sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Professor lista os 5 assuntos mais exigidos do português em concursos


Com o fim das inscrições para o concurso público do Tribunal de Justiça do Piauí, milhares de candidatos correm contra o tempo para concluir a revisão dos assuntos exigidos no edital. E, como a prova de Língua Portuguesa dos concursos geralmente é uma das que mais desclassifica candidatos, o professor Joca Nettu, mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), elenca os 5 assuntos que mais aparecem nessas questões:
1. Colocação pronominal
2. Concordância Verbal
3. Regência verbal e nominal
4. Crase
5. Uso do hífen e dos porquês
Joca também dá dicas para melhorar a concentração dos candidatos:
- Crie uma disciplina de estudo. Um horário específico para estudar de forma saudável é muito importante; sem atropelos e sem correria;
- Na escolha do horário, escolha um local que você possa ter concentração e foco naquilo que precisa realmente estudar;
- No caso de um concurso com disciplinas específicas (como na maioria dos casos), dedique um tempo maior para o que será o score de maior cobrança no certame;
- Muitos concurseiros dedicam-se exclusivamente aos estudos; largam tudo (família, amigos, namorados(as) e se debruçam dia e noite à tarefa de “engolir” o máximo de textos possíveis. Cuidado! Mantenha o foco no estudo, mas não se esqueça de equilibrar seu tempo. Dedique-se, mas sua saúde é o que importa, e sua família e amigos sempre estarão torcendo por você. 
- Pronto! Chegou a hora? 
a) Prepare com antecedência tudo que você precisa levar: documentos, inscrição, canetas (leve sempre mais do que uma), água (é sempre importante); alguns gostam de algo para degustar e afastar o nervosismo e a provável fome.
b) Uma dica pessoal: lembre-se da máxima: FORÇA, FOCO e FÉ. Que venha o resultado positivo e muita comemoração.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: