pesquisas sobre duas vertentes do tema mídia-educação - de um lado, os públicos jovens, as formas como as gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; de outro lado, os modos como a instituição escolar e especialmente os professores vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) ao cotidiano da escola.
Hipertexto e Gêneros Digitais
Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos Xavier – Editora Lucerna – Brasil – 2004
As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários do computador são os temas dos nove artigos que compõem esta obra. Analisam, ainda, como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela.
Conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador são analisados nos diversos trabalhos presentes na obra.
Tecnologia e Educação – As Mídias na Prática Docente
Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008
Novas tecnologias da informação e da comunicação, surgidas com a revolução pós-industrial, fizeram acelerar e crescer imensamente o fluxo comunicacional planetário. Nossos dias fartos de informação demandam cada vez mais à escola a seleção, a pesquisa e a maturação de toda abundância cotidiana.
Este livro busca refletir sobre o que tais adventos trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades, que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, e alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa, utilizando velhas e novas mídias.
Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola
Alexandre Le Voci Sayad – Editora Aleph – Brasil – 2012
Este livro procura apresentar os resultados de um programa extracurricular criado em uma escola de São Paulo, cujo objetivo é o de ser um canal para livre expressão dos estudantes por meio de projetos de mídia criados por eles próprios.
'Idade Mídia - A comunicação reinventada na escola' busca mostrar a trajetória do programa e revelar sua metodologia, e trazer depoimentos dos alunos e profissionais que colaboraram com o curso.
Educação e Tecnologias
Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2007 – 1ª edição
O termo 'tecnologias' tem sido muito empregado em educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento - a educação e as tecnologias. O desafio proposto - falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.
Games em Educação
João Mattar – Editora Pearson Prentice Hall – Brasil – 2010
Com esta obra de João Mattar, o leitor vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.
Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Portal do Professor
Pensando no cenário convergente (estudado por autores da área da comunicação, como Henri Jenkins e Ramón Salaverría) incorporado ao desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem, a prática pedagógica nas escolas se torna um novo espaço lúdico, onde professor e aluno aprendem juntos.
Dessa forma, iniciativas que seguem a tendência multimídia estão sendo criadas a partir de projetos acadêmicos e institucionais. Um deles é o ‘Portal do Professor’, um espaço on-line onde professores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.
Lançado em 2008, o site tem como objetivo principal apoiar os processos de formação dos professores e enriquecer suas técnicas pedagógicas. São seis espaços totalmente gratuitos, de rápido e fácil acesso. Entre eles, está o ‘Espaço da Aula’, onde professores interagem, em uma ação colaborativa, com outros colegas de profissão. A sessão traz um fórum em que qualquer um pode postar sugestões, deixar comentários sobre propostas curriculares, além de criar um intercâmbio de experiências.
A sessão ‘Multimídia’ oferece uma coleção de vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. Todo o conteúdo pode ser baixado em qualquer computador ou pendrive para ser utilizado em sala de aula.
No menu 'Cursos e Materiais', os professores têm acesso a programação de capacitação oferecidas pelo governo. Há também materiais de estudo com orientações, apostilas, estratégias pedagógicas, entrevistas, publicações e outros recursos.
A sessão ‘Jornal’ também traz novidades do cenário educacional no País. É um veículo dedicado a revelar o cotidiano na sala de aula, trazendo quinzenalmente temas ligados à educação. Neste espaço, o professor também participa na escolha dos assuntos das edições.
Informação
A edição 100 do Jornal do Professor trouxe como tema as diversas ações realizadas no âmbito das novas tecnologias. Além das diversas notícias e entrevistas, a sessão oferece sugestões de livros aos professores e interessados no tema, dentro do menu ‘Cultura'.
Confira abaixo os livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:
Educação e Novas Tecnologias
Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação – Editora Ibpex – Brasil – 2008 – 2ª edição
Em linguagem clara e objetiva, esta obra oferece a professores e pedagogos importantes subsídios para pensar os alcances e os limites da informática na educação, chamando a atenção para os equívocos que devem ser evitados e para as ações que devem ser engendradas, a fim de poderem tornar o uso das tecnologias mais eficaz nas escolas.
Tecnologia Educacional e Aprendizagem
Ubirajara Carnevale de Moraes (Org.) – Editora Queen Books – 2007 – 1ª edição
Este livro apresenta diversas formas de se apropriar dos recursos digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem. Projetos informatizados, linguagem de programação para crianças, software livre, software educacional, mapas conceituais, EAD, ambientes virtuais, ferramentas digitais de comunicação, WebQuest, comunidades virtuais, acessibilidade, objetos de aprendizagem e games são assuntos abordados nesta obra, por educadores atuantes na área de informática aplicada à educação.
Multimídia Digital na Escola
Elenice Larroza Andersen (Org.) – Editora Paulinas – Brasil – 2013 – 1ª edição
O livro Multimídia Digital na Escola reúne estudos sobre a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, explorando várias estratégias de uso do computador para a produção multimídia na educação básica.
Seu diferencial consiste em discutir, de modo acessível ao professor, experiências autênticas de desenvolvimento de projetos de ensino, em contextos escolares diversos, a partir do uso de softwares livres, ampliando o leque de possibilidades reais de uso dessas ferramentas nas escolas.
Apresenta, ainda, estudos que auxiliam o professor na escolha de softwares livres para a sala de aula e no processo de avaliação das produções multimídia de seus alunos.
Second Life e Web 2.0 na Educação
Carlos Valente, João Mattar – Editora Novatec – Brasil – 2007
Este livro explora o potencial pedagógico das ferramentas disponíveis na Web 2.0 e particularmente do Second Life, além de traçar um panorama da Educação a Distância.
O ambiente virtual 3D mais popular do momento é apresentado em detalhes, e são mapeadas as experiências educacionais que têm sido realizadas com ele, no Brasil e no mundo. Os autores apresentam ainda as experiências criativas e inovadoras que têm realizado tanto com as ferramentas da Web 2.0 quanto com o Second Life.
O livro, amplamente ilustrado, apresenta ainda uma bibliografia selecionada e comentada, e uma lista extensa de sites.
Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
José Manuel Moran et al – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 21ª edição
A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje.
Eles Sabem (Quase) Tudo
Betina Von Staa – Editora Melo – Brasil – 2011 – 1ª edição
Se você, pai ou mãe, fica cheio de dúvidas em como lidar com seu filho quando o assunto é internet ou, se você, professor, está confuso com relação ao uso da tecnologia em sua escola, Eles sabem (quase) tudo é um livro fundamental.
Computadores em Sala de Aula
Carme Barba, Sebastià Capella (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro pretende reunir registros do uso eficaz da tecnologia. Apoiados no tripé - conteúdos, metodologias e ferramentas tecnológicas -, os autores visam apresentar as mudanças que vêm ocorrendo no ensino e tratar sobre o potencial das TICs para atingir características como o trabalho cooperativo, a atenção à diversidade, a pesquisa, a construção do conhecimento, a criatividade e a interdisciplinariedade.
Com base na teoria das inteligências múltiplas, os autores buscam compartilhar suas experiências por meio do uso de propostas didáticas com a utilização de recursos da internet.
Educação com Tecnologia – Texto, Hipertexto e Leitura
Mary Rangel – Editora Wak – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro busca apresentar contribuições às escolas e à formação docente inicial e continuada sobre fundamentos, processos e usos de fontes de leitura, como jornal, revista e hipertextos, que circulam por meio de computadores, celulares e outros meios digitais, trazendo exemplos e sugestões.
Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação
Daniela Melare Vieira Barros – Editora Vieira & Lent – Brasil – 2009
Guia de estudos sobre os diversos temas relacionados ao uso de tecnologia na educação, com destaque para Educação a Distância. Um guia que pretende facilitar o ensino de educação e tecnologias nas licenciaturas, nos cursos de formação continuada e na capacitação individual dos professores.
Uma forma de indicar ao aprendiz caminhos de construção do conhecimento, com orientações e dicas que poderão contribuir para o aprofundamento da reflexão.
Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a Prática
Luís Paulo Leopoldo Mercado (Org.) – Editora UFAL – Brasil – 2002 – 1ª edição
Os textos publicados no livro resultam das reflexões produzidas sobre o tema Novas Tecnologias na Educação, proporcionando uma visão ampla da evolução do conhecimento científico na área de novas tecnologias na educação e da metodologia e técnicas de pesquisa como instrumentos de produção do conhecimento. Introduz o uso de novas tecnologias numa escola, envolvendo projetos de informática educativa, telemática educativa, software educativo, atualização pedagógica.
As reflexões abordam a formação de professores frente as novas tecnologias; a socialização na internet através de uma lista de discussão; a escolha de softwares livre na escola; a capacitação de professores para utilizar novas tecnologias nas escolas públicas; a utilização da informática na sala de aula; a terceirização na informática educativa; e a internet como ambiente de pesquisa na escola.
O que é Mídia-Educação
Maria Luiza Belloni – Editora Autores Associados – Brasil
Esta obra é uma coletânea de textos baseados em pesquisas sobre duas vertentes do tema mídia-educação - de um lado, os públicos jovens, as formas como as gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; de outro lado, os modos como a instituição escolar e especialmente os professores vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) ao cotidiano da escola.
Hipertexto e Gêneros Digitais
Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos Xavier – Editora Lucerna – Brasil – 2004
As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários do computador são os temas dos nove artigos que compõem esta obra. Analisam, ainda, como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela.
Conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador são analisados nos diversos trabalhos presentes na obra.
Tecnologia e Educação – As Mídias na Prática Docente
Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008
Novas tecnologias da informação e da comunicação, surgidas com a revolução pós-industrial, fizeram acelerar e crescer imensamente o fluxo comunicacional planetário. Nossos dias fartos de informação demandam cada vez mais à escola a seleção, a pesquisa e a maturação de toda abundância cotidiana.
Este livro busca refletir sobre o que tais adventos trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades, que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, e alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa, utilizando velhas e novas mídias.
Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola
Alexandre Le Voci Sayad – Editora Aleph – Brasil – 2012
Este livro procura apresentar os resultados de um programa extracurricular criado em uma escola de São Paulo, cujo objetivo é o de ser um canal para livre expressão dos estudantes por meio de projetos de mídia criados por eles próprios.
'Idade Mídia - A comunicação reinventada na escola' busca mostrar a trajetória do programa e revelar sua metodologia, e trazer depoimentos dos alunos e profissionais que colaboraram com o curso.
Educação e Tecnologias
Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2007 – 1ª edição
O termo 'tecnologias' tem sido muito empregado em educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento - a educação e as tecnologias. O desafio proposto - falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.
Games em Educação
João Mattar – Editora Pearson Prentice Hall – Brasil – 2010
Com esta obra de João Mattar, o leitor vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.
Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Portal do Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário