O professor Marcelo de Sousa Neto, que é coordenador do curso de História no Campus Clóvis Moura e atua como docente na Uespi há 20 anos, está participando desse projeto como aluno. Para ele, o curso representa uma oportunidade para que os professores possam, por meio da mediação tecnológica, diversificar suas formas de aprendizagem e ensino, tão necessárias nesse momento de distanciamento social.
Quem também está entusiasmada com o curso de extensão é a Professora Luana Cristina Aguiar, especializada em gestão escolar. Ela atua como docente do curso de Pedagogia, no Campus de Corrente. “Apesar do curso ainda está em fase inicial, minhas primeiras impressões são de que este curso será maravilhoso, uma vez que, teremos a oportunidade de conhecer novas ferramentas digitais, bem como aprimorar as já utilizadas na academia, no ofício da docência. É um projeto riquíssimo e bastante oportuno para a atual conjuntura que estamos vivendo. Estou imensamente feliz em poder cursá-lo”, enfatizou a professora participante.
O Professor Doutor Thiago Reisdorfer, coordenador do curso de licenciatura em História no Campos de Oeiras, conta que nunca havia participando de um curso semelhante a esse. Como aluno da proposta, ele acredita que essa ação contribui para consolidar entre os docentes universitários a necessidade de contínua formação no campo do ensino.
“Essa capacitação permite aos docentes um arsenal maior de meios e mecanismos pelos quais ele poderá exercer suas atividades de ensino, de orientação e de acompanhamento didático e pedagógico”, relatou o participante, professor Thiago Reisdorfer.
O segundo módulo do curso começa nesta quarta-feira (27). No áudio a seguir, a professora Luciana Saraiva, descreve algumas orientações sobre o curso e sua programação.
Projeto de extensão
A iniciativa faz parte do projeto de extensão Formação Continuada: ferramentas da ação didática, que tem como objetivo promover cursos e oficinas com uso da tecnologia como ferramenta para ação didática, ou seja, oferecer qualificação para o uso das ferramentas digitais.
O curso “Plataformas e Ferramentas Digitais Para Uso Acadêmico” é o primeiro do programa, e somente os professores podem ter acesso a essa capacitação. A programação teve início nesta segunda-feira (25) de forma remota, e será executado em 5 módulos, dentro da carga horária de 60 horas.
Cronograma do curso
Módulos do curso Plataformas e Ferramentas Digitais Para Uso Acadêmico
Módulo I: Novas tecnologias e educação: tendências e expectativas
Módulo II: Ferramentas Colaborativas do G Suite (Parte 1)
Módulo III: Ferramentas Colaborativas do G Suite (Parte 2)
Módulo IV: Edição e Compartilhamento
Módulo V: Turbinando as Aulas
Fonte:Uespi.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário