Por Kelly Barros
Gustavo Montgomery Bonfim Castro, Prof. Dr. de Física, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto, teve um artigo científico publicado na Revista internacional Carbon Letters. O artigo é fruto de pesquisa realizada desde 2013 pelo docente durante seu pós-doutorado. O trabalho investigou o depósito de material magnético, como o Cobalto (Co), em cima de filme de grafeno.
O grafeno é a forma cristalina do carbono considerado um excelente condutor de calor e eletricidade. “Esse é um material muito falado hoje em dia, devido ao potencial que tem de revolucionar a indústria eletrônica e uma das questões em torno do grafeno é como torna-lo realmente atrativo, com uso prático no dia-a-dia”, explica o professor.
Segundo Gustavo Castro, este é um trabalho considerado novo e poucas pessoas no mundo estão conseguido fazer este depósito de material magnético sobre a superfície de grafeno. “Nosso trabalho mostra que é possível depositar material magnético na superfície de grafeno, através da eletrodeposição”, afirma. “Então o meu trabalho de pós-doutorado consistiu em desenvolver o equipamento que viabilizaria a fabricação filme fino de cobalto sobre a superfície de grafeno”, acrescenta.
Gustavo Montgomery Bonfim Castro, Prof. Dr. de Física da UESPI |
O docente afirma ainda que as grandes empresas de tecnologia do mundo estão investindo em conhecer melhor as propriedades do grafeno e em fabricar filmes com características melhores. “Há uma expectativa muito grande sobre o grafeno e as empresas de tecnologia que conseguirem dominar a fabricação desse material em alta qualidade vão ter uma vantagem muito grande em relação aos concorrentes”, ressalta.
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário