quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Skatista suspeito de fraude é liberado após prestar depoimento no Piauí

Polícia informou que foi até a casa do jovem e apreendeu mais de R$ 4.900.
Jovem é suspeito de fraude e estelionato ao afirmar ter leucemia aguda.

Do G1 PI

Skatista investigado por fraude e estelionato é preso (Foto: Catarina Costa / G1)

O skatista Zacarias Gondim, 20 anos, foi liberado após prestar depoimento na Delegacia Geral de Polícia Civil, no Centro de Teresina, neste sábado (21). A informação é do advogado do jovem, Fabiano Nogueira. Zacarias falou ao delegado Carlos André Rodrigues e depois foi solto, pois não há mandado de prisão contra ele, apenas investigações que apuram fraude de documentação pública e estelionato ao fazer uma campanha arrecadando dinheiro para um tratamento de leucemia aguda. Procurado, o delegado não quis comentar o caso.

Zacarias fez campanha para arrecadar dinheiro
para um tratamento que faria em São Paulo
(Foto: Divulgação/Facebook)

Zacarias foi levado à polícia depois de passar por exames no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com a assessoria de comunicação da unidade, o rapaz afirmou estar sentindo fortes dores de cabeça e chegou a realizar uma tomografia que não apontou problemas de saúde.
saiba mais
Ao sair do hospital, o jovem skatista falou aoG1 e assumiu ter consciência do que fez, revelando ter fraudado o laudo médico que apontava leucemia aguda. "Agora eu vou responder pelo que fiz. Foi um ato de desespero, pois não sei o que tenho. As pessoas que doaram o dinheiro não precisam se preocupar, pois elas receberão a quantia de volta. Eu mesmo entrarei em contato com elas", declarou.
Neste sábado, a polícia informou que foi até a casa do jovem junto com o advogado de defesa de Zacarias, com o irmão Emanuel Castelo Branco e a cunhada do jovem. No local, a polícia apreendeu pouco mais de R$ 4.900. Ainda segundo a polícia, o restante do dinheiro encontra-se na conta bancária do skatista.
O advogado Fabiano Nogueira alegou que o jovem está realmente doente e disse que em casos como o de leucemia o exame pode demorar a apontar a doença. Já a respeito das investigações quanto a fraude de documentos e estelionato contra Zacarias, o advogado disse que prefere ver o inquérito policial antes de fazer algum comentário.

Campanha para ajudar o jovem repercutiu nas redes sociais (Foto: Divulgação/Facebook)

Entenda o caso
Zacarias Gondim Lins iniciou na semana passada uma campanha na internet pedindo apoio dos amigos para o custeio de um tratamento contra leucemia. O skatista gravou um vídeo falando sobre a descoberta da doença e o pedido repercutiu nas redes sociais.
"Perdi a minha mãe há um ano e uma das influências de eu ter tido um câncer foi esse. Eu estou aqui hoje para pedir ajuda. Como o meu quadro é agudo, a médica pediu para eu tratar a minha doença em São Paulo porque aqui no Piauí não se faz transplante de medula óssea. A minha médica disse que eu não tenho condições de receber as quimios (quimioterapias). Eu preciso ir para lá urgente", disse o skatista em vídeo nas redes sociais.
Para a Polícia, há indícios de que o exame usado pelo atleta seja falso. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que o laudo apresentado pelo skatista não é autêntico.
Fonte:G1.globo.com

Nenhum comentário: