sábado, 24 de outubro de 2015

População de Campinas do Piauí mantém vivo o Samba de Cumbuca

Tradição existe há mais de 100 anos e é passada de pai para filho.
Rotina da população é plantar quando chove e criar o gado na estiagem.
Moradores da comunidade Salinas, na cidade de Campinas do Piauí, a 414 km ao Norte de Teresina, apostam no artesanato nesta época do ano. Devido a estiagem e o campo fraco, a rotina da população é plantar quando chove e criar o gado na estiagem. “Por a gente ser negra e está resgatando uma coisa antiga é muito satisfatório. Não estamos deixando a cultura dos nossos antepassados morrer”, disse a artesã Marcina da Silva.
Outra tradição entre os moradores é o samba de cumbuca que nasceu há mais de 100 anos, quando os escravos montaram um quilombo no lugar. Antônio Damasceno é quem puxa a canção. Para ele o ritmo é o orgulho para todos. “Aqui já vem do meu avô, que passou para meu pai e agora para mim. Espero poder deixar para meus filhos e que essa tradição nunca morra”, contou.
Além do tambor de couro, outro instrumento é a cabaça tocada pela a agricultora Maria Florentina. “Eu me sinto muito feliz mesmo. Porque o samba de cumbuca para mim é tudo. É a nossa cultura, raiz, que passa de pai para filho. Eu estando aqui é tudo”, afirmou a mulher.
Fonte: G1.globo.com/Pi

Nenhum comentário: