sexta-feira, 11 de março de 2016

Revista ajuda alunos a compreenderem assuntos difíceis de química.
Diretor da escola pública afirma que estudantes pediram novas edições.

Alunos de química da UESPI produzem revista em quadrinhos para escola pública (Foto: Divulgação/Jônatas Freire)

Muitos alunos possuem dificuldade em aprender os conteúdos da disciplina de química nas escolas. Pensando nisso um grupo de graduandos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) criou uma revista em quadrinhos para tornar os assuntos da matéria mais atrativos e de fácil compreensão. A ação faz parte do projeto PET (Programa de Educação Tutorial), que surgiu em 2010 na universidade.

Estudantes se juntam para discutir assuntos de química da revista (Foto: Ronaldo/Arquivo pessoal)

“A ideia de fazer a revista surgiu em conjunto com os alunos do curso de química que participam do projeto PET, que tem o intuito de buscar novas alternativas de ensino. Já foram lançadas três edições e a quarta está em fase de produção. O nosso objetivo era transmitir conhecimento de forma mais acessível e prazerosa para os estudantes da rede pública já que química é uma das disciplinas mais temidas na escola”, explicou o coordenador do projeto, Geraldo Eduardo.
Ainda de acordo com o coordenador, os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Unidade Escolar Severiano Sousa, em Teresina, que receberam duas edições da revista gostaram tanto que formaram grupos de estudo e levantaram questionamentos sobre alguns temas abordados. A revista também serve com forma de revisar os conteúdos para os jovens do 3º ano que estão se preparando para o vestibular.
“Nós queríamos que eles olhassem a revista e depois devolvessem porque ela ficaria disponível na internet para quem quisesse baixar, mas eles gostaram tanto que levaram pra casa, ficaram curiosos para entender melhor alguns assuntos, relataram que a linguagem é fácil e que as histórias são voltadas para ações que acontecem no cotidiano das pessoas. Ficamos muito satisfeitos com isso”, declarou (confira a revista HQuímica).
HQ explica a tabela periódica com humor (Foto: Reprodução)

O diretor da escola Severiano Sousa, Dário Silva, contou que os alunos acharam o material muito interessante e que conseguiram aprender de maneira divertida alguns assuntos difíceis de química que envolvem cálculos.
“Quando os acadêmicos de química apresentaram a proposta, aceitamos rapidamente porque já vínhamos trabalhando na escola esse tipo de leitura em outras disciplinas e sempre tivemos êxito. Foi algo inovador por terem aplicado essa metodologia em uma matéria considerada difícil pelos alunos por ter muitos cálculos. Eles já pediram novas edições da revista”, contou.
Font;G1.globo.com

Nenhum comentário: