A criança desde muito pequena, aprende a reconhecer com facilidade nome de pessoas, animais, objeto de seu ambiente familiar, isto é, reconhece substantivos. Um procedimento natural será o de iniciar o processo da leitura com estes substantivos envolvidos em ideias conhecidas, significativas, permitindo sua exploração através dos sentidos, ver, ouvir, falar, tocar, cheirar e experimentar.
Nos primeiros anos de escolaridade infantil, o professor deve insistir, pelo menos, em dois aspectos, o treino e a formação de hábitos concretos de leitura. Por esse motivo, devemos aproveitar tudo para incentivar a criança ler.
1 – Avisos e ordens, que normalmente são expressas em voz alta, podem ser escritos.
2 – Saudações, reforços, perguntas que podem ser escritas em cartazes ou também no quadro de giz.
3 – A criança identifica tudo o que há na sala de aula. Nomeia-as.
4 – O professor, após identificação, explica que todos estes nomes podem ser escritos e lidos.
5 – Junto às crianças, escreva em fichas o nome das “coisas” que citaram. Exemplo: escreve lentamente a palavra porta. Lê a palavra e diz para as crianças indicando a porta: isto é uma porta. E aqui lemos a palavra porta. Vamos colocar na porta?. Faz o mesmo com outras palavras.
6 – Colocar os nomes das crianças na classe ou no lugar de guardar o material. As crianças “se desenham” e o professor escreve o nome delas e os distribui de maneira que elas já comecem algumas relações como “meu nome começa que nem o da Tatiane”.
7 – Organizar um cantinho de leitura na sala de aula com gravuras e pequenos textos. Estimular para que a criança o frequente, deixando-o manipular o material. O professor lê história no “canto” mostrando a ilustração e permitindo-lhe comentários, perguntas e complementações.
8 – Motivar e criar espaços para a criança narrar fatos do cotidiano e registrar (o professor). Posteriormente o professor lê a “história” da criança.
9 – Dramatizar cenas.
10 – Modelar, recortar ou desenhar os personagens da história.
11 – Visitar a biblioteca.
12 – Escrever o que a criança diz de seus desenhos (estes, inclusive, podem servir como um recurso para a criança ler depois que já domina o mecanismo da leitura, podendo reescrever o que disse).
A criança deve ser motivada a ler. Para que ela não perca o interesse, é preciso variar as estratégias apresentando a leitura de diferentes formas para evitar a memorização.
Estas são apenas algumas sugestões as quais deverão ser desdobradas sob muitas outras formas, o importante é que a criança leia muito, treine o mecanismo da leitura, sem, no entanto, separar o mecanismo da interpretação e compreensão do que se está lendo.
Fonte: Canaldoensino
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