sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Fórum de coordenadores UAB atua na institucionalização da educação a distância no país

O segundo dia do Encontro Nacional de Polos da Universidade do Brasil (UAB) foi marcado pela apresentação do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB. A presidente do Fórum, Maria Luisa Furlan Costa, destacou o espaço de diálogo proporcionado pelo grupo. "O fórum não soluciona todos os problemas que encontramos no desafio da educação a distância no país, mas é uma maneira de nos articularmos para encontrarmos soluções", explica. O evento aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, nesta segunda e terça-feira, 19.
O Fórum Nacional de Coordenadores UAB foi criado no final de 2010 e atua na formulação de diretrizes, definição de critérios técnicos e pedagógicos, parâmetros e demais ações no âmbito do Sistema UAB. Em 2012, foram realizados três encontros nacionais. Formado por conselhos consultivos, dividido por temas, a presidência e vice-presidência do Fórum são sempre escolhidas levando em conta a representação das três instâncias que formam o sistema UAB: instituições estaduais, federais e institutos de ensino superior.
A principal proposta do grupo é contribuir com o processo de institucionalização da modalidade de educação a distância (EAD) nas instituições de ensino superior. Segundo, Maria Luisa Furlan Costa, o Fórum tem tentado trabalhar o contato entre os diferentes coordenadores que compõem o sistema UAB. "Uma das principais atuações do fórum é instigar e incentivar a aproximação dos coordenadores UAB, coordenadores de curso e de polo, tanto virtualmente quanto presencialmente", explicou.


A presidente do Fórum, Maria Luisa Furlan Costa, destacou espaço de diálogo proporcionado pelo grupo. (Foto: Felipe Mota - CCS/Capes)
O Fórum foi responsável pela elaboração do Guia do Coordenador UAB, lançado essa semana no ATUAB, ambiente de trabalho da Universidade Aberta do Brasil restrito aos seus colaboradores. Recentemente, o grupo tem trabalhado com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para tratar de questões relacionadas com o credenciamento institucional para educação a distância e reconhecimento de curso.
Como resultado do trabalho positivo, Maria Luisa Furlan, ressaltou a mudança de paradigma nas formaturas dos estudantes do sistema Universidade Aberta do Brasil. "Antes as turmas eram bastante tímidas, hoje querem celebrar com toda cerimônia a conclusão dos estudos em um dos nossos cursos. O orgulho pelo resultado é mostra de um trabalho bem feito", afirmou.
Para a presidente, exemplos como esse ajudam a manter o foco no que o Fórum e a Universidade Aberta do Brasil realizam de mais significativo. "Mesmo com tantas atividades, não podemos esquecer o horizonte e o papel importante do nosso trabalho: democratizar o ensino superior no país", concluiu. A participação no grupo constitui serviço público relevante, não remunerado.
Grupos de trabalho
O segundo dia do evento contou ainda com plenária de apresentação dos grupos de trabalho, que se reuniram para debater questões como o processo seletivo para coordenadores de polo. Os grupos, formados por coordenadores e mantenedores, sistematizaram a discussão feita no encontro com sugestões de ações futuras, principais desafios, novos projetos e reflexões. Na ocasião, foi entregue ao diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, uma carta aberta dos mantenedores de polos UAB.
Reconhecimento
O encontro nacional de coordenadores de polo encerrou com uma premiação das melhores práticas didáticas desenvolvidas nos polos do sistema Universidade Aberta do Brasil. Foram escolhidos como melhores exemplos os polos de Araras (SP), Joinville (SC) e Buriti dos Lopes (PI).


O Polo de Araras foi escolhido como aquele com as melhores práticas didáticas desenvolvidas no sistema UAB (Foto: Pedro Matos - CCS/Capes)
UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Pelo sistema UAB são ofertados os três primeiros mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013.

Saiba mais sobre a UAB.

(Pedro Matos)

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Fonte: uab.capes.gov.br

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