sexta-feira, 28 de março de 2014

Mulheres são titulares de 77% dos empréstimos feito pelo Banco Popular

O fomento ao microempreendedorismo é um das estratégias usadas pela Prefeitura Municipal de Teresina para geração de trabalho e renda. Através do Banco Popular de Teresina, departamento da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), pequenos produtores podem ter acesso ao microcrédito e, assim, otimizar o seu próprio negócio. As mulheres, de acordo com um levantamento, são responsáveis por 77% dos empréstimos feitos pelo banco.


Do total de 755 contratos formalizados em 2013, 583 foram realizados por mulheres, que, em média, solicitaram R$ 2.100 por empréstimo. Isso corresponde a mais de R$ 1,2 milhão.
Dentre os segmentos nos quais os investimentos são destinados estão o de confecção, cosméticos, mercearia, venda de alimentos, salão de Beleza, armarinho e comercialização de bolsas e calçados.
Esses dados apontam para a importância que o banco exerce na abertura de horizontes e de perspectivas em direção à autonomia financeira das mulheres teresinenses. Muitas conseguiram alavancar seu negócio através dessa facilidade de acesso ao microcrédito. Um bom exemplo é o da microempresária Carla Borges, que com sua visão empreendedora conseguiu há cerca de 5 anos estabelecer uma loja de confecção. 
Na manhã de hoje (27), ela esteve no Banco Popular e destacou que o mesmo é fundamental para quem deseja empreender. “Considero o Banco Popular muito importante para nós que somos empreendedores, porque facilita o acesso ao crédito, ajudando assim aqueles que querer desenvolver o seu negócio”, disse.
Para o gerente do banco, Michel Sena, isso mostra que as mulheres estão contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de Teresina, e que o Banco Popular vem dado o aporte que elas necessitam, conseguindo estimular o potencial empreendedor que elas possuem.
Aqueles interessados em obter linhas de crédito devem se direcionar à sede do Banco Popular, que fica situado na sede da Semest, na Avenida Campos Sales, 1292 (Centro), portando as seguintes documentações: cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência atualizado em seu nome e comprovante de conta bancária. 
Para ingressar com o pedido de financiamento é necessário ainda que o pequeno empreendedor tenha avalista, apresente comprovante de renda e não tenha restrição no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O Banco Popular funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 13h.
Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário: