quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

História de Canto do Buriti – PI



     A atual cidade de Canto do Buriti, Piauí, 423 quilômetros da capital Teresina, tem a sua sede onde, anteriormente, se localizava o povoado Guaribas, situado na época do seu povoamento; no centro da mata, teve fácil desenvolvimento, em virtude da valorização da borracha, extraída dos vastos maniçobas nativos das imediações. Em 1915, Guaribas foi elevado à categoria de Vila e Sede Municipal, pela Lei Estadual nº 837 com a denominação de Canto do Buriti, nome este, sugerido pelo Dr. Fernando de Oliveira Marques, farmacêutico florianense, devido a existência de buritizais, localizado num lugarejo denominado “brejo”, que pertencia ao município (atualmente, é cidade de Brejo do Piauí). Em 31 de outubro do mesmo ano, foi concretizada sua instalação, sendo nomeado como primeiro Intente (prefeito) Coronel Domingos dos Santos Chaves (Nome do Hospital Estadual do município), um posto que ocupou por nomeação do governo do estado a época, isto por ser um dos fundadores do lugar e, seu Vice-Intente (vice-prefeito), João Pires de Carvalho Barros.

      Em Canto do Buriti, os primeiros cidadãos a possuírem patentes foram: Elpídeo Cronemberger (capitão) e Domingos dos Santos Chaves (Coronel) em 23 de julho de 1906 assinada pelo governador, Francisco de Paula Rodrigues Alves.


      A Vila de Canto do Buriti, após sua inauguração, sofreu impacto da queda brusca do preço da maniçoba, prejudicando sua economia; sua recuperação se deve ao esforço empregado no desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Deve a isso, sua elevação e categoria de cidade em 15 de dezembro de 1938





                                                                                                           Fonte: GJUC/IBGE

Nenhum comentário: