domingo, 13 de março de 2016

Governador conhece estrutura de Quintal Agroecológico no PI

O governador Wellington Dias visitou o quintal agroecológico do assentamento Palmares, em Luzilândia, neste sábado (12). Este quintal é uma iniciativa inovadora que permite sejam desenvolvidos piscicultura, horticultura e tudo o que é produzido é reaproveitado. O assentamento possui atualmente 111 famílias cadastradas e mais 45 famílias agregadas.
Segundo o chefe do executivo estadual essa iniciativa é um exemplo para todo o estado. “O que vocês estão fazendo é um modelo que servirá não só para Luzilândia mas para todo o Piauí. Por isso, temos que ser comprometidos e cuidarmos desse trabalho, pois o investimento é alto”, comenta Wellington Dias.
De acordo com o governador, o objetivo é permitir que o trabalhador rural obtenha uma renda de classe média. “Queremos que com essa iniciativa o produtor rural tenha condições de arrecadar pelo menos três salários mínimos mensais”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, contou sobre o projeto. “ O quintal agroecológico é uma modalidade de sisteminha, então, eles criam peixes, reaproveitam a água do tanque, tem horta e criação de galinha. Desse modo, tudo o que é produzido é reaproveitado”. Esta é uma iniciativa que tem como parceiro o Governo do Estado, e Universidade Federal, Fetag e outras instituições.
Para Maria de Fátima Santos, residente no assentamento, ter a presença do governador é uma alegria. “Nós já visitamos tanto o Palácio de Karnak para pedirmos ajuda ao governador que tê-lo aqui hoje conferindo o nosso trabalho é muito gratificante”, comemora.
Foram entregues ainda 45 mil alevinos para a Associação de Piscicultura de Luzilândia, 10 mil alevinos para o assentamento Palmares e 1250 mudas de caju precoce, sendo 1000 mudas para o Sindicato de Agricultores Familiares de Luzilândia e 250 para o assentamento. Foi entregue ainda um cartão de compra direta para um assentado.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: