sábado, 22 de março de 2014

Docentes da UESPI apresentam trabalhos em Nova York

Por Ruth Carioca- ASCOM/UESPI
As docentes da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, campus Poeta Torquato Neto, Prof. Maria do Socorro Baptista Barbosa e Algemira Mendes de Macêdo, apresentarão trabalhos na Conferência Internacional da Associação Americana de Literatura Comparada (American Comparative Literature Association- ACLA), que será realizada na Universidade de Nova York, em Nova York, no período de 20 a 23 de março.
Nas Conferências anuais da ACLA, participam apenas professores doutores para apresentação de trabalhos e estudantes como ouvintes, possuindo uma estrutura distinta em que a maioria dos trabalhos são agrupados em doze pessoa seminários que atendam a duas horas por dia durante três dias da conferência para promover a discussão alargada, incluindo sessões plenárias, workshops e mesas-redondas, uma reunião de negócios, um banquete, e outros eventos.


A escritora piauiense Alvina Gameiro é uma das personagens tema do trabalho da Prof. Dra. Maria do Socorro, que relaciona a Literatura e História, mostrando como os textos da referida escritora retratam a violência no nordeste. Já a Profa. Dra. Algemira Mendes de Macêdo, realiza há oito anos pesquisas relacionadas à Literatura Feminina e nesta pesquisa estuda a escritora moçabicana, Paulina Chiziane na obra Niketche: Uma História de Poligamia, onde menciona as questões de gênero, de classe, da mulher da África, principalmente Mocambique.

“Estabelecer essas conexões é importante tanto pelo conhecimento,como podendo até gerar outras parcerias de estudo através do evento, além de mostrar que o Piauí se insere neste espaço de literatura comparada, uma forma interessante de divulgar o trabalho do pesquisador”, destaca a Prof. Dra. Maria do Socorro Baptista.


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI.BR

Nenhum comentário: