Aconteceu nesta quarta-feira, 27, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a abertura do 4º Seminário do Programa Observatório da Educação (Obeduc). Na ocasião, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, ressaltou a importância na educação brasileira de parcerias como a que acontece entre a Capes e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no programa Obeduc. "O rico acervo de dados do Inep, antes pouco utilizado, hoje é a principal ferramenta para pesquisadores participantes do Obeduc no desenvolvimento de pesquisas científicas e na formação de recursos humanos em educação. É esse tipo de iniciativa que nos fará enfrentar o desafio brasileiro da qualificação da educação básica", disse.
Presidente da Capes participa da abertura do seminário (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Para a diretora de Estudos Educacionais do Inep, Mariângela Abrão, o Obeduc mostra que a utilização das bases de dados do Inep deve ir além da simples compilação de dados. "Nosso objetivo maior é estimular estudos e pesquisas sobre os temas que envolvam avaliação educacional, políticas públicas, formação de professores e fazer com que esses mestres e doutores atuem nas áreas de gestão das políticas públicas. Esse é o objetivo fundamental para o Inep nessa parceria: estimular pessoas que façam propostas que subsidiem o governo na avaliação e condução das políticas públicas", explicou.
Para diretora, formação de professores deve se tornar política de Estado (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Em sua fala, a diretora Carmen Moreira fez um balanço das ações da Capes, nos últimos cinco anos, direcionadas à educação básica, citando os programas e suas abrangências, ressaltando também a importância de seminários e encontros para o sucesso destes. "Este é um momento de diálogo, temos que conversar, compartilhar e trabalhar juntos. Os desafios da educação são enormes e nós precisamos estar sempre trocando ideias", completou.
A diretora destacou ainda a necessidade de integração dos diversos programas com um objetivo comum. "Queremos ter na Capes uma política de estado de formação de professores sólida, que englobe formação inicial; formação continuada e extensão e formação em pesquisa e divulgação científica", disse.
4º seminário do Obeduc reúne coordenadores na Capes (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
De acordo com Carmen, 483 programas de pós-graduação já participaram do Obeduc e hoje, 150 projetos estão em andamento, envolvendo um orçamento de R$ 20 milhões, sendo R$ 16 milhões provenientes da Capes e R$ 4 milhões, do Inep.
Palestra
A programação de abertura contou ainda com a palestra "A necessidade de pesquisa para a melhoria da educação básica", ministrada pelo doutor em Estatística pela Universidade de Wisconsin e pós-doutor em Educação pela Universidade de Michigan, Chico Soares.
Chico Soares ressaltou a importância da pesquisa com caráter pedagógico (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Soares apontou em sua explanação a necessidade de pesquisas educacionais que se destinem a responder as seguintes perguntas: "O que ensinar?", "Como ensinar" e "Como verificar se o estudante aprendeu?". "Precisamos que a pesquisa educacional tenha um caráter pedagógico", disse.
Obeduc
O programa Observatório da Educação (Obeduc) é fruto de parceria entre a Capes e o Inep. Foi instituído em 2006 com o objetivo de fomentar estudos e pesquisas em educação. O Obeduc visa, também, proporcionar a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado.
Gisele Novais
Fonte: capes.gov.br
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