segunda-feira, 31 de março de 2014

Em entrevista, Prof. Bringel fala das ferramentas de tecnologia criadas no Laboratório Opala/UESPI

O Professor José Bringel Filho, coordenador do Opala- Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, em entrevista ao programa Falando Nisso, da jornalista Maia Veloso, na TV Meio Norte, destacou as criações que vem sendo implementadas pelo laboratório de tecnologia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
Ele falou sobre o aplicativo “De Olho na Cidade” (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.opala.eyesonthecity) que recentemente foi destaque na mídia nacional e internacional. Lançado no Google Play, o aplicativo funciona como uma espécie de ouvidoria inteligente, buscando o envolvimento da população com o cuidado da cidade e possibilitando uma administração pública mais participativa, com o planejamento dos gastos de acordo com as demandas da população.
O professor Bringel ainda destacou outros projetos com o uso de tecnologia, como o que faz o monitoramento de colmeias. Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Embrapa-Piauí. Outra ferramenta desenvolvida pelo Opala é o “Minha Opinião”, usado por pesquisadores, permitindo a coleta de informações de modo mais prático e monitorando a localização do pesquisador.
Bringel é graduado em Ciências da Computação, tem mestrado, doutorado e é Ph.D em Tecnologias da Informação, tendo estudado na França e Japão.
O laboratório Opala fica sediado na UESPI, Campus Torquato Neto. Todas as pesquisas implementadas pelo Opala são desenvolvidas por um grupo formado por professores, alunos e técnicos da UESPI. Além do professor Bringel, participam Carlos Giovanni Carvalho, Marvin Lemos, Liliam Leal, Anchieta Araújo, Constantino Neto, Misael Júnior, Glaydson Luis, Henrique Mota, Wallace Rodrigues, Caio Alves, Natan Pedrosa e Lorenzo Cunha.
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI.COM

Nenhum comentário: