quinta-feira, 3 de agosto de 2017

UESPI discute parceria com SDR para ações no projeto Viva o Semiárido

Por Valéria Soares

Na manhã desta quinta (27), a Universidade Estadual do Piauí recebeu representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para articular parcerias no projeto Viva o Semiárido.

O projeto é um esforço do governo do estado para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, através de incentivo a atividades produtivas para a produção de renda e organização das famílias rurais. Segundo a diretora técnica da SDR, Lúcia Araújo, o projeto prioriza a inclusão de comunidade quilombolas, juventude e mulheres.


Na reunião, foram discutidas ações de inclusão social no projeto Viva o Semiárido

“No Viva o Semiárido, nós temos hoje um foco para a participação de mulheres. Buscamos a parceria com a UESPI, porque entendemos que ela poderá contribuir enormemente, dentro do seu papel, para avançarmos nessa pauta”, afirma.
A reitora em exercício, Profa. Dra. Bárbara Melo, destaca que o convite da SDR para inserir a UESPI na parceria no momento em que o projeto quer fazer um recorte para incluir as mulheres, os quilombolas e os jovens é muito importante. “Historicamente a UESPI tem lançado um olhar sobre os segmentos que têm sido mais discriminados, que têm menos acesso às condições de trabalho e produção. Nos inserir nesse momento na execução do Viva o Semiárido é importantíssimo na nossa história de atuação, em que buscamos assegurar direitos iguais para todas as pessoas”, finaliza.


Representantes da UESPI, SDR, SETRE, Emater e Seduc

As ações do Projeto Viva o Semiárido são financiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola-FIDA, com contrapartida do Governo do Estado. No dia 15/08, ficou agendado outra reunião com a consultora do FIDA para conferir a perspectiva de parceria com a universidade.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

Nenhum comentário: