sábado, 20 de setembro de 2014

Acadêmicos da UESPI/Barras participam de palestra com a arqueóloga Dra. Niède Guidon

Os Acadêmicos do Bloco VI, do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Rio Marataoan, município de Barras – PI, acompanhados dos Professores: Rondiney Nunes, Kennedy José e Ana Leal, participaram de viagem acadêmica a São Raimundo Nonato, nos dias 13 a 14 de Setembro, precisamente no polo turístico Parque Nacional Serra da Capivara. Estudos na área e palestra com Niède Guidon estavam no roteiro.



Acadêmicos de Geografia em visita à Fundação Museu Homem Americano – FUMDHAM, em São Raimundo Nonato

“Após realizarem estudos no Parque Nacional Serra da Capivara , os estudantes participaram de uma palestra ministrada pela arqueóloga Dra. Niède Guidon, no último domingo, 14, no auditório do Museu do Homem Americano, onde a pesquisadora destacou as dificuldades e os avanças na região de São Raimundo Nonato que abrange vários municípios circunvizinhos”, explicou o docente Kennedy José.
O docente ainda comenta sobre os estudos e palestra ministrada pela arqueóloga. “Os achados arqueológicos de Guidon levam a crer que o povoamento do continente americano se deu muito antes do que se acredita de ordinário. Enquanto a teoria mais comumente aceita do povoamento das Américas postula que os primeiros humanos chegaram ao continente há 15.000 anos, alguns dos sítios arqueológicos que Guidon e sua equipe encontraram contém artefatos que datam de 45.000 anos atrás”.


Palestra com a arqueóloga Dra. Niède Guidon

O acadêmico Euclides Passos pontua a importância da visita técnico-científica ao Parque Nacional Serra da Capivara. “Identificar as transformações socioambientais da área de estudo através da observação da paisagem e de situações práticas para a construção do próprio conhecimento são fundamentais para o nosso engrandecimento como acadêmico e a palestra com a Dra. Niède enriqueceu ainda mais nossa pesquisa”.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: