domingo, 22 de fevereiro de 2015

Revista cita Rejane Dias e mostra o desprestígio que tem a 'Educação'

Nova Escola, revista especializada, evidencia que só o Piauí e RR terão parentes comandando a área



A revista Nova Escola, da Editora Abril, uma das mais respeitadas publicações sobre Educação do País, traz neste início de ano letivo, como faz questão de enfatizar, uma radiografia dos 27 secretários de Educação estaduais, e reforça a imagem negativa que o Piauí tem lá fora ao divulgar que a pasta piauiense, ao lado da roraimense - cuja nomeada é irmã da governadora Sueli Campos -, serão comandadas por “parentes” dos governadores eleitos.
Rejane Dias é apresentada como uma agente pública “formada em administração e deputada federal mais votada do Piauí em 2014 (...), esposa do governador Wellington Dias”. Para uma publicação especializada neste ramo, um dos que mais deveriam ser levados a sério no país - porque é capaz de acabar com muitas mazelas -, essa prática é um gesto desonroso sem tamanho para com a área.
ALÉM DE PARENTE, NÃO ÉESPECIALISTA. É POLÍTICA
O levantamento, na verdade, chama atenção para o fato de “apenas 15 dos 27 nomeados possuírem algum tipo de formação (graduação ou pós-graduação) em cursos ligados à Educação”, e Rejane Dias, claro, não está incluído neste rol de acadêmicos da área em questão. Não que ser especialista seja determinante, mas tendo experiência na área educacional e sendo um bom gestor - preparação rara no Piauí -, deveria ser preocupação primeira.
“Embora não haja exigências legal desse requisito [ter cursos ligados à Educação], o dado é revelador dos critérios de seleção do cargo e de um certo desprestígio da área”, crava a Nova Escola. No texto em evidência, o especialista da Universidade Estadual Paulista (Unesp) sustenta que “a principal motivação da indicação é política”. É o que aconteceu com Rejane Dias, que não é especialista na área, é mulher do governador e foi escolhida por critérios políticos.
Outro dado assustador é que a maioria dos escolhidos não tem experiência em sala de aula. Só 10 dos 27 secretários de Educação que atuarão nos estados brasileiros deram aula na Educação Básica. Para João Filho também é necessário “conhecer os problemas da pasta, saber como resolvê-los e escolher uma equipe capacitada”.
PORÉNS...
Rejane Dias, no entanto, conseguiu por na pauta das discussões prioritárias do Estado as questões ligadas às pessoas com necessidades especiais. Executando um trabalho digno de reconhecimento.
Outro fator relevante é que há exemplos no país de gestores públicos com formações diferenciadas da área de atuação que deixaram bons legados na pasta que ocupavam.
Um deles é o do senador José Serra (PSDB), economista, no tocante à questão dos genéricos e que foi Ministro da Saúde.
Fonte: 180graus.com

Nenhum comentário: