A Seduc vem desenvolvendo trabalhos na área da Engenharia Agronômica via Centro Estadual de Educação Profissional Rural Manoel Otávio (Ceepru), bem como outros tantos centros nos mais diversos municípios. A expectativa é de poder divulgar os resultados de pesquisas para os demais alunos do ensino profissionalizante e com isso despertar o interesse de cerca de 800 estudantes.
O projeto "Eficiência do uso da água em helicônias no Meio-Norte do país", desenvolvido pela professora Poliana Suares, será realizado e coordenado pela Universidade Federal do Piauí, em Teresina, em parceria técnica com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (Seduc) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).
De acordo com Poliana, "o conhecimento da quantidade de água essencial para manter as características da cultura desejáveis no processo produtivo das helicônias - flor tropical de vasto uso, quer em ornamentações e jardins, dentre outros - auxilia na economia desse recurso natural essencial à existência da vida, preservando-o, e assim proporcionando um melhor uso com a engenharia de irrigação, além de incentivo a produção adequada e de qualidade dessas flores ornamentais para a condição climática abordada no projeto".
Nesse sentido, a pesquisa visa acompanhar a quantidade de água usada frequentemente, vistoriando precisamente o armazenamento dos dados pelos equipamentos; coletar os dados climáticos do ambiente no qual a investigação será desenvolvida; divulgar as informações para a população conscientizando o consumo racional da água nessa cultura; estimular estudantes do ensino médio/técnico para ingressar em curso superior na área de engenharia e despertar no aluno de graduação o interesse em áreas específicas da engenharia, bem como pelo universo científico.
A técnica é nova, bem como o ramo da cultura a ser estudada, o que complementará também o conhecimento dos alunos que cursam as disciplinas voltadas para essa área do saber. Os estudantes conhecerão a produção de hastes da helicônia em função das diversas lâminas de água fornecidas durante o seu ciclo de cultivo, visando proporcionar o uso racional da água, de modo a possibilitar a recomendação hídrica para os produtores e profissionais envolvidos no cultivo de flores, contribuindo assim também para o desenvolvimento do agronegócio na floricultura no Estado do Piauí.
Também participam do projeto a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), através do professor Eliezer Santurbano Gervásio; da Seduc, com a colaboração do Engenheiro Agrônomo Silvestre Paulino da Silva e do Ceepru, na pessoa do Engenheiro Agrônomo Clarindo Melo de Araújo Júnior.
Fonte: 180graus.
Seja bem vindo ao Informativo de Canto do Buriti, este espaço é nosso. Foi criado com o objetivo de fornecer informações de qualidade, servir como fonte de pesquisas, divulgar artistas e a cultural local e regional. Participe, envie-nos: Elogios, sugestões, críticas. A sua participação é muito importante!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário