segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Professor de Biologia tem trabalho sobre espécie Peixe Piaba publicado em revista internacional

Por Valéria Soares

            O professor Dr. Filipe Augusto Gonçalves de Melo, do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira em Parnaíba, participou de pesquisa sobre o uso da ferramenta molecular para identificação de espécies de peixes da Região Neotropica do Gênero Astyanax, popularmente conhecidas como piabas. Um artigo fruto da pesquisa feito em conjunto com mais 7 pesquisadores brasileiros foi publicado na revista internacional de grande impacto do meio acadêmico, Plos One.
            O professor Filipe Melo é especialista em taxonomia e sistemática do Gênero Astyanax. Segundo ele,  a pesquisa teve sua origem no projeto de doutorado de Bruno César Rossini, desenvolvido na Universidade Estadual Paulista, São Paulo, que utilizou ferramentas moleculares para realizar a identificação taxonômica da espécie, através do DNA barcoding. “Os peixes neotropicais são encontrados em uma grande variedade de formas e tamanhos, com um grande número de espécies ainda por descrever, muitas das quais são muito difíceis de identificar”, afirma a pesquisa.
            Segundo o Brazilian Barcode of Life (BrBol) – projeto responsável pela identificação molecular da biodiversidade – a sequência de DNA Barcording pode ser usada para identificar diferentes espécies, da mesma maneira que um scanner de supermercado usa as listras pretas do código de barras UPC (Universal Product Code) para identificar suas compras. A pesquisa destaca que o DNA barcoding tem sido amplamente utilizado para resolver questões taxonômicas e identificar novas espécies. “O estudo apresentou uma extensa análise de Astyanax cobrindo quase toda a sua área de ocorrência, com base em código de barras de DNA. Os resultados indicam a existência de cinco linhagens Astyanax“, descrevem os autores no artigo.
            O trabalho é de autoria dos pesquisadores Bruno César Rossini, Carlos Alexandre Miranda Oliveira, Filipe Augusto Gonçalves de Melo, Vinicius de Araujo Bertaco, Juan M. Díaz de Astarlos, Juan J. Rosso, Fausto Foresti, Claudio Oliveira. O artigo intitulado “Highlighting Astyanax Species Diversity through DNA Barcoding” (Destacando a diversidade de espécies de Astyanax através do código de barras ADN) pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
OUTRAS NOTÍCIAS


Nenhum comentário: