domingo, 30 de novembro de 2014

Grupo de Pesquisa da UESPI desenvolve aplicativo para a TV Clube

A start-up iAware Labs, coordenada pelo Prof. Dr José Bringel Filho, docente da UESPI, foi responsável pela criação do aplicativo “VC no PITV”, em parceria com a TV Clube. O aplicativo tem a finalidade de ser um canal de comunicação mais direto e simples entre as queixas da população e a produção jornalística da emissora.
Através dele, vídeos, imagens e mensagens poderão ser enviados diretamente para a direção jornalística da TV, fazendo com que a população tenha uma participação mais ativa. “Procuramos a TV Clube para construir uma parceria e divulgar o ‘De Olho na Cidade’, e a emissora nos propôs a criação de um aplicativo próprio nos mesmos moldes, então fizemos adaptações, evoluímos a plataforma e em 4 meses ele foi feito”, relata Bringel Filho.
Para o diretor de jornalismo, Paulo Fernandes, da TV Clube, o uso de smartphones e tablets irá assumir o lugar dos computadores de mesa num curto espaço de tempo, por isso esta atenção a estas novas plataformas. “O número de celulares no Brasil já ultrapassa o número de habitantes, e a plataforma Android é usada por 85% dos smartphones do mundo, por isso resolvemos criar esse canal de comunicação. Ontem (25) completamos uma semana de funcionamento e já temos 2 mil downloads e uma grande quantidade de participações”, ressalta o produtor.
Ainda de acordo com o professor Bringel, o aplicativo teve uma boa recepção, recebendo dezenas de avaliações na Google Play Store, loja virtual da plataforma Android. “Nós pudemos ver que não só as prefeituras poderiam se interessar por um aplicativo desse tipo, mas também outras instituições”, pontuou o professor. Os investimentos conseguidos através das parcerias acabam sendo reinvestidas nos projetos do grupo Opala e na melhoria da infraestrutura dos laboratórios, como o Lagoas Digitais, localizado na zona norte de Teresina.
O grupo Opala é um grupo de pesquisa do curso de computação da UESPI, responsável de fato pela construção do aplicativo. Para realização do contrato comercial, no entanto, foi necessário uma spin off, que é basicamente a criação de uma nova empresa nascida de um serviço construído dentro de uma universidade, a iAware Labs, que representa comercialmente o “De Olho Na Cidade” e os demais aplicativos que tem saído dentro do grupo.


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: