segunda-feira, 18 de abril de 2016

UESPI homenageará herois e heroínas negras em evento alusivo ao Dia 13 de maio

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) realizará nos campi de Parnaíba, Picos e Teresina (Torquato Neto) nos dias 10 a 13 de Maio o evento “13 de Maio: que abolição é essa?”. O evento pretende trazer um espaço para refletir sobre a situação do negro naquela época e atualmente. Dividida em três temáticas, acontecerá também uma homenagem às pessoas negras que possuem representatividade onde vivem com o trófeu “Esperança Garcia”. É aberto para a comunidade em geral.

Fórum das entidades negras reunida na PREX para elaboração da programação alusiva ao Dia 13 de Maio na UESPI

A programação terá exposição de elementos da cultura negra e mesas redondas com os eixos temáticos como políticas e ações afirmativas para o negro, implementação do ensino de história e cultura afrodescendente Lei Federal nº 10.639/03 e trabalho escravo contemporâneo. “A universidade propiciará o questionamento, uma reflexão sobre a abolição, se de fato ela aconteceu. Além disso será promovida uma homenagem a herois e heroínas, pessoas com história de resistência de luta no Piauí”, afirmou o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Raimundo Dutra.
O evento conta com o apoio da Coordenação Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Fóruns de entidades negras do Piauí. Assunção Aguiar, representante estadual, comemora mais uma parceria com a universidade na promoção do debate da temática do negro: “Estou muito contente de ver a UESPI, casa de formadores do Piauí preparar seus educadores para receber as demandas do movimento negro”, ressaltou.

Programação:

Dia 10/05: Parnaíba

Exposição “Elementos da Cultura Negra”

Mesa redonda com as temáticas:
Lei 10639/2003
Políticas afirmativas
Trabalho escravo contemporâneo

Show afroculturais;

11/05: Picos

Exposição “Elementos da Cultura Negra”

Mesa redonda com as temáticas:
Lei 10639/2003
Políticas afirmativas
Trabalho escravo contemporâneo

Show afroculturais;

12/05: Teresina – Campus Torquato Neto

18h -Conferência de abertura: “13 de maio: Que abolição é essa?” – Prof. Dr. Élio Ferreira;

20h- Apresentações afroculturais;

13/05: Teresina

14h- Mesa Redonda “Lei Federal nº 10.639/03”.

Homenagem a heróis e heroínas negras;

Show afroculturais

Festa de encerramento
Fonte: UESPI.br

Nenhum comentário: