segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Alunos de escola pública do PI fazem filme sobre bullying e anabolizantes

Os alunos da Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro do Piauí (107 Km ao Sul de Teresina), encontraram uma forma interessante de tratar sobre temas importantes como o uso de anabolizantes, a prática do bullying e o uso descuidado das redes sociais. Junto com os monitores de atividades complementares desenvolvidas na instituição, os estudantes do 6º ao 9º ano produziram o filme “Estações - A Primavera Vai Chegar 2” que aborda assuntos discutidos ao longo do ano de 2015 (assista ao trailer no vídeo acima).

Alunos do 6º ao 9º foram protagonistas e figurantes do filme (Foto: Divulgação/Mario Paiva)

“O programa Mais Educação leva para as escolas atividades complementares para contribuir na formação dos alunos. Abordamos com os estudantes sobre vários temas ao longo do ano, então decidimos que seria uma boa ideia juntar esses temas e fazer um filme. O roteiro, filmagens, edição e montagem foram feitos pela equipe pedagógica, não tivemos ajuda de profissionais. Começamos em meados de setembro e terminamos em novembro”, explicou o monitor Mario Paiva, que foi aluno da instituição na época em que a primeira edição do filme foi lançado em 2010.
Ainda de acordo com o monitor, o principal objetivo do filme era conscientizar alunos e a comunidade sobre as consequências de usar anabolizantes, mau uso das redes sociais e a prática de bullying. “Grande parte dos alunos deram o seu melhor, se esforçaram para fazer com que o filme saísse bonito. Tentamos mostrar algo bem objetivo, para que as pessoas entendessem cada mensagem a ser passada. Nós queríamos mostrar que escolas públicas são tão capazes quanto as particulares de fazerem projetos visando o estímulo dos alunos e alertando a comunidade para temas importantes do cotidiano”, declarou.
Para o estudante Augusto Ian, que na época fazia o 9º ano, foi um grande aprendizado fazer parte do elenco do filme, além de ter feito novas amizades. “Foi ótimo participar desse projeto, uma experiência nova onde tive que deixar de lado minha timidez. Fiz novos amigos e tenho certeza que os demais alunos também gostaram. Uma produção como essa é importante para mostrar os problemas que envolvem os adolescentes e mostrar que existem consequências. Eu conheço pessoas que usaram anabolizantes e praticavam bullying, então o filme é um incentivo para que os jovens tenham mais responsabilidade sobre seus atos”, contou.

Comunidade foi convidada a assistir a estreia do filme no pátio da escola (Foto: Divulgação/Mario Paiva)

Depois da estreia do filme, os alunos e monitores percorreram as sete escolas da rede estadual e municipal da zona urbana e rural de São Pedro do Piauí para a apresentação do projeto, que foi disponibilizado na internet e cópias foram feitas para as pessoas que não tinham acesso a rede.
“Nas escolas públicas que percorríamos fomos muito elogiados e eu percebi um sentimento de admiração muito grande por parte de alunos e professores. Para nós tem sido um orgulho muito grande poder compartilhar com a comunidade o que ensinamos na escola”, finalizou o monitor.
O Filme
Estações - A Primavera vai chegar 2 é a continuação de outro projeto, realizado na escola em 2010. O longa trás três histórias diferentes, mostrando diferentes problemas presentes na vida dos adolescentes.
Uma das tramas é uma continuação da história de Stephany, contada no filme de 2010. A jovem é vítima de bullying e decide dar fim à própria vida. Os outros enredos envolvem Paula, que começa um relacionamento pela internet que não era exatamente como ela imaginava, e Pedro, que na ânsia por um físico perfeito faz uso de anabolizantes e fica entre a vida e a morte. O filme completo pode ser visto aqui.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: