terça-feira, 5 de março de 2013

NEAD/UESPI realiza capacitação sobre utilização das linguagens das TICs em EaD

Com o objetivo de desenvolver e explorar ainda mais a "Utilização das Linguagens das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em EaD" é que foi realizado, nos dias 5 e 6 de dezembro, pelo Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/NEAD), um curso de capacitação voltado para tutores, professores, coordenadores de polos e todos os interessados no conhecimento das novas ferramentas tecnológicas no ensino a distância.



Durante o curso, Alexandre Martins, coordenador de Tecnologia em Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), explorou assuntos que envolvem o uso das tecnologias da informação em EaDs. "A educação a distância tem um apelo tecnológico muito forte. Na realidade, na sua própria definição, se coloca a mediação da interação entre professor e aluno por meio de dispositivos tecnológicos e de TICs. O conhecimento na utilização desse curso é de fundamental importância para a prática da EaD.
Sobre as mudanças e motivações do aluno no ensino a distância, Alexandre revelou como a revolução tecnológica no ensino a distância ocasionou a mudança do modelo e das motivações da educação. Segundo ele, o aluno hoje dispõe de alternativas de recursos que permitem a ele trabalhar em um modelo diferenciado de educação, que transcende o modelo de presencialismo e da temporalidade acadêmica por meio do uso das tecnologias e sem a necessidade de haver uma interação direta com o professor.


Segundo o palestrante, há certo preconceito em relação aos alunos da modalidade a distância. "As instituições ainda são conservadoras, principalmente as públicas, e por isso existe a dificuldade em aderir às novas tecnologias. Na educação a distancia, o modelo deixa de existir parcialmente – hoje em dia há uma forma mista, na qual algumas atividades são desempenhadas presencialmente e outras executadas a distancia."
Para a diretora do NEAD/UESPI, Profa Márcia Pércília Moura Parente, o uso adequado das novas tecnologias é de suma importância para os profissionais de ensino à distância. "Em função disso, sempre realizamos cursos de capacitação para aprimoramento do conhecimento."

Fonte: (Com informações da Assessoria de Comunicação da UESPI).

Nenhum comentário: