sexta-feira, 20 de março de 2015

UESPI vai ofertar, pela primeira vez, cursos de nível superior a moradores de assentamentos e quilombos

Wanderson Araújo
Cumprindo seu papel de levar ensino, pesquisa e extensão ao alcance de todos, a Universidade Estadual do Piauí- UESPI, em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, e por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, lançou nesta sexta (13/03) a oferta de três cursos especiais de nível superior dirigidos à população quilombola e e residentes em áreas de Reforma Agrária, promovidas pelo INCRA e pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).
São 150 vagas distribuídas nos cursos especiais de Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Geografia e Bacharelado em Agronomia. Os cursos estarão vinculados respectivamente aos Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), Professor Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba) e Ariston Dias Lima (São Raimundo Nonato) e aos Núcleos de São João do Piauí e Esperantina.
Sobre a solenidade
O lançamento dessa nova oferta de cursos ocorreu no Auditório Pirajá/Torquato Neto. Além de alunos, estiveram presentes o Reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista; a Vice-reitora Bárbara Melo e os Pró-reitores: de Administração, Raimundo Isídio; de Ensino e Graduação, Ailma do Nascimento; de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz; além do coordenador geral do PARFOR/UESPI, Raimundo Dutra; Marcelo dos Anjos Mascarenhas, Superintendente do INCRA; Gregório Borges, da Comissão Pastoral da Terra – CPT; Adilson de Apiaim, cordenador do setor de educação do MST, e Anfrísio de Moura, da Federação de Trabalhadores na Agricultura – FETAG. Também participaram representantes dos movimentos sociais do campo. A professora do curso de Pedagogia da UESPI, Lucineide Barros, representou os docentes da IES.
O Reitor Nouga Cardoso destacou a importância de se levar educação superior à população do campo. “Estamos diante de um grande desafio que é levar, pela primeira vez, educação superior a assentados. Se até o final de nossa gestão conseguirmos ganhar o reconhecimento da população onde os cursos serão ofertados. Vamos trabalhar junto- a administração superior da UESPI, professores e movimentos apoiadores – para que isso aconteça”, disse o Reitor.

Nouga Cardoso, ao lado de Lucineide Barros, Gregório Borges, Marcelo dos Anjos e Adilson de Apiaim, abrindo a solenidade de lançamento dos cursos.
Lucineide Barros salientou o importante passo dado, com o oferecimento dos cursos.“Esses cursos representam um importante passo na afirmação da política pública da educação do campo e na afirmação do campo como território de vida, de saberes e de conhecimento. Representa também o aprofundamento na participação da UESPI nessa construção”,enfatizou a professora”.


A Vice-reitora da UESPI, Bárbara Melo e o Pró-reitor de Ensino e Pós-Graduação da IES, Geraldo Eduardo, em primeiro plano, atentos ao discurso da professora Lucineide.


Platéia composta por representantes e integrantes de movimentos sociais do campo, alunos da UESPI e de funcionários e representantes da equipe administrativa da IES.
Mais sobre os cursos
Equipe Pedagógica
Será formada por representantes de estudantes, professores dos cursos, coordenador geral e pedagógico, estudantes pesquisadores e monitores- esses últimos representantes dos movimentos sociais que estão na parceria dos cursos. Todos eles devem acompanhar de modo sistemático o processo de realização dos 3 cursos, produzindo não apenas o acompanhamento por si ,mas também processo de conhecimento sobre a educação do campo e a reforma agrária.
Regime de aulas
Dividido em “Tempo Escola” e “Tempo Comunidade”. O primeiro é dedicado ao estudo dos componentes curriculares na dinâmica escolar, que deve acontecer no curso de Pedagogia aqui em Teresina, no curso de Geografia em São João do Piauí e no curso de Agronomia em Esperantina. O tempo comunidade é o tempo em que os estudantes retornam às suas comunidades para fazerem pesquisas, extensão e a vivência da vida comunitária, fazendo com isso uma articulação entre a teoria e a prática, sem a qual não se é possível construir processos educativos. Os conteúdos curriculares devem ser vinculados a questões do campo. Tanto a divisão da equipe pedagógica, sistemática de realização das aulas e conteúdos a serem ministrados seguem exigência do PRONERA.
Em breve a UESPI divulgará os editais completos, com todas as informações para os interessados. As aulas dos três cursos devem ter início no próximo mês de julho.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: