terça-feira, 22 de agosto de 2017

Profbio da UESPI realiza aula inaugural do primeiro mestrado de Biologia do Piauí

O Mestrado Profissional de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) deu início às suas atividades na manhã desta sexta (18). A cerimônia para receber os novos mestrandos foi realizada no Núcleo de Pós-graduação, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Este foi o primeiro encontro com os alunos do programa que é pioneiro no estado do Piauí.


Primeira Turma do Mestrado de Biologia da UESPI
A ocasião contou com a presença do Reitor Nouga Cardoso, do Pró-reitor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz e Prof. Drº de Ciências Biológicas, Paulo Henrique Pinheiro. O reitor recepcionou os novos discentes com boas vindas. “Para mim é um momento importante não só como reitor, mas porque aqui temos oportunidade de vivenciar uma parte daquilo que a gente já foi um dia como aluno de graduação, mestrado. A UESPI exerce um pioneirismo com mais um mestrado que propaga pesquisa ao nível desejado para o desenvolvimento do Estado do Piauí”, lembra.

O Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, recepcionou os novos ingressantes
O ProfBio é um mestrado em Rede que prioriza qualificar professores que licenciam no ensino médio. Em sua primeira turma, composta por 18 alunos e 18 professores, o programa terá duração de 24 meses, com aulas presenciais todas as sextas-feiras. Entre algumas linhas de pesquisa estão: Organização e funcionamento de organismos, Vida e evolução, Educação ambiental e ecologia, Botânica na escola, Biodiversidade e ecossistema entre outras.
A Coordenadora do Programa, profa. Dra. Francisca Lúcia, apresentou o regimento do novo mestrado abordando todo o funcionamento da matriz curricular do processo formativo do Profbio. “Hoje, iniciamos o Profbio é um momento muito especial para a UESPI formaremos o primeiro mestrado em ensino de biologia do estado, nossa perspectiva é que tenhamos um curso de alto nível melhorando a educação do Estado”, destacou.

Profa. Dra e coordenadora do Profbio, Francisca Lúcia explicou a matriz do programa
A botânica é uma das linhas de pesquisa do programa. A Profa. Dra. Josiane Silva Araújo que atua na área explica que ” a botânica pode trazer uma melhor visão dos alunos com a área da botânica em si. Geralmente, Os conteúdos de botânica são passados rapidamente no ensino médio, com o Profbio, novas estratégias de ensino serão criadas para valorizar essa área da Biologia aos alunos”, estima a pesquisadora.

O sonho da Pós- Graduação
Natanael Charles venceu etapas para cursar o Mestrado

“A trajetória de quem chega a um programa de pós-graduação é um sonho que começa a se realizar”, essa é a afirmação do estudante e professor Natanael Charles que é do estado do Ceará, mas atualmente mora no Pará. Para cursar o mestrado na UESPI, ele percorrerá 16 horas de viagem, mas nem mesmo o deslocamento lhe desanima. Ele se mantém forte no objetivo de cursar a pós-graduação. “Pretendo seguir na parte da genética e evolução como área de pesquisa, com força e coragem vou conseguir, e tudo vai permitir a conclusão do meu mestrado” finaliza.
Ao fim, os novos ingressantes foram conduzidos a conhecer a estrutura do programa com uma aula no laboratório LIFE.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

Fonte:Uespi.br

Nenhum comentário: