sábado, 21 de maio de 2011

POLÍCIA CIVIL apreende documentos falsos em autoescolas


 
MANDADOS DE BUSCA são cumpridos em Teresina, em Piracuruca e em Parnaíba. Veja nomes!
A Delegacia de Polícia Civil que atua no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), em parceria com a Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) deflagrou por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (20/05) a ‘Operação Trânsito 10’.
Ela é resultado de uma investigação que já durava dois meses e visa desbaratar uma verdadeira quadrilha que falsificava documentação para conseguir tirar carteiras de motoristas (CNH – Carteira Nacional de Habilitação). Segundo as investigações, eram pessoas que vinham de vários estados fora do Piauí, algumas analfabetas, para conseguir carteira.
A ‘Operação Trânsito 10’ cumpriu dez mandatos de busca e apreensão, assinados pelo juiz Marcos Klinger Madeira da comarca de Esperantina, em dez auto-escolas, sendo sete de Teresina , duas de Parnaíba e uma de Piracuruca. Segundo o delegado que comandou a operação, João José, o JJ, só nesta sexta, quando entrou em uma autoescola, ele encontrou 45 pessoas que iriam tirar a carteira, com identidades falsas.

VEJA NOMES DAS AUTO ESCOLAS:
Mafrense
Siga Bem
Liderança
Aprender Bem
Padre Cicero
Caravelle
São Domingos
 
Delegado João José, coordenador da Polícia Civil - Detran
Em entrevista coletiva concedida na sede da CICO, o delegado explicou que qualquer brasileiro pode tirar sua CHN em qualquer estado do país, desde que resida na unidade federativa, como prevê a legislação de trânsito. "São pessoas que vem do Maranhão, Pará, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e vários outros estados, falsificam documentos de comprovação de residência e aqui tiram suas habilitações. E mais, gente que é visivelmente analfabeto adulterando certificados de escolaridade para também se valer da prática", explicou.
João José questionou ainda sobre a escolaridade dos instrutores que trabalham nos Centros de Formação de Condutores (CFC) e até mesmo no Detran. “Como é que pessoas que nem sabem redigir um relatório sobre o aluno pode estar capacitado a ensinar-lhes noções de direção. Estamos falando de vidas! Por isso vemos crescer no transito o numero de maus motoristas, justamente porque o processo de obtenção das habilitações está sendo fraudulento.
O delegado afirmou que alguns dos mandados não puderam ser cumpridos porque as carteiras já tinham sido emitidas. JJ acrescentou ainda que deverá pedir junto ao Detran a suspensão ou até mesmo o cancelamento destas CNHs. A participação das autoescolas no esquema também será investigado e caso seja necessário mandados de prisão serão expedidos para punir os responsáveis pelo esquema.




Fonte:180graus

Nenhum comentário: