terça-feira, 22 de abril de 2014

I Semana Pedagógica destaca importância das licenciaturas para a mediação do saber

Por Ruth Carioca/ASCOM-UESPI
A I Semana Pedagógica de Educação, “Ressignificando saberes, entre possibilidade e desafios que emergem da prática docente”, foi realizada na Universidade Estadual do Piauí- UESPI, campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior-Piauí (de 8 a 10 de abril). O objetivo foi provocar a discussão e reflexão entre estudantes e professores sobre os saberes produzidos no espaço acadêmico.
A professora Elilian Basílio, coordenadora do evento, acredita que ele contribui para o crescimento profissional e prático, uma vez que soma saberes de várias áreas. “É um novo jeito de ver o espaço da academia, principalmente do interior, para além da sala de aula, pois, tivemos a presença de estudantes das quatro licenciaturas: Pedagogia, História, Geografia e Biologia, dos mais diferentes blocos”, explica Elilian.


Presente no evento, o reitor da UESPI, Nouga Cardoso, ressaltou a importância da universidade nos quesitos Ensino, Pesquisa e Extensão. Ele lembrou que 70% do cursos oferecidos pela Uespi são de Licenciaturas e que o Curso de Pedagogia forma profissionais que ocupam uma variedade de lugares na sociedade, sendo mediadores de processos pedagógicos.


Estavam presentes, também o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí-FAPEPI, Profº Dr. Francisco Soares, que destacou o papel da pesquisa e como se articular para fomentar o saber; e o Profº Marivaldo Oliveira, Assessor do PARFOR, que falou sobre o bom momento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, em Campo Maior.
A Semana contou com uma vasta programação acadêmica e cultural: alunos de Biologia fizeram apresentações musicais e houve o lançamento dos livros “Indivíduo sem Religião: Desencantamento Metafísico do Mundo”, do Profº Dr. Antônio Leandro (UESPI/ICF), “Educação e Diversidade”, ” da Profª Ms. Elilian Basilio e Silva (UESPI), “Ética, Espiritualidade e Cultura de Paz”, da Profª Ms. Maria da Cruz Soares da Cunha e “Avaliação Pragmática “, da Profª Ms. Elenita Maria Dias de Sousa Aguiar (UESPI).

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.bt

Nenhum comentário: