domingo, 10 de março de 2013

Teresina é a única sede fora dos EUA a participar de evento da NASA

A Sertão Games, empresa brasileira de jogos sediada em Teresina no Piauí, será uma das sedes satélite do Dark Side of the Jam (DSJ), evento de criação de jogos apoiado pela NASA, a agência espacial norte-americana. O DSJ é um projeto educacional voltado para difusão de conhecimento e tecnologia sobre exploração espacial e acontece a partir das 18h desta sexta-feira (8) e segue até as 17h do domingo (10).
O game designer Erick Passos, um dos sócios e idealizador da Sertão Games, afirmou ao G1 Piauí que a empresa é a única sede fora dos Estados Unidos que participará do Dark Side of the Jam.

Sertão Games lanchou em junho de 2012 o primeiro wargame do mundo. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“Serão 48 horas intensas de estudo, aprendizagem e criação. Trocaremos experiências na criação de vídeos games ao mesmo tempo em que eles fazem suas criações na NASA, nós estamos criando nossos jogos e conversando com a equipe através de vídeo conferência. Esta será a primeira vez que Teresina participa deste evento”, disse Erik Passos.
Ainda segundo Passos não foi fácil conseguir a aprovação da NASA para sediar o DSJ. O game designer revela uma as exigências feitas pela equipe americana para que Teresina conseguisse sediar o evento. “Era necessário ter boas instalações, uma equipe com experiência na prática de criação de games. Além disso, alguns sócios são professores do Instituto Federal (IFPI) e da Universidade federal do Piauí (UFPI) e isso contou de forma positiva neste processo.


Equipe da Sertão Games em Teresina. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

O DSJ é um evento gratuito e aberto a todos que se interessam no desenvolvimento de games. Através do DSJ, a NASA busca que programadores ajudem a difundir, e instigar, o interesse em ciência e pelos avanços tecnológicos oriundos da exploração aeroespacial.
Sertão Games
A Sertão Games lançou em junho de 2012 o primeiro wargame do mundo para o Facebook. Um jogo de batalhas estratégicas entre os competidores, que promove o entretenimento nessa rede social. Para Erik, o jogo também faz um resgate da cultura nordestina, já que o tema do game e o nome é “Cangaço”. Até esta quinta-feira (7), o jogo contava com 20 mil jogadores.


Jogo cangaço no facebook. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“Retratamos a cultura nordestina em seus vários aspectos, tanto através do cenário e informações contidas no game, quanto pelo repertório que dá musicalidade ao jogo, como a canção assinada pela banda piauiense Validuaté”.
No Cangaço, as batalhas retratam diversos lugares em que ocorreram importantes eventos ligados ao cangaço, onde o jogador precisará desafiar outros amigos da rede social e vencê-los durante os combates que envolvem muita estratégia.
Além da função de entretenimento, o jogo também apresenta um perfil instrutivo com informações históricas sobre o cangaço. Cada personagem do game faz referência a figuras que realmente fizeram parte da cultura nordestina.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário: