segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Piauí exporta castanha de caju com selo de qualidade

Cooperativas de Cajucultores conquistam Certificação Comércio Justo e vendem produto para Itália
Teresina - A Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí (Cocajupi) e a cooperativa Chico Mendes, localizada na cidade de Modena, na Itália, realizaram acordo comercial para exportação de castanha de caju. Serão comercializadas 180 caixas do produto por mais de R$ 100 mil. Recentemente, a Cocajupi conquistou a Certificação Comércio Justo, o que possibilitou a negociação com a instituição italiana.
Os requisitos para ingressar no Comércio Justo (Fairtrade) são responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade dos empreendimentos do setor de agronegócio. Entre os benefícios da certificação está o prêmio repassado aos produtores que fazem parte dessa modalidade de comércio.
A empresa certificadora FLO audita as organizações e analisa se os critérios foram cumpridos, para que recebam o certificado de Fairtrade. Essas empresas são acompanhadas por consultores do Sebrae,q ue capacitam, orientam e apoiam os empreendedores.
Esse certificado permite que os agricultores melhorem seu negócio e possam investir também no comércio exterior, tendo novas oportunidades para vender seus produtos, possibilidade de pré-financiamento e preços justos e estáveis.
"Os produtores de caju que fazem parte da Cocajupi não ficaram parados com o problema da estiagem e conseguiram abastecer o mercado nacional e exportar. Já estamos com grandes perspectivas de negócios" afirma a gestora do Projeto de Fruticultura do Sebrae no Piauí, Geórgia
Fonte: Sebraepi.

Nenhum comentário: