quinta-feira, 27 de março de 2014

Deputado quer proibir som alto em transporte interestadual no Piauí

O deputado estadual Gessivaldo Isaias (PRB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para proibir o uso de aparelhos sonoros em transportes interestaduais no Piauí. A proposta, se aprovada pelos parlamentares, ainda precisa ser sancionada pelo governador do Estado. 


O texto proíbe "usuários dos transportes coletivos intermunicipais (rodoviário, hidroviário, aquaviário e ferroviário)" de utilizarem "aparelhos sonoros ou musicais no modo "alto-falante" para ouvir música e similares, exceto com a utilização de fones de ouvido ou aparelhos auditivos de uso pessoal". 
O projeto inclui ônibus, vans, auto-lotações, trens e similares, e veta o uso de som para telefones celulares, tablets, notebooks, aparelhos de rádio, entre outros.
Caso a medida seja desobedecida, o usuário do transporte será convidado a se retirar do veículo pelo motorista, msmo que seja necessária ajuda de força policial. 
O parlamentar justifica o projeto afirmando que passageiros "são obrigados a ouvir músicas em barulho acima do recomendado por médicos (...), sob pena de comprometer o sistema auditivo". 
"Basta ressaltar o incômodo que o trabalhador Piauiense é obrigado a passar em diferentes horários do dia, desde o início de uma longa jornada ou mesmo após cansativo dia de trabalho, ter que aturar músicas em altura incompatível com a de um ambiente normal, e o que é pior, em muitos casos de qualidade duvidosa, sem respeitar ninguém", diz a justificativa do projeto. 
O deputado acrescenta que motoristas de ônibus se queixam do alto volume para a concentração e a própria audição em casos de problemas com o veículo. "Escutar música com som alto por meio de tais aparelhos virou moda para uma parcela mal educada da nossa sociedade, o que vem desagradando, por outro lado, aos educados diante dos inapropriados locais escolhidos para tal prática", acrescenta. 
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: