terça-feira, 13 de outubro de 2015

Contribuinte pode verificar pendências do IPTU através da internet

Após o vencimento da última parcela do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2015) no último dia 30, a Prefeitura disponibilizou consultas sobre pendências e emissão de parcelas não pagas por meio da internet.
“Não há necessidade de deslocamento para verificar se há pendências no IPTU, nem para regularizá-las. Basta ter em mãos o número da inscrição do imóvel, que pode ser consultado no carnê do IPTU de qualquer ano, para obter as informações pela internet e emitir os boletos para pagamento, se for o caso”, explica Jalisson Hidd, secretário municipal de Finanças de Teresina.
O serviço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças (SEMF). Para consultas basta acessar o site da SEMF (http://semf.teresina.pi.gov.br) e clicar em 2ª Via IPTU, no menu à direita.
“O cidadão opta por pagar o IPTU em cota única, com desconto de 7%, ou em até seis parcelas. Para quem escolheu o pagamento parcelado, a última parcela do IPTU de 2015 venceu na quarta-feira passada, dia 30 de setembro. O momento agora é de checar a regularização e resolver possíveis pendências. Pelo serviço on line, o contribuinte pode confirmar a quitação dos débitos ou emitir as parcelas ainda não pagas, referentes a 2015 ou a anos anteriores, para pagamento”, explica Jerônimo Permínio, gerente de IPTU da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF).
IPTU
O IPTU é o imposto incidente sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de todos os bens imóveis, edificados (residenciais e não residenciais) ou não edificados (terrenos), situados nas zonas urbanas e de expansão urbana do município de Teresina.
Os contribuintes do IPTU são os proprietários dos imóveis prediais ou territoriais urbanos, titulares do seu domínio útil ou os seus possuidores a qualquer título.
A arrecadação do IPTU ajuda a Prefeitura de Teresina a financiar os investimentos solicitados pela população, bem como os serviços públicos prestados nas mais diversas áreas para melhoria de vida da população, como urbanismo, saneamento, educação e saúde.
Fonte: Cidadeverde,com

Nenhum comentário: