domingo, 16 de dezembro de 2012

Venda de gasolina cresce 22% no Piauí em 2012, diz sindicato

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) divulgou nesta semana um comparativo das vendas feitas entre 2011 e 2012, no qual o Piauí registra um dos maiores aumentos de consumo do país. Carros, motos e outros veículos queimaram neste ano 22% a mais de gasolina em relação ao ano passado, segundo maior percentual do país. Quanto ao óleo diesel, o índice chega a 15%.




O Piauí só perde em consumo para o Mato Grosso, que chegou a 24% de aumento na gasolina e os mesmos 15% no diesel, que teve sua maior procura no Acre (40%). A média nacional é de aumento de 12,2% mais gasolina e 6,8% mais óleo diesel vendidos.
O percentual pode ser explicado, em parte, pelo aumento da frota de veículos. Mas o sindicato usou os números para cobrar melhor infraestrutura para o transporte e venda. Segundo Alisio Vaz, presidente do Sindcom, estados que apresentaram alta na procura ficam longe das refinarias e sofrem problemas para receber o produto.
“Em Mato Grosso, houve crescimento de 24%, a 2 mil quilômetros da refinaria mais próxima. Para chegar lá, é preciso ir por estradas. Imagina a pressão sobre a infraestrutura do país [para fazer a gasolina chegar lá]”, disse o sindicalista nesta semana.
O Piauí viveu problemas com a falta de combustíveis em outubro. Foram alegados problemas na linha férrea de São Luís (MA) a Teresina (PI). Mesmo com vários postos com placas de "esgotado" na época, Vaz admite desabastecimento apenas no Acre, apesar de admitir problemas em 10 Estados. “Nos demais estados, faltou em alguns postos, o que é desagradável. Mas o consumidor encontrava em outro posto”, explicou.
De acordo com o Sindicom, as distribuidoras investiram R$ 1 bilhão neste ano para superar as dificuldades de transporte.
O Piauí tem 38 postos associados ao sindicato nacional.
Fonte: cidadeverde. 

Nenhum comentário: