domingo, 5 de junho de 2011

1º seminário de métodos e técnicas de pesquisas; um olhar interdisciplinar.


Este tem o objetivo de informar de forma simplificada o que aconteceu no dia 03 e 04 de junho de 2011 no pólo de apoio presencial de Canto do Buriti-PI, a UAPI.
Fórum de discussão geral na plataforma Moodle 2007(UAPI)
Mediador: professor à distância;
Tema: as dificuldades de elaboração de uma redação científica e pesquisa de campo se concentram na falta de leitura ou na ausência de sua prática no meio acadêmico? Comente e aponte alternativas de solução.
Na falta de leitura, o erro acontece desde o ensino fundamental, momento de aprender a lê, infelizmente a carga horária exigida pelo Ministério da Educação é pouca, isto faz com que os professores não explorem de forma ampla o assunto ficando um pouco vago e pouco entendido. A solução para este problema é fazer uma reforma na educação, incentivar a leitura e a escrita, desta forma construiremos bons profissionais no futuro.
       Na abertura do seminário às18:00h aconteceu a apresentação dos hinos: nacional, estadual e municipal aos visitantes, alunos e palestrantes, em seguida o sr. Paulo Henrique chaves Fontinelle coordenador da UAPI de Canto do Buriti-PI discursou, falou das melhorias que ocorreram na cidade e na vida de cada aluno da instituição, da expectativa desmistificada de alguns profissionais da educação que diziam que só era possível educação em sala de aula com o professor presente. A prova de que dá certo é os bons profissionais que temos na cidade, mesmo sem terminar o curso já exercem a profissão com responsabilidade e profissionalismo.
Às 19:00h o professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do Centro de Educação Aberta e à distância  da Universidade Federal do Piauí em tema livre orientou os presentes a utilizarem de forma correta a web e as varias ferramentas gratuitas que existem na web. Como exemplo de linguagens de web citou PHP, Java, Python, Sql,
Falou como a minha primeira professora de informática ela dizia “ a internet é como um shop, existem muitas opções para um mesmo produto, porém você não vai usar todos” O Dr. Gildasio  disse: “ a web informa, deforma e transforma”.
  Um forro de sanfona para alegrar os participantes do evento e mostrar um pouco da cultura popular. Tocado por um sanfoneiro conhecido por Pedro Macaquinho.
No dia seguinte 04/06/2011 técnicas de Pesquisa de campo na 1ª oficina
Ministrada pela Professora  Msc. Antonella Maria das Chagas Sousa ; com o tema: Entrevista, Questionário , Formulário. Ensinou as técnicas da elaboração e utilização de cada um; De forma genial suas palavras foram proferidas e absorvidas pela plateia que pouco perguntou.
  O tempo de duração do seminário foi pouco, porém produtivos, apesar dos imprevistos ocorridos, tais como a falta de sinal de internet nos computadores do laboratório, o pouco número de vagas para inscrição no evento, prédio pequeno e energia ruim, a Professora  Msc. Antonella Maria das Chagas Sousa, quase passou mal dentro da sala com o calor insuportável e ministrou a aula no pátio da UAPI.

 Fonte:Kakitos

Nenhum comentário: