Recebidos pela Vice-reitora, Bárbara Melo e servidores da UESPI, a reunião contou com a presença de representantes da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e outros profissionais interessados. O projeto visa realizar o levantamento e identificação de cães e gatos residentes em todas as Unidades de Ensino da UESPI para esterilização cirúrgica e posterior campanha de adoção, contando também com palestras para a comunidade universitária acerca da convivência ética com os animais residentes nos Campi.
A Vice-reitora, Profa. Dra. Bárbara Melo media a reunião
Segundo a Dra. Roseli Pizzigatti Klein, a origem desses animais, principalmente cães e gatos, inicia-se pelo abandono, o que gera uma superpopulação pelo nascimento descontrolado de filhotes. “Diante do grande número de animais residentes nos campi, é necessária e urgente criação de um Programa Permanente sobre a Convivência Ética entre a Comunidade Universitária e os cães e gatos residentes nas unidades universitárias”, explica.
“Muitos animais têm problemas de saúde, são abandonados, sofrem maus tratos e nós precisamos fazer trabalhos de conscientização da população para que isso seja evitado e tratado. A OAB tem uma Comissão do Meio Ambiente que já possui um núcleo voltado para a defesa dos direitos dos animais, já que as denúncias crescem a cada dia e as pessoas não sabem como denunciar. A UESPI é pioneira em projetos para castração de animais, precisamos de mais parceiros”, explica a advogada Juliana Castelo Branco, da OAB e professora da UFPI.
Reunião na UESPI: representantes da OAB, APIPA, CRMV e outras organizações.
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Nenhum comentário:
Postar um comentário