terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bancários decidem entrar em greve na terça por tempo indeterminado Assembleias realizadas nesta segunda-feira decidiram aderir à greve

Categoria pede 12,5% de reajuste e melhores condições de trabalho.
Do G1, em São Paulo


Bancários durante assembleia em São Paulo na
última quinta-feira (25) (Foto: G1)

Bancários de bancos públicos e privados decidiram em assembleias realizadas nesta segunda-feira (29) entrar em greve a partir de terça (30), por tempo indeterminado, segundo informou em nota a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Até as 22h desta segunda, 20 estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.
O que para e o que funciona
Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, informou que a greve será iniciada apenas em agências bancárias. Caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos continuam funcionando.
Porém, segundo Cordeiro, existe a possibilidade de estender a greve a outros setores se as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) demorarem. "A nossa greve sempre começa pelas agências bancárias. A cada dia que passa que isso [acordo entre a categoria e os bancos] não ocorre, a greve tende a crescer e atingir setores mais estratégicos", diz Cordeiro.
Reivindicações dos bancários
Os trabalhadores que decidiram pela greve pedem reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também pede aumento nos valores de benefícios como vale refeição, auxílio creche, gratificação de caixa, entre outros.
Além do aumento de salário e benefícios, os bancários também pedem melhores condições de trabalho com o fim de metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, entre outras demandas.
No sábado (27), o Comando Nacional dos Bancários confirmou o indicativo de greve mesmo após uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As instituições financeiras elevaram o reajuste de 7% a 7,35% para os salários, enquanto o aumento no piso da categoria foi de 7,5% para 8%. No entanto, os novos índices foram considerados insuficientes pelos bancários em reunião realizada em São Paulo.
Em 2013, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas vendas do varejo do início de outubro.
Fonte: G1.com

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Governo proíbe alunos de usar piercings e tatuagens nas escolas

O governo turco proibiu que os estudantes do país usem tatuagens e piercings nas escolas, uma medida considerada repressora e inaplicável pela oposição, segundo afirmou a imprensa turca neste domingo (28).
A nova medida, publicada no diário oficial da Turquia no sábado (27) e comentada pela imprensa local, também proíbe a pintura de cabelos, a maquiagem e, no caso dos meninos, o uso de barba ou bigode.
A medida foi anunciada depois da controversa decisão do governo islamista de permitir que as meninas usem o véu nas escolas. A iniciativa foi muito criticada na Turquia pelos defensores do Estado laico, uma das bases da República fundada em 1923 por Mustafa Kemal Atatürk.
Com estas iniciativas, o governista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), co-fundado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, tenta restaurar valores conservadores na Turquia, o que seus opositores denunciam como uma tentativa de islamizar o país.
Veli Demir, chefe de um sindicato do setor de educação, Egitim Is, denunciou a última medida como inaplicável, na medida em que as tatuagens não podem ser retiradas como se fossem peças de roupa.
"O que vão fazer, arrancar suas peles?", perguntou o líder sindical, citado pelo jornal Radikal. "O que acontecerá com quem já tem tatuagem? Isso não é decisão de uma pessoa razoável", acrescentou. Segundo ele, essa é "uma decisão tomada por uma mente repressiva".
Ismail Koncuk, líder de outro sindicato da educação, Egitim Sen, disse que a medida se aplicará somente aos alunos que queiram fazer uma tatuagem.
Erdogan deixou claro que, pessoalmente, não gosta de tatuagem. Em julho, o presidente criticou a tatuagem no braço de um jovem jogador de futebol. "Que não aconteça, mas no futuro isso pode virar inclusive um câncer de pele", disse o presidente a Berk Yildiz, do clube Galatasaray.

Fonte: G1

domingo, 28 de setembro de 2014

Épico! Uma das melhores definições sobre o sistema da história!

Trecho final de Tropa de Elite 2.


"Eu fui pra CPI do Fraga pra detonar o sistema. Eu fui lá pra falar a verdade, pra dizer o que eu estava sentindo. Contei tudo que eu sabia, reconheci meus erros e falei por mais de três horas. E dei porrada em muita gente. Botei muito político na cadeia. Por causa do meu discurso, teve filho da puta que foi pra vala muito antes do que esperava. Foi a maior queima de arquivos da história do Rio de Janeiro. 
E mesmo assim o sistema continuava de pé. O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir. Agora me responda uma coisa, quem você acha que sustenta tudo isso? É… E custa caro. Muito caro. 
O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que os traficantes, os policiais e os milicianos matam tanta gente nas favelas. Não é à toa que existem as favelas. Não é à toa que acontece tanto escândalo em Brasília e que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo. O sistema é foda e ainda vai morrer muito inocente!"
Fonte: Olhardigital.com

sábado, 27 de setembro de 2014

3 dias para a morte do Orkut: saiba como salvar suas informações

Orkut

(Foto: Wikimedia Commons)

O Orkut sairá do ar permanentemente na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, levando junto uma quantidade enorme de informações. Se você mantém perfil ou comunidades por lá, talvez seja bom retornar ao site para dar uma olhada, porque parte disso será deletada enquanto outra parte permanecerá disponível para toda a internet.
O Olhar Digital preparou um guia com sete itens para tirar todas as dúvidas referentes ao que sai e o que fica depois da morte do Orkut. Você também fica sabendo o que fazer para excluir ou manter seus dados disponíveis. Confira:
Como posso salvar minhas informações?
É possível exportar os álbuns de fotos para o Google+ clicando aqui. E salvar, no computador, o perfil, scraps, depoimentos e postagens em comunidades através do Google Takeout. Isso pode ser feito até setembro de 2016.
Dá para transferir meu perfil para o Google+?
Quase isso. É possível vincular o perfil do Orkut ao do Plus indo em Configurações > Google+ > Conectar seus perfis do Google+ e Orkut > Conectar contas.
E as comunidades?
Não há como exportar uma comunidade do Orkut, mas você pode criar uma no Google+ e conectá-la à que já possui no Orkut. Assim, quem está na comunidade do Orkut verá um banner informando que aquele espaço também está disponível no Plus. Vá em Configurações da comunidade > Google+ > Conectar essa comunidade.
O que será feito com as comunidades?
Todas as comunidades públicas serão salvas em um arquivo chamado Arquivo de Comunidades, que o Google deixará na internet como lembrança histórica do Orkut.
Minhas postagens permanecerão também?
Depende de você. Caso queira manter seus tópicos, comentários e pesquisas como parte do Arquivo de Comunidades, não precisa fazer nada. Se preferir, pode excluir postagens individuais ou todas de uma só vez.
E como eu faço isso?
Individualmente, procure o que deseja que desapareça e apague, o que só pode ser feito até 30 de setembro. Ou exclua o Orkut de sua Conta do Google, o que fará todas as suas interações desaparecerem junto com fotos, informações de perfil e mensagens.
Clique aqui > Ferramentas de dados > Excluir produtos > Remover Orkut permanentemente. (Isso pode ser feito mesmo depois de 30 de setembro.)
Sou dono de uma comunidade e não a quero no Arquivo, o que faço?
A partir de 30 de setembro, se as configurações de privacidade permitirem que a comunidade seja vista por qualquer pessoa, ela irá para o Arquivo automaticamente. Para impedir isso, vá em configurações da comunidade > Privacidade e Segurança > desmarque a caixa Mecanismos de pesquisa como o Google e usuários que não fazem parte do Orkut podem encontrar minha comunidade e seus tópicos.
Fonte: Olhardigital.com

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

II Colóquio Internacional de Literatura e Gênero traz escritor moçambicano em mesa sobre Literatura Feminina e Etnia

Por: Aldenice Sousa
Literatura Feminina e Etnia. Este foi o tema abordado pelos pesquisadores Prof. Elio Ferreira de Souza e Prof. Crimildo G. Bahule em uma mesa redonda mediada pela Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes, durante a programação do II Colóquio Internacional de Literatura e Gênero da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. A mesa aconteceu no Auditório do Núcleo de Educação à Distância- NEAD, nesta sexta-feira (26/09).

Crimildo Bahule em sua apreciação sobre a obra de Paulina Chiaziane

O escritor moçambicano Crimildo Bahule apresentou o resumo de sua investigação da obra de Paulina Chiziane. Para Crimildo Bahule, os livros da autora africana retratam elementos da cultura e tradição de Moçambique e expõem a realidade da mulher moçambicana em um contexto onde se sobressai o domínio masculino e a tentativa de superação feminina . ”Em Chiaziane há uma certa urgência para o melhoramento da situação da mulher. Esta urgência percebe-se na estratégia discursiva utilizada pela autora, ao se opor ao discurso imposto e estabelecer uma nova modelagem para a existencia feminina”, afirma Crimildo Bahule.

Elio Ferreira apresentando a carta de Esperança Garcia

Já o Prof. Dr. Elio Ferreira destacou a carta escrita pela escrava negra Esperança Garcia, considerando o que pode ser um dos primeiros registros da literatura afrodescendente, e símbolo de resistência negra do país. Segundo Elio Ferreira , a carta possui um tom de denúncia, relatando ao Governador da Provínica do Piauí, as injúrias sofridas por Esperança Garcia e outros escravos, por parte do administrador de uma fazenda, isto no período colonial setecentista, onde o letramento era restrito à famílias ricas e ao gênero masculino.” A narrativa autobiográfica de Esperança, fala da dor humana, da luta e do desespero de uma mulher escravizada. Hoje, a carta é um símbolo para a luta por equidade dos direitos entre negros e brancos no Piauí”, corrobora o docente.

A mesa foi encerrada com participação do público e discussões acerca da relação entre a temática abordada pelos pesquisadores.


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Saiba manter seus arquivos seguros na nuvem

O vazamento de fotos íntimas de dezenas de celebridades levantou suspeita sobre o nível de segurança dos serviços de armazenamento em nuvem; no caso em questão, o iCloud, da Apple. O que se sabe até agora – enquanto o FBI investiga o caso – é que a invasão foi feita por meio do serviço “Find My iPhone”, que ajuda o usuário a encontrar seu smartphone em caso de perda ou roubo.
Segundo o especialista que a gente conversou, o serviço utilizava apenas uma forma de autenticação do serviço: usuário e senha. Mesmo digitando a senha errada diversas vezes, o aplicativo não era bloqueado; assim, criminosos preparam o ataque, tentando inúmeras senhas em máquinas programadas até encontrá-las.
Tim Cook, CEO da Apple, afirmou que nenhuma informação foi roubada dos servidores da empresa. Segundo ele, as fotos foram acessadas porque o cracker conseguiu descobrir o nome de usuário e a senha das celebridades envolvidas. É.. mas isso não significa que a toda poderosa Apple não deveria ter um sistema melhor de segurança.
No final das contas, por mais que os serviços de computação na nuvem melhorem seus esquemas de segurança, as atitudes mais importantes têm de partir de nós, usuários. Até porque correr atrás do prejuízo sempre dá dor de cabeça. Os conselhos são os mesmos, mas vale repetir: use senhas mais fortes, de preferência misturando números e caracteres especiais, como cê cedilha, por exemplo. Como você já sabe, tome todo cuidado do mundo com os e-mails que você abre.
Além dessas recomendações, outros dois fatores podem incrementar a segurança de um serviço. O primeiro é a autenticação em dois passos, quando o usuário utiliza um cartão ou token ou ainda uma mensagem no celular para confirmar sua identidade; outra camada mais moderna é a biometria.
No tráfego dos dados entre os aparelhos e servidores, uma tecnologia é a responsável pela segurança da informação; a criptografia. Com ela, a informação transmitida pode ser transformada da sua forma original para outra impossível de ser identificada; a intenção é que apenas o destinatário certo e com a chave específica possa ter acesso àquela informação.
O que define o grau de segurança de uma criptografia é a quantidade de bits aplicados à codificação. Atualmente, a maioria dos algoritmos de criptografia está evoluindo de chaves de 128 para 256 bits; uma chave de 256 bits é suficientemente segura para criptografar dados confidenciais até a classificação “TOP SECRET” para o governo dos Estados Unidos. 
Decifrar ou interceptar uma criptografia de 256 bits exigiria 2.128 vezes mais poder de computação em relação a uma de 128 bits. Em tese, levaria mais de três mil anos para testar todas as combinações dos 256 bits.
Ainda que nada seja 100% seguro no mundo virtual, muita gente ainda usa senhas fracas e fáceis de serem decifradas. Mas, se você se preocupa com sua identidade e dados na rede, preste atenção nesta dica.
No olhardigital.com.br, você ainda encontra uma lista de dicas para manter seus arquivos seguros na nuvem. O link está junto ao texto que acompanha esta matéria no nosso site. E por falar em segurança, não é demais lembrar que o Gmail teve um problema recentemente e mais de 5 milhões de senhas foram expostas. Veja se a sua faz parte do problema. Separamos um link para você verificar se ela foi comprometida ou não. Acesse, confira e fique protegido
Fonte: Olhardigital.com

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

FBI critica criptografia reforçada no Android e no iOS


(Foto: reprodução)


Recentemente, Apple e Google anunciaram que irão reforçar a encriptação de dados de usuários em seus respectivos sistemas operacionais móveis. A notícia é bem-vinda pelos usuários, mas há quem ficou insatisfeito com a novidade: o FBI. O diretor da agência afirmou a repórteres nesta quinta-feira, 25, criticou a obsessão com criptografia destas duas empresas.
“Eu acredito que nós deveríamos poder obter um mandado de um juiz independente para ter acesso aos dados do smartphone de qualquer um”, ele afirma, lembrando que há caminhos legítimos para obter os dados de alguém, e citando algumas ocasiões em que isso possa ser necessário logo em seguida.
“A noção de que alguém anuncie um ‘armário’ que nunca possa ser aberto, mesmo que envolva um caso de sequestro de uma criança e um mandado judicial, para mim, não faz sentido”, afirma Comey.
Para quem não acompanhou o caso, a Apple diz que o novo sistema de criptografia do iOS inviabilizaria o acesso aos dados do usuário em qualquer situação, mesmo com mandado, já que a chave estaria apenas na mão da pessoa, inacessível pela empresa. No caso do Google, o Android já oferece a encriptação dos dados, mas a partir da edição “L”, que chega em breve, ela será padrão para todos. Não será necessário nem ativá-la nas configurações do aparelho.
E isso parece ter incomodado as autoridades americanas. É claro que existem situações legítimas e legais em que seria importante ter acesso aos dados dos usuários, como o exemplo citado por Comey. No entanto, a não-utilização de criptografia também se traduziu em abuso, como as denúncias de Edward Snowden sobre o esquema de espionagem global conduzido pela NSA.
Fonte: Olhardigital.com

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Saiba como funciona o reconhecimento facial no Facebook

Um bom software e uma câmera são suficientes para identificar uma pessoa por meio do reconhecimento facial. A tecnologia foi desenvolvida principalmente para sistemas de segurança, mas atualmente também está nas redes sociais e dispositivos pessoais.
Primeiro, vale entender como funciona o reconhecimento facial digital. Graficamente, nosso rosto é composto por muitos pontos e medidas, como o comprimento da linha da mandíbula, tamanho do crânio, distância entre os olhos, largura do nariz, entre outros. E mesmo no caso de gêmeos, as diferenças são grandes; se não a olho nu, bastante para um software bem programado.
Logo depois de identificar essas dados por meio da câmera, o software transforma essas medidas e pontos em uma sequência digital. Este número passa a ser o registro daquele indivíduo. Comparado às impressões digitais, o conjunto de medições do rosto é único para cada pessoa, e a precisão do reconhecimento facial chega perto dos 100%.
O reconhecimento facial não é tecnologia nova e vem evoluindo bastante ao longo dos anos. Se antes só era possível reconhecer um rosto parado, sem muita informação atrapalhando, hoje os programas estão bem mais sofisticados e precisos.
Mas o que vem chamando cada vez mais a atenção dos usuários de redes sociais é a precisão do reconhecimento facial nas fotos publicadas no Facebook. Toda marcação sugerida não é aleatória; está totalmente ligada a um software bastante inteligente. Como explicamos no início, o programa usado pelo Facebook transforma as fotos em dados computacionais que são analisados e comparados eletronicamente com sua base de dados sempre que um rosto é identificado nas imagens publicadas.
A marcação automática do Facebook, claro, não é infalível. Algumas características das fotos podem atrapalhar. Rostos encobertos ou em posições muito peculiares podem ser um problema. Óculos, chapéus, barba e cabelos diferentes também podem influenciar na precisão do programa. 
O Facebook divulgou que está trabalhando em um software de reconhecimento facial chamado DeepFace. Mas, isso é novidade: ainda não está presente no site. De acordo com a empresa, ele é tão bom quanto o desempenho humano, com um índice de 97,25% de acertos. Isso seria possível porque o aplicativo seria capaz de corrigir a posição dos rostos e também os mapearia em 3D, para aumentar a precisão.
Para quem ainda se surpreende com o reconhecimento facial, informações dão conta de que o Google está desenvolvendo um novo sistema de detecção e identificação de objetos. A tecnologia é bastante nova e pode trazer funções como pesquisa através de imagens e deve ser usada até nos carros que se dirigem sozinhos. É um primeiro passo, mas ao que tudo indica, muito em breve, máquinas terão o mesmo poder de percepção e identificação que nós, seres humanos. 
Fonte: Olhardigital.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Produtos brasileiros registram inflação de 0,48% na saída das fábricas

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação de preços na saída das fábricas, teve inflação de 0,48% em agosto deste ano. No mês, foi registrada a primeira alta de preços depois de cinco deflações (queda de preços) consecutivas. Em julho, por exemplo, a deflação foi 0,28%.
Apesar disso, a taxa de inflação de agosto deste ano ainda é inferior à observada em agosto de 2013 (1,43%). Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPP acumula taxas de inflação de 1,1% no ano e 2,5% no período de 12 meses.
Em agosto, 17 das 23 atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram inflação, com destaque para bebidas (1,89%), outros equipamentos de transporte (1,88%) e calçados e artigos de couro (1,64%). Os alimentos tiveram taxa de 0,62%, devido às altas de preços de produtos como carnes bovinas e leite esterilizado/longa vida.
Seis atividades tiveram deflação, com destaque para a área de impressão, que teve a maior queda de preços (-2,07%). Apenas uma atividade (fabricação de máquinas e equipamentos) não teve variação de preços.
Fonte: Agência Brasil

domingo, 21 de setembro de 2014

Estudo mostra como jovens das classes C e D gastam seus salários

Um estudo feito para entender o comportamento dos jovens brasileiros das classes C e D no mercado de trabalho revela dados interessantes sobre os hábitos e sonhos de consumo dessa geração.
56% desses jovens gastam os seus salários com lazer e bens de consumo - sendo que 80% deles estão em cargos subordinados e apenas 7% pensa em um plano de carreira.
A pesquisa foi feita com 812 jovens entre 16 e 22 anos: em São Paulo, Rio, interior paulista, Recife e Porto Alegre. Os empregos desses jovens eram na área de varejo, telemarketing, redes de fast-food, companhias aéreas, bancos e pequenos negócios.
Ela foi elaborada por Jean Soldatelli, Guilherme Françolin e Daniel Santa Cruz, sócios da consultoria Santo Caos.
Gastos
Entre os paulistanos, 65% prefere gastar seu salário com compras (smartphone, eletrônicos, vestuário) e lazer.
Essa preferência é bem menor em outras regiões: 57% entre os cariocas, 53% entre os gaúchos, 47% entre os jovens do interior paulista e 44% entre os recifenses.
As entrevistas, feitas in loco, foram reveladoras:
“Fomos a lugares onde moravam sete pessoas em dois dormitórios. A casa encontrava-se em um estado ruim de conservação, mas mesmo assim era equipada com videogame de última geração, televisão de 42 polegadas e outros utensílios sofisticados", conta Jean Soldatelli.
"Isso comprova que os familiares de boa parte desses jovens de classes C e D conseguem fornecer a eles o básico, independente da qualidade, ou seja, moradia, alimentação, transporte e até convênios médicos por mais simples que sejam”, completa.
Preferências
Os jovens de todas as regiões gastam mais com compras, mas logo depois vem a preocupação em ajudar com a renda de casa.
Fonte: Exame

sábado, 20 de setembro de 2014

Acadêmicos da UESPI/Barras participam de palestra com a arqueóloga Dra. Niède Guidon

Os Acadêmicos do Bloco VI, do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Rio Marataoan, município de Barras – PI, acompanhados dos Professores: Rondiney Nunes, Kennedy José e Ana Leal, participaram de viagem acadêmica a São Raimundo Nonato, nos dias 13 a 14 de Setembro, precisamente no polo turístico Parque Nacional Serra da Capivara. Estudos na área e palestra com Niède Guidon estavam no roteiro.



Acadêmicos de Geografia em visita à Fundação Museu Homem Americano – FUMDHAM, em São Raimundo Nonato

“Após realizarem estudos no Parque Nacional Serra da Capivara , os estudantes participaram de uma palestra ministrada pela arqueóloga Dra. Niède Guidon, no último domingo, 14, no auditório do Museu do Homem Americano, onde a pesquisadora destacou as dificuldades e os avanças na região de São Raimundo Nonato que abrange vários municípios circunvizinhos”, explicou o docente Kennedy José.
O docente ainda comenta sobre os estudos e palestra ministrada pela arqueóloga. “Os achados arqueológicos de Guidon levam a crer que o povoamento do continente americano se deu muito antes do que se acredita de ordinário. Enquanto a teoria mais comumente aceita do povoamento das Américas postula que os primeiros humanos chegaram ao continente há 15.000 anos, alguns dos sítios arqueológicos que Guidon e sua equipe encontraram contém artefatos que datam de 45.000 anos atrás”.


Palestra com a arqueóloga Dra. Niède Guidon

O acadêmico Euclides Passos pontua a importância da visita técnico-científica ao Parque Nacional Serra da Capivara. “Identificar as transformações socioambientais da área de estudo através da observação da paisagem e de situações práticas para a construção do próprio conhecimento são fundamentais para o nosso engrandecimento como acadêmico e a palestra com a Dra. Niède enriqueceu ainda mais nossa pesquisa”.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Representantes do PARFOR e NEAD vão a Brasília para encontro nacional referente a formação docente

Os professores Raimundo Dutra (Coordenador Geral do PARFOR), Elizabeth Mary Baptista (Coordenadora Adjunta do PARFOR) e Naira Lopes (Diretora Adjunta do NEAD), representaram a Universidade Estadual do Piauí -UESPI em Brasília durante o I Encontro Nacional dos Fóruns Estaduais Permanentes de apoio à Formação Docente – FORPROF/FEPAD, nos dias 15 e 16 de setembro.
Segundo a organização do evento, dentre os objetivos estavam o de socializar experiências exitosas, conhecer a estrutura e o funcionamento dos fóruns, analisar e discutir os processos de oferta de cursos pelo Sistema da UAB, dentre outros.

Profa. Elizabeth Mary (PARFOR), Prof. Raimundo Dutra (PARFOR) e Profa. Naira Lopes (NEAD)

Raimundo Dutra destacou que durante o encontro foram apresentados os dados do censo escolar e, ao fim, divulgada a Carta de Brasília, com propostas para a Secretaria da Educação Básica e o Fórum Nacional que está sendo elaborado pelos representantes estaduais.

O evento aconteceu no auditório Anísio Teixeira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com apresentações de painéis temáticos, onde os representantes estaduais expuseram seus resultados.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

UESPI oferece Teste de Inglês TOEFL: gratuito para estudantes da IES

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) já começou a realizar as provas do teste de proeficiência em língua inglesa, Test of English as Foreign Language – TOEFL, um dos testes de Língua Inglesa mais respeitados no mundo. As próximas provas ocorrem neste sábado e domingo, 20 e 21 de setembro.
As provas ocorrem pela manhã e pela tarde, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O exame é realizado pelo MasterTest e visa analisar o nível de Inglês de alunos, além de servir também de qualificação para discentes que pretendem concorrer ao programa Ciência Sem Fronteiras.
A coordenadora do curso de Letras Inglês da UESPI, Socorro Baptista, chama a atenção para a importância do teste aplicado na UESPI. “O TOEFL é um exame muito caro e que nenhum instituto e curso de línguas de Teresina aplica, portanto, os alunos da Universidade devem aproveitar, pois além de servir como qualificação para o ingresso no Ciência Sem Fronteiras, cursos de Mestrado e Doutorado, a UESPI oferecerá o exame de forma gratuita. O teste é importante também para sabermos como está o conhecimento de Inglês dos nossos alunos”, afirmou.
O TOEFL será realizado até novembro de 2014 e quem deseja se inscrever ainda há vagas. As inscrições podem ser efetuadas através do site e são gratuitas para estudantes UESPI: http://isf.mec.gov.br/.


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PARFOR/UESPI lança projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”

O Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI lançou nesta terça-feira (09/09) o projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino” no auditório do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD). Com a iniciativa, o programa busca incentivar os alunos do Parfor/UESPI, que são professores da Educação Básica, a inserir o teatro no ambiente escolar.
Na cerimônia de lançamento o reitor Prof. Dr. Nouga Cardoso falou da inserção da universidade em projetos como este. “O nosso desejo é que a universidade possa estar sempre inserida em projetos como o ‘Abrindo as Cortinas’ para que assim possamos estar cada vez mais próximos da sociedade”, afirmou.


Mesa diretora

Estiveram presentes no evento o Coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra, a pró-reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma Nascimento, a diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Profa. Dra. Margareth Torres, a coordenadora adjunta do PARFOR, Profa. Dra. Elizabeth Baptista e a Professora Aurenice Monte.

O objetivo do “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino” é proporcionar aos alunos estratégias formativas para o uso de novas metodologias de ensino, reconhecendo o teatro como uma das linguagens abordadas no processo de ensino aprendizagem. “Esse projeto é uma junção de desejos e essas oficinas serão documentadas para serem distribuídas nas secretarias de educação para que outros professores também tenham contato com essa experiência”, afirmou o coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra.

Bid Lima em esquete de apresentação do projeto

As oficinas ocorrerão em quatro municípios; Parnaíba, Valença, União e Barras e serão ministradas pela atriz e arte-educadora Bid Lima. “A metodologia utilizada será a do teatro envolvendo os alunos do PARFOR de forma que estes possam executar o que for aprendido aqui com seus alunos em sala de aula”, explicou Bid Lima. No lançamento a atriz e coordenadora do “Abrindo as cortinas” fez uma breve apresentação para mostrar um pouco do que ocorrerá nas oficinas.

Público do evento

O projeto será executado nas cidades de Parnaíba, entre os dias 18 e 20 de Setembro, Valença do Piauí, de 16 a 18 de outubro, União, de 23 a 25 de outubro e Barras, de 30 de outubro a 1º de novembro e as inscrições serão realizadas nas Coordenações Locais do Parfor do respectivo campus/núcleo da Universidade Estadual do Piauí nas seguintes datas:

Parnaíba: 11 a 17 de setembro;
Valença do Piauí: 06 a 13 de outubro
União: 13 a 20 de outubro
Barras: 20 a 27 de outubro

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Fonte: UESPI

terça-feira, 16 de setembro de 2014

NEAD/UESPI LANÇA MAIS DE OITO MIL VAGAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PIAUÍ



A Universidade Estadual do Piauí através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UESPI) lança 8.228 vagas divididas em Graduação e Pós-Graduação (lato sensu).

O lançamento dos editais foi feito pelo Magnífico Reitor, Professor Doutor Nouga Cardoso Batista, a Vice-Reitora da UESPI, Professora Doutora Bárbara Olímpia, a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Professora Doutora Ailma do Nascimento Silva, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor Doutor Geraldo da Luz Júnior e a Diretota Geral do NEAD/UESPI, Professora Doutora Margareth Torres de Alencar Costa. O evento aconteceu no auditório do NEAD.

Estavam presentes na mesa de honra além das autoridades acima, a Diretora Adjunta do NEAD/UESPI, Professora Naira Lopes Moura, a Supervisora de Ensino Superior e Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Piauí, Professora Eliana Mendonça, a Diretora Executiva da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão, Maria Dóris Carvalho de Amorim Mota, Coordenador da Universidade Aberta da Universidade Federal do Piauí, Professor Gildásio Guedes Fernandes e o Presidente da Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Antônio Leal.

Ao todo, foram lançados editais para Vestibular, Pós-Graduação, Tutor Presencial e a Distância, além de cadastro de reserva. As vagas estão distribuídas em 31 polos de apoio presencial.


Fonte: siteead.uespi

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Niède Guidon ganha prêmio de R$300 mil e destina verba para aeroporto

A arqueóloga Niède Guidon recebeu R$ 300 mil do prêmio da Fundação Conrado Wessel em São Paulo, pelos serviços sociais prestados no Piauí, e anunciou que irá destinar R$ 100 mil para as obras do aeroporto de São Raimundo Nonato. Ela foi escolhida em uma lista com mais de 400 brasileiros que se destacaram em suas áreas.

Segundo a arqueóloga, as obras são urgentes para que o local seja homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

"Eu estou pagando as obras que tinham que ser feitas pelo Governo. Fizemos toda a conexão de postes, luminárias, tudo agora está ligado a rede pública e estamos esperando só a ANEEL para fazer a ligação. Fizemos o sistema de drenagem e estamos fazendo todas as cercas”, revelou a arqueóloga.
Niéde acrescenta que até o momento foram gastos R$ 80 mil somente com material para as obras e que a despesa irá ultrapassar os R$ 100 mil, já que cerca de 30 pessoas trabalham neste momento no local. Guidon, que é presidente da Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano), recebeu a premiação por suas pesquisas sobre a ocupação humana na região do Parque Nacional da Serra da Capivara. Cada ganhador, divididos em três categorias, recebeu R$ 300 mil. 
Verba para liberação
Segundo Niède Guidón, existe uma verba destinada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a construção do Museu da Natureza em Coronel José Dias, mas é necessário que o acesso ao local possua um aeroporto público para a liberação da verba. O aeródromo de São Raimundo Nonato é homologado como particular e obras estruturantes são necessárias para que a homologação seja autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Governo
Procurada pelo Cidadeverde.com, a Superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Piauí, Cristina Castelo Branco, admite que algumas despesas estão sendo custeadas por Niéde, e explica ainda que elas realmente não estavam no projeto a ser executado com verbas federais. Mas segundo ela, a arqueóloga foi quem se prontificou a assumir a despesa, que seria feita pelo governo estadual, por conta da urgência pela homologação do aeródromo como público. 
“A obras assumidas por ela realmente não estão no projeto que envolve verbas federais e seriam assumidas pelo Governo estadual, mas a Fundham depende dessa homologação pelo interesse de que uma verba seja liberada para a construção do Museu. Precisava de urgência. O nosso processo exige edital de licitação, e isso demanda tempo para que tudo aconteça dentro da lei . Ela não podia esperar esse tempo, por isso ela se dispunha a assumir os gastos”, explicou a superintendente. 

Cristina explica também que uma representante da Fundham procurou a Seinfra e esteve em reunião com a secretaria de planejamento e com a secretaria de desenvolvimento para oferecer a saída. “Nós teríamos que cumprir o que a legislação nos obriga. Em nenhum momento o Governo procurou a Fundham para que as obras fossem concluídas e é importante que isso fique claro. Fomos procurados pela doutora que colocou como condicionante para a liberação dos recursos essa homologação do aeroporto. Precisaríamos passar por esse processo e não teríamos como fazer de outra forma, cientes disso a Fundham se propôs a custear. Chegamos a contratar a empresa que procederia com essa homologação e essa empresa apontou as obras necessárias. Precisaríamos de tempo e eles não podiam esperar", completou Cristina Castelo Branco.
Em novembro de 2013, o Governo do Estado chegou a anunciar que as obras do aeroporto seriam entregues em abril, mas até o momento não há uma data definida para a entrega da construção que já se estende há cerca de dez anos e três governos. A arqueóloga conclui informando que em poucas semanas o local deve ser vistoriado para que aconteça a homologação. 
“Eu realmente não sei mais o que dizer. Eu acho que foi muito errado acreditar que as coisas dariam certo aqui no Piauí e no Brasil, mas já que estamos aqui temos que ir até o final”, concluiu Niède Guidon.

Fonte: cidadeverde

domingo, 14 de setembro de 2014

Código de conduta Anonymous para manifestação pública



O vídeo a seguir foi criado com a intenção de preparar o Anonymous para o esforço de engajar-se na sua primeira manifestação pública e também irá prover uma reciclagem se você já tem experiência nessa modalidade de petição no moderno contexto social ocidental de transmitir a mensagem para o público mantendo o foco no assunto Anonymous redigiu vinte e duas regras que o Anonymous pode seguir garantindo uma vitória épica e evitando derrotas em sua trajetória.
Regra #0 - 1 e 2 da internet ainda se aplicam mas os seus inimigos não entram nessa disjunção.
Os seus memes não são, nessa conjuntura, algo que o mundo real pode apreciar. Embora entre a irmandade Anonymous uma linguagem memética seja aceitável, use-a pouco, foque-se no objetivo e seja discreto. 
Regra #1: Fique calmo 
Regra #2: Fique calmo, especialmente quando provocado. Você é um embaixador do Anonymous. Embora indivíduos tentando atrapalhar a sua manifestação possam dar nos nervos, você não deve perder a paciência. Fazer isso só iria prejudicar o protesto e manchar a reputação do Anonymous. 
Regra #3: Cumpra com as ordens dos oficiais da lei, acima de tudo. Agir de outra maneira é prejudicial para a manifestação bem como poderá comprometer a sua performance como um ser humano. Não requeira identificação dos oficiais até que você seja tratado de uma maneira muito abusiva, fazer isso iria enfurecer os oficiais. 
Regra #4: Notifique os oficiais da cidade. Muitas jurisdições ou têm regras sobre protestos públicos ou preferem ser notificadas de que eles estão ocorrendo. Conheça as regras da sua jurisdição e cumpra-as. 
Regra #5: Sempre fique na rua à frente do objeto do seu protesto. 
Regra #6: Na ausência de uma rua, encontre alguma outra barreira natural entre você e o alvo do seu protesto. Fazendo isso, irá tornar mais difícil que indivíduos hostis à sua causa venham a molestá-lo. Regra #7: Fique em propriedade pública. Você poderá ser acusado de invasão se não o fizer. 
Regra #8: Sem violência. 
Regra #9: Sem armas. A manifestação é um evento pacífico.Suas armas.Você não precisa delas. 
Regra #10: Sem álcool e não beba antes de ir. Violar essa regra pode facilmente ocasionar a violação das regras 1 e 2. 
Regra #11: Sem grafites, destruição ou vandalismo. 
Regra #12: Se você quer fazer algo estúpido, escolha outro dia. Isto é auto-explicativo. Violar essas regras durante o protesto irá manchar a reputação do Anonymous, prejudicar a manifestação em si e deixar você vulnerável à advertências e repressão legal. 
Regra #13: Anonymous é legião. Nunca esteja só. Isolamento durante um protesto marca você como um alvo para manipuladores que queiram provocar uma reação enfurecida entre você e outros hostis.Tendo em mente estes princípios... 
Regra #14: Organize-se em esquadrões de 10 a 15 pessoas. Regra #15: Um ou dois megafones por esquadrão. O megafone é últil para manter a coesão geral da manifestação e espalhar a sua mensagem. Por outro lado, muitos desses irão confundir o público e tornar a sua audição prejudicada. 
Regra #16: Conheça o código de vestimenta. Formulando um código flexível porém racional de vestimenta irá ajudá-lo a manter a coesão e inclinará o público a levá-lo a sério. 
Regra #17: Cubra a sua face. Isso irá evitar a sua identificação por vídeos feitos por hostis, outros manifestantes ou seguranças. Use capuzes, chapéus e óculos de sol. Máscaras não são necessárias, e usá-las no contexto de uma manifestação pública é proibido em algumas jurisdições. 
Regra #18: Leve água. 
Regra #19: Calce bons sapatos. Seguindo esta regra irá assegurar o seu conforto durante a manifestação. Tenha em mente que essas manifestações podem ter longa duração. 
Regra #20: Faixas, fliers e frases. Tenha-os prontos. Certifique-se de que as faixas são grandes o bastante para serem lidas. Certifique-se também de que o texto nas suas faixas e as suas frases são pertinentes ao alvo do protesto. 
Regra #21: Prepare fliers legíveis, descomplicados e acurados para passar àqueles que desejam saber mais a respeito das motivações por trás das suas ações. 
Regra #22: Documente a manifestação. Vídeos e fotos do evento podem ser usados para corroborar a sua versão da história caso as forças legais se envolvam. Posteriormente, postando imagens e vídeos das suas ações heróicas por toda a internet atrairá o sucesso e exortará outros Anonymous a seguirem o seu glorioso exemplo. 
Nós somos Anonymous. Nós não esquecemos. Nós não perdoamos. Esperem por nós.
Fonte:.anonymousbr4sil

sábado, 13 de setembro de 2014

Seduc vai realizar novas revisões para o Enem

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) inicia mais uma série de revisões para alunos da rede pública que estão inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O secretário Alano Dourado, em entrevista ao Notícia da Manhã nesta sexta-feira (12), disse que mais revisões estão programadas e os alunos podem consultar o calendário pela internet. 


Alano Dourado explicou que a Seduc está realizando duas modalidades de revisões: uma em parceria com professores da rede privada com participação dos alunos da rede pública garantida pelo Estado e os “noturnões”, que devem iniciar ainda este mês. 
A última revisão foi realizada no dia 07 de setembro, teve a participação de 2.500 alunos da rede pública de ensino, além de alunos da rede privada e de outros estados. “O evento também foi transmitido via satélite para 49 cidades em todo o Piauí, através do programa Mais Saber”. O calendário das revisões está disponível no site da Seduc
O secretário voltou a esclarecer sobre a medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado que impediu a compre de livros didáticos para o ENEM no valor de R$ 6 milhões. 


De acordo com ele, as informações repassadas pela Seduc estão sendo analisadas pelo TCE, e não haverá de ter nenhum problema. Livros para o ENEM que será realizado em dois meses. Ele explicou como foi feita a compra e afirma que fa quantidade de 100 mil exemplares adquirida é inferior ao necessário. "Os livros não serão doados ao alunos, e sim, repassados em regime de comodato, quando terão que ser devolvidos para serem repassados a outros alunos".
Fonte: cidadeverde

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

W.Dias agora terá de passar o resto da campanha se explicando para o eleitor

WELLINGTON VAI PASSAR A CAMPANHA SE EXPLICANDO
Por essa o senador Wellington Dias, candidato do PT ao governo do Estado não esperava. Ele agora vai ficar o tempo todo na defensiva contra os ataques dos seus adversários e, por onde andar, ter que dar explicações ao público sobre esse fato do seu motorista esconder debaixo do tapete do carro 180 mil reais. Ainda que ele não tenha nada a ver com isso, pois não há provas, e ele já negou qualquer ligação, será difícil convencer as pessoas. Para o senador restam duas saídas: continuar se explicando ou sumir, como fez no debate da rádio Pioneira. Dias é um homem inteligente e sabe muito bem que um fato desse, por mais inocente que ele seja (não há provas contra ele), isso causa um desgaste enorme na vida do homem público. Com tantos escândalos envolvendo justamente o seu partido, o PT, esse fato quer queira ou não, infelizmente, arrasta o senador para o olho do furacão e provoca ilações e juízo de valor por parte das pessoas.
MOTORISTA É PARENTE DO SENADOR
O motorista José Martins Araújo pilhado com 180 mil reais de origem desconhecida e preso pela Polícia Federal em Barreiras na Bahia, é parente do senador José Wellington Barroso Araujo Dias(P/PI). José Martins tem uma irmã de nome Ticana que foi candidata a prefeita de São José do Peixe e perdeu para o peemedebista Valdemar Rodrigues que, por ironia, agora apoia Wellington por não concordar com a decisão do governador Zé Filho que se lançou candidato tirando Marcelo Castro(PMDB) do páreo.
NEPOTISMO
Adversários do senador questionam se a nomeação de José Martins Araujo para o gabinete do senador José Wellington Barroso Araujo Dias caracteriza nepotismo. Seguramente não. Trata-se de parente de 3º grau, além do que, há uma Decreto da Mesa do Senado que trata do assunto.
HISTÓRIA ANTIGA
Como escreveu o jornalista Claudio Humberto, Vem de longe essa história de dinheiro sujo rodando o país com políticos ou pessoas ligadas a eles sendo ou não, época de eleição. No ano passado, mesmo não tendo eleição, flagraram o motorista do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves com 100 mil reais debaixo do tapete do carro. Até hoje não foi esclarecida a origem e o dinheiro sumiu.
MALAS E SACOLAS
No auge do mensalão, um deputado federal do DEM, ligado a uma Igreja Evangélica foi flagrado com uma mala cheia de dinheiro no aeroporto de São Paulo. Qualquer coisa em torno de R$ 1 milhão. O dinheiro foi apreendido e o deputado imediatamente expulso do partido.
PROPINA
Quem não lembra do caso emblemático do governador de Brasília, o incorrigível José Roberto Arruda flagrado recebendo propina, dinheiro vivo das mãos de um corruptor?. Após a revelação, o DEM o expulsou. Aliá, faça se justiça , o DEM é o único partido que expulsa corrupto flagrado ou comprovado em atos de corrupção.
COMPRA DE VOTOS
O uso de dinheiro na compra de votos no Brasil tem provocado a cassação de governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores. Isso acontece de norte a sul, de leste a oeste.
GOVERNADOR
Só para citar um caso marcante de governador cassado por compra de votos é de Cássio Cunha Lima(PSDB/PB). No seu comitê em João Pessoa, a Polícia Federal flagrou na eleição de 2006, maços em maços de dinheiro. Eram tantas notas de 100 e de 50 que foram jogadas pela janela do prédio e o povo em baixo, na rua, tentando pegar. Na época, a revista Veja mostrou as fotos e imagens.
SENADOR
No Amapá, em 2007, a Justiça Eleitoral cassou os mandataos do senador João Capiberibe e de sua mulher deputada federal Janete Capiberibe. Os dois foram acusados pelo Ministério Público de compra de votos. O valor, R$ 26. Isso mesmo, vinte e seis reais, 13 de cada. Como se vê, não importa o valor. O que pesa é a natureza do crime.
AQUI NO PIAUÍ
No Estado do Piauí, inclusive na capital, já foram cassados dezenas de prefeitos e vereadores acusados de compra de votos. Alguns conseguem reverter a decisão local na instância superior. Outros não e acabam virando Ficha Suja.
TEM QUE PROVAR
Tem razão o que disse a presidente do PT do Piauí, Regina Souza, em época de eleição, ocorrem muitas denuncias, mas, tudo tem que ser provado, se não o feitiço vira contra o feiticeiro. Logo, quem acusar o senador, terá que provar.
NOTAS & NÓTULAS
*Contratado pela CNI, o Ibope agora faz pesquisa todo dia para presidente e só vai parar quando colocar Dilma na frente de Marina no 2º turno. Quem viver, verá.
*Pergunta na boca da urna: a prisão do motorista parente do senador Wellington Dias(PT) com 180 mil reais debaixo do tapete pode prejudicar o patrão.
Fonte: 180graus.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Inscrições para o Inglês Sem Fronteiras terminam nesta quinta 11/09

A Universidade Estadual do Piauí- UESPI, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) informa que as inscrições para vagas nos cursos presenciais do programa “Inglês sem Fronteiras” acontecem até o dia 11 de setembro. O curso é pré-requisito para participação no programa “Ciência sem Fronteiras”. Os interessados podem se inscrever pelo sistema on-line.
Para concorrer às vagas, o candidato deve cumprir os requisitos: ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades credenciadas como núcleos de línguas (NucLi); ser estudante participante e ativo no curso My English, on-line, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas; ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.
Para efeito de classificação, terão prioridade: alunos de graduação de cursos das áreas do programa Ciência sem Fronteiras; estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação; estudantes que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso, com maior índice de rendimento acadêmico, conforme parâmetros da própria universidade; bolsistas ou ex-bolsistas do programa “Jovens Talentos para a Ciência”, de qualquer curso de graduação, com vínculo institucional.
O início das aulas acontece no dia 22 de setembro, sendo que os cursos serão realizados pelos núcleos de línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas pelo programa. A carga horária presencial é de quatro aulas de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Os cursos terão a duração mínima de 16 e máxima de 64 horas, conforme a proposta pedagógica de cada NucLi.
Confira o edital:
Para maiores informações, acesse o site:
Assessoria de Comunicação Social -MEC

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

PARFOR/UESPI lança projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”

O Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI lançou nesta terça-feira (09/09) o projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino” no auditório do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD). Com a iniciativa, o programa busca incentivar os alunos do Parfor/UESPI, que são professores da Educação Básica, a inserir o teatro no ambiente escolar.
Na cerimônia de lançamento o reitor Prof. Dr. Nouga Cardoso falou da inserção da universidade em projetos como este. “O nosso desejo é que a universidade possa estar sempre inserida em projetos como o ‘Abrindo as Cortinas’ para que assim possamos estar cada vez mais próximos da sociedade”, afirmou.

Mesa diretora

Estiveram presentes no evento o Coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra, a pró-reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma Nascimento, a diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Profa. Dra. Margareth Torres, a coordenadora adjunta do PARFOR, Profa. Dra. Elizabeth Baptista e a Professora Aurenice Monte.

O objetivo do “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino” é proporcionar aos alunos estratégias formativas para o uso de novas metodologias de ensino, reconhecendo o teatro como uma das linguagens abordadas no processo de ensino aprendizagem. “Esse projeto é uma junção de desejos e essas oficinas serão documentadas para serem distribuídas nas secretarias de educação para que outros professores também tenham contato com essa experiência”, afirmou o coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra.

Bid Lima em esquete de apresentação do projeto

As oficinas ocorrerão em quatro municípios; Parnaíba, Valença, União e Barras e serão ministradas pela atriz e arte-educadora Bid Lima. “A metodologia utilizada será a do teatro envolvendo os alunos do PARFOR de forma que estes possam executar o que for aprendido aqui com seus alunos em sala de aula”, explicou Bid Lima. No lançamento a atriz e coordenadora do “Abrindo as cortinas” fez uma breve apresentação para mostrar um pouco do que ocorrerá nas oficinas.

Público do evento

O projeto será executado nas cidades de Parnaíba, entre os dias 18 e 20 de Setembro, Valença do Piauí, de 16 a 18 de outubro, União, de 23 a 25 de outubro e Barras, de 30 de outubro a 1º de novembro e as inscrições serão realizadas nas Coordenações Locais do Parfor do respectivo campus/núcleo da Universidade Estadual do Piauí nas seguintes datas:

Parnaíba: 11 a 17 de setembro;
Valença do Piauí: 06 a 13 de outubro
União: 13 a 20 de outubro
Barras: 20 a 27 de outubro

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

XV Semana de Biologia da UESPI e II Simpósio Regional de Diversidade Biológica: de 08 a 12/09

A XV Semana de Biologia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e o II Simpósio Regional de Diversidade Biológica acontecem simultaneamente de 08 a 12 de setembro, no auditório central do Campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, em Teresina. O evento traz como tema: “Do Início de uma vida ao equilíbrio de todas”.


A semana é destinada a estudantes e profissionais da área de biologia. Entre os objetivos está a discussão sobre os 35 anos da regulamentação da profissão do biólogo no Brasil e a importância deste profissional para o equilíbrio de todas as formas de vida no planeta. O evento conta com palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, concurso de fotografia e atividades culturais e tem organização das professoras Dra. Márcia Percília Moura Parente e Dra. Francielle Aline Martins.
“Será um momento ímpar para os alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas, pois permite uma maior integração entre Campus que ofertam o curso de Biologia e outras IES no Estado do Piauí e Maranhão. Será uma oportunidade de entrar em contato não só com renomados pesquisadores em diversas áreas da Biologia, bem como com trabalhos de pesquisas desenvolvidas pelos mesmos”, disse a Professora Dra. Márcia Percília, Coordenadora de Biologia do Campus Torquato Neto.
As inscrições podem acontecer on-line, no seguinte link: http://xvsembio.wix.com/xvsembio#!inscricao/cjg9, e presencialmente na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da UESPI (Torquato Neto), de 08:00 às 12:00, até o dia 10/09. A documentação necessária é: Declaração comprovando condição escolar ou Comprovante de Matrícula, além de Comprovante de depósito bancário. Os minicursos estão com as inscrições esgotadas.
Para conferir a programação do evento e maiores informações, acesse o site:

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Bancos usam gerador de neblina para evitar explosões de caixas eletrônicos

As bombas de tinta que mancham as cédulas não foram suficientes para parar os criminosos que continuam explodindo caixas eletrônicos Brasil afora. Vigilância por câmeras e alarmes também não intimidam a bandidagem. Mas uma nova solução já implantada em 600 agências do país promete, com um conceito simples, garantir a segurança dos bancos contra esse tipo de ataque.
A solução integra softwares inteligentes, sensores e um gerador de neblina, que é automaticamente ativado quando o ambiente do caixa eletrônico é atacado. E você pode se perguntar: neblina? Para combater a bandidagem?
Pois é, trata-se de uma névoa artificial que atinge a visão e a audição do ladrão gerando completa desorientação. Antes mesmo de chegar ao ponto de explodir o caixa, uma neblina bastante densa toma conta do ambiente em questão de segundos. Dá só uma olhada. Quer dizer, realmente não dá para ver nada. Segundo a empresa que desenvolveu o sistema, a composição química da neblina não é prejudicial à saúde e totalmente inofensiva aos seres humanos.
Além de não causar qualquer irritação na pele ou nos olhos, a neblina não danifica qualquer tipo de material ou equipamento presente no local.
O disparo da neblina, que sai em forma de jato a uma temperatura aproximada de 200 graus Celsius, pode ser controlado manualmente à distância através da web. O software desenvolvido em conjunto com o disparador pode ser acionado por um tablet, PC ou até smartphone. Mas o interessante é o grande número de possíveis sensores que podem ser integrados ao sistema para definir o momento do disparo.
Se a neblina preenche o ambiente em poucos segundos, a dispersão da fumaça é bastante lenta, podendo ultrapassar os 30 minutos. Se necessário, o sistema reconhece a densidade de neblina na sala e efetua novas descargas automaticamente quantas vezes forem necessárias – ou melhor, enquanto o sistema de alarme não tiver sido desativado. Ou seja, tempo mais que suficiente para que forças policiais cheguem ao local.
E aí, o que você acha da solução? Será que resolve? Será que finalmente os bancos vão conseguir impedir as inúmeras explosões em caixas eletrônicos em todo o país? Acesse olhardigital.com.br e compartilhe sua opinião.
Fonte: Olhardigital.com

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Conheça os fatores que influenciam a velocidade da internet

Ainda que timidamente, a banda larga de alta velocidade começa a aparecer nas grande cidades do Brasil. Em uma reportagem recente, mostramos os três pacotes mais rápidos oferecidos no país. Três empresas disponibilizam a chamada internet “ultrarrápida”, que pode chegar a 500 megabits por segundo de velocidade.
Antes de comentar novamente o preço desses serviços, vale um alerta muito importante. Mesmo que você pague o alto valor que esses planos pedem, pode ser que eles não acabem totalmente com a lentidão na hora de acessar sites específicos. Veja por que:
Distância
O primeiro fator que pode influenciar na velocidade de um serviço de banda larga é a distância entre o usuário e o conteúdo acessado. Isso se explica pelo simples fato de a internet funcionar através de protocolos com uma “garantia de entrega”.
E se você, por exemplo, acessar um conteúdo que estiver em um servidor do outro lado do mundo, a distância provavelmente vai tornar essa comunicação mais lenta.
Cientes da limitação, alguns sites, em vez de usar um canal único para se comunicar com o internauta, utilizam vários canais simultaneamente. Mais do que isso, grandes provedores de conteúdo e serviços online também já trouxeram seus arquivos para servidores aqui no Brasil através de redes compartilhadas. As CDN’s funcionam como uma espécie de GPS e mostram o melhor caminho para as informações chegarem mais rápido até o usuário.
O backbone da operadora 
A segunda razão pela qual uma internet superrápida pode ficar lenta é a própria infraestrutura e capacidade da operadora que oferece o serviço. Pense numa malha de trilhos de trem: uma rede é composta de vários circuitos nos quais os trechos de comunicação vão se interligando uns aos outros.
Quando o usuário contrata seu serviço de banda larga, a capacidade adquirida se refere sempre à rede da operadora.
Isso acontece porque as operadoras preparam suas infraestruturas a partir de um modelo estatístico, levando em conta que cada grupo de clientes se conecta à rede em horários distintos. Em situações de pico, nos quais muita gente se conecta ao mesmo tempo, o que normalmente acontece é uma queda momentânea da velocidade de conexão – seja qual for a velocidade da banda larga contratada.]
Limitações do servidor 
O terceiro gargalo que limita a velocidade de conexão está relacionado ao próprio servidor de conteúdo.
Ou seja, se a sua velocidade de internet contratada for maior do que o limite do servidor, a conexão será estrangulada e ficará mais lenta. Interessante é que, além de trazer seus conteúdos para o Brasil, os grandes players da internet como Google e Facebook - para citar dois exemplos - já trabalham com servidores especiais para garantir o acesso em velocidade acima dos 100 megabits por segundo.
Tendo em vista todas essas limitações, será que vale a pena contratar um serviço de internet ultra rápida?! Ainda que os gargalos existam, a primeira vantagem é o fato de poder aproveitar vários serviços de conexões ou downloads simultaneamente. Tem também, é claro, a questão do preço. Ainda custa caro e a fibra óptica, necessária para serviços desse porte, ainda chega a pouquíssimos lugares no país.
Nossa sugestão é que você avalie e faça uma relação custo benefício. Preste atenção em quantos equipamentos você conecta ao mesmo tempo. Faça as contas. Aliás, no olhardigital.com.br, junto ao texto desta matéria, você encontra um link de outra reportagem que testamos e avaliamos o desempenho (e até preços) dos três serviços mais rápidos disponíveis para usuários domésticos e corporativos. Um item para nunca ser esquecido: o seu roteador. De nada adianta ter uma banda larga super rápida, se o seu roteador não dá conta. Acesse, confira e compartilhe suas opiniões.
Fonte: Olhardigital.com

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

07 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Os munícipes de Canto do Buriti viveram um momento histórico neste domingo, 07 de setembro de 2014. Os mais velhos reviveram suas lembranças daquele tempo ido. As escolas da cidade e do interior sobe orientação da Secretaria de Educação organizaram os alunos para desfilar em comemoração ao dia da independência do Brasil pelas ruas da cidade.
Todas as escolas participantes se juntaram na Secretaria de Educação. O desfile iniciou aproximadamente às 07:00hs da manhã, e percorreu as ruas Manoel Messias, Casemiro de Abreu, desceram para praça Maninho Barreto, dobraram na rua João dos Santos, contornaram Pela Avenida Getúlio Vargas e pararam em frente a Prefeitura Municipal na Praça Matriz. As escolas apresentaram vários temas.


A Unidade Escolar Tia Maria Nunes apresentou o tema: A criação do mundo.


A Unidade Escolar Joaozinho Barbosa de Miranda apresentou o tema: A 1ª missa celebrada no Brasil.

A Unidade Escolar Professora Helena Martins apresentou o tema: 07 de setembro, dia da independência do Brasil. 


A Escola Sagrado Coração de Jesus apresentou o tema: Capoeira. 


A Unidade Escolar Francisco Conrado de Miranda apresentou o tema: Cultura do nordeste e cultura do tabuleiro.
  

Fizeram uma homenagem ao aluno Junior.

  
A Unidade Escolar Raimundo Félix apresentou o tema: As estações do ano.


A Unidade Escolar Galdino J da Costa apresentou o tema: As profissões.


A Unidade Escolar Santa Luz apresentou o tema: Os índios, costumes e hábitos indígenas.



A Unidade Escolar Santa Clara apresentou o tema: Agricultura: Semear para colher.


A Unidade Escolar Padre Fridolino apresentou o tema: Riquezas de Canto do Buriti.


A Unidade Escolar Antonino Freire apresentou o tema: Nosso passado. Nossa História.


A Unidade Escolar Creche São José apresentou o tema: Cultura Infantil.

O professor: Nerval discursou sobre a importância deste evento e sobre a história da independência do Brasil e do Piauí. Pediu desculpas ao Padre Vespasiano de Carvalho Rosa e aos fiéis presentes na missa de domingo pelo contra tempo, por atrapalhar a celebração da missa.


 Em seguida o Prefeito Marcos Nunes Chaves falou da importância que este evento tem para o povo de Canto do Buriti. E agradeceu a presença de todos.



            O prefeito Marcos Nunes Chaves, a 1ª dama Regiane estiaram as bandeiras do Piauí, Nacional e Municipal respectivamente no sentido anti-horário.


Fonte: ICB