Seja bem vindo ao Informativo de Canto do Buriti, este espaço é nosso. Foi criado com o objetivo de fornecer informações de qualidade, servir como fonte de pesquisas, divulgar artistas e a cultural local e regional. Participe, envie-nos: Elogios, sugestões, críticas. A sua participação é muito importante!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Escolas iniciam aulas presenciais e à distância de 2012
O Centro de Educação Profissional em Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde recebeu seus alunos com festa para o início do ano letivo. As atividades iniciaram logo cedo com formatura dos alunos no pátio da escola, hasteamento das bandeiras e a banda da Polícia Militar tocando os hinos.
Na oportunidade, foram homenageados os alunos da escola aprovados nos vestibulares e proferidas palestras em sala de aula sobre o funcionamento da escola.
Segundo o diretor do CEPTI Dirceu Arcoverde, capitão Jurandir Marques, a escola teve um incremento de 30% no número de vagas com a implantação de três cursos à distância. “Além dos cursos presenciais, agora podemos oferecer, no período noturno, os cursos de técnico em eventos, administração e serviço público, através do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Essa nova modalidade aumenta o leque de ofertas de cursos da nossa escola que é muito procurada”, relata.
Jorge Luis (19) faz o 4° ano de Geoprocessamento na escola e se preocupa com a formação no final do ano. “Aqui temos ótimos professores, psicólogo e uma boa estrutura, que evoluiu nos últimos anos, com salas climatizadas, refeitório e biblioteca. Nossa preocupação maior é com o estágio que possibilitará nossa formatura no final do ano, por isso estamos em contato contínuo com a direção para que isso se concretize”.
Otimista, o secretário de Educação, Átila Lira, afirma que tudo foi preparado para receber professores e alunos nesta segunda-feira. “A educação é uma prioridade do governador Wilson Martins. Construímos novas escolas, reformamos e ampliamos outras, além de lutarmos pelas melhorias salariais e formação continuada de nossos servidores”.
Lira conta que já foram investidos quase R$ 30 milhões, com recursos oriundos de parcerias com o Governo Federal, através do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação, com contrapartida do Governo do Estado do Piauí.
Fonte:Com informações da CCom
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Reitor em exercício destaca consolidação da modalidade em EaD na UESPI
A diretora geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UESPI), professora Márcia Percília Moura Parente, agradeceu a presença de todos e reafirmou a manutenção da política de capacitação empreendida pela NEAD para o aperfeiçoamento dos conhecimentos dos agentes UESPI/UAB em 2012. De acordo ela, esse foi o primeiro curso de uma série de atividades previstas para este ano. Quanto ao professor Acelino Vieira de Oliveira, pró-reitor de Administração e de Recursos Humanos da UESPI: “os cursos em EaD surgiram como meio de ampliar o acesso da população aos cursos de graduação”. Ele afirmou, também, que o Brasil ainda precisa avança muito, pois outros países, também,sul-americanos, possuem um percentual de graduados, proporcionalmente, maior em relação ao número de habitantes.
O curso ocorre somente hoje(13) e possui três etapas. Os participante – tutores e coordenadores de polo UAB – terão experiências no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na parte da tarde, precedida de momento teórico, ministrado pela professora Cleidinalva Maria Barbosa de Oliveira, do Centro de Educação a Distância, da Universidade Federal do Piauí (CeaD/UFPI). Em sua fala, a professora destacou a produção de material didático para os cursos em EaD, bem como as ferramentas utilizadas pelos tutores no processo ensino-aprendizagem com os alunos no AVA. As demais fases ocorrerão no laboratório de informática do NEAD.
A abertura dos trabalhos foi acompanhada, também, pelo diretor adjunto do NEAD/UESPI, professor Raimundo Isídio de Sousa; coordenadora Pedagógica, professora Conceição de Maria Carvalho Mendes; coordenadora de Produção de Material Didático, professora Cândida Helena de Andrade Alencar; coordenadora do curso de Pedagogia em EaD, professora Umbelina Saraiva.
Feira do Piauí traz debate sobre educação financeira
A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, que traz, a partir das 16h, na Praça Pedro II, a “Caravana Meu Bolso em Dia”. Esta é uma iniciativa pioneira da FEBRABAN, que conta com o apoio dos bancos associados.
Começou em 2010 com o objetivo de orientar os cidadãos sobre o uso consciente do dinheiro e já atendeu mais de 7.700 pessoas nas três capitais brasileiras que já receberam o evento: São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
O diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, afirma que a capital piauiense foi escolhida para receber a Feira por conta de dados muito importantes revelados por um estudo do Instituto Fecomércio e Banco do Nordeste, sobre o perfil de endividamento do consumidor piauiense. De acordo com a pesquisa, foi constatado que dos 445 mil entrevistados, 74,4% deles estão endividados.
“Além disso, a pesquisa revelou que muitas pessoas em Teresina estão usando os produtos de crédito de forma errada, em especial, quando usam o cartão de crédito como forma de pagamento, de maneira exagerada e sem critérios. Por isso, nossa equipe de Educação Financeira achou que Teresina merecia receber a “Caravana Meu Bolso em Dia”, ressalta Fábio Moraes.
O evento terá cinco tendas para atendimento ao público, sendo que todas estão ligadas ao tema de Educação Financeira. Nelas os visitantes vão ser esclarecidos sobre a importância e os benefícios de manter o nome limpo e terão a oportunidade de consultar o CPF na “Tenda Nome Limpo”.
Além disso, vão ter a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os tipos de crédito (cartão de crédito, financiamento imobiliário, CDC, crédito pessoal) que estão disponíveis no mercado na “Tenda do Crédito”. O diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, afirma que outro ponto que se quer destacar é a existência de uma programação também voltada para as crianças.
“Eles serão os futuros consumidores e aprenderão por meio de brincadeiras e jogos sobre o uso do dinheiro na “Tenda das Crianças”. A ação é importante porque entendemos que a Educação Financeira deve ter início já na infância e ser tema dentro da família”, pondera Fábio Moraes.
Canto do Buriti - PI, sem telefone e sem banco durante esta terça-feira, 28/02/2012.
O Banco do Brasil e outros bancos também ficaram indisponíveis, pois dependem do sinal telefônico para funcionar, deixando sentenas de aposentados e clientes insatisfeitos por não receberem seus pagamentos. Os sistemas voltaram a funcionar normalmente a partir das 15:00hs.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Idosos começam a receber cartão eletrônico da gratuidade
Os idosos que dependem do transporte público procuram, desde o dia 13 de fevereiro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região para a substituição do passe livre convencional pelo passe eletrônico. Antes, ele deve fazer inscrição no CRAS.
Para adquirir o passe eletrônico, o usuário com idade igual ou superior a 65 anos deve comparecer ao Centro de Referência com a fotocópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.
Para retirar o passe eletrônico basta apresentar o passe livre convencional e comparecer à Semtcas, das 8h às 13h. "O procedimento demora menos de 10 minutos; é só para conferir os dados e tirar a foto para o passe", explica a secretária Graça Amorim, da SEMTCAS.
A implantação do passe eletrônico para a gratuidade teve início com as pessoas com deficiência (PCD) e permitem a inclusão desses grupos no sistema de integração do transporte público de Teresina.
A secretária tranquiliza a população e afirma que não existe prazo para expedição do documento. "Enquanto o cartão tradicional não for expedido, o passe convencional pode ser utilizado", reitera Graça Amorim.
O passe eletrônico da gratuidade tem validade de dois anos. No caso de perda, o usuário deve comparecer à Semtcas com um Boletim de Ocorrência e solicitar outro cartão.
Museu do Piauí oferece curso técnico na área de museologia
Durante as aulas, os interessados em aprenderem mais sobre o assunto estudarão sobre documentação, conservação e organização de Reservas Técnicas. “Queremos dar uma noção sobre o que é um museu, o objetivo de trabalho técnico que acontece lá e sobre documentação museológica – que não é somente receber uma peça e colocá-la para o público”, afirma Marília.
Ainda segundo a museóloga, o processo de desenvolvimento do curso envolverá o trabalho com atividades de natureza diversas, e estão previstas aulas expositivas, dialogadas e exercícios práticos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de março através do e-mail cursosespeciaisfundac@gmail.com ou no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, localizado na rua Coelho Rodrigues, 1016.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Concurso do IFPI: 20% dos inscritos faltam e já estão eliminados
Segundo levantamento da Comissão Organizadora, a área mais procurada foi Geografia, no Campus Corrente, com uma concorrência de 145 inscritos para uma vaga. Em Teresina a vaga mais disputada é na área de História, com 110 candidatos por vaga no campus Teresina Zona Sul.
Os aprovados na primeira fase passarão ainda por prova didática e prova de títulos. Os aprovados serão contratados em regime de dedicação exclusiva (DE) e os salários podem chegar a R$ 6.106,51.
O concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
As provas e gabaritos serão publicados no site da instituição nesta segunda-feira, 27, e o resultado desta primeira etapa será divulgado a partir do dia 12 de março.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, anuncia unidade integrada do SESI/SENAI para são Raimundo Nonato
O evento foi realizado na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato sob a coordenação do diretor de Saúde Ambiental da FUNASA, Henrique Pires e da superintendente Auri Francis Pereira. A reunião contou com a presença dos deputados federais Marcelo Castro e Paes Landim, além do diretor de Assuntos Estratégicos da FIEPI, João Henrique Souza e dos prefeitos das cidades de São Raimundo Nonato, Herculano Negreiros, Várzea Branca, João Melancia, Bonfim, Paulo Henrique, Jurema, Francisco Neto e Fartura, Miguel Antônio Braga Neto.
Segundo Henrique Pires, a FUNASA tem um orçamento de mais de R$ 2,9 bilhões para 2012 e o Piauí deve executar mais de R$ 80 milhões destes recursos em saneamento. No caso de São Raimundo Nonato os recursos serão aplicados na correção de falhas no sistema de saneamento e na resolução das questões ambientais relativas ao abastecimento de água. As cidades vizinhas também serão beneficiadas com outros projetos da Fundação.
“Estou vendo de perto a realidade de vários municípios. Quando recebi o convite dos amigos do PMDB para visitar São Raimundo Nonato, aceitei prontamente. Entendo a importância desta obra, pois saneamento básico é uma estrutura indispensável para cidades turísticas. Por outro lado, sou solidário ao drama da seca que já preocupa as autoridades da região”, disse Zé Filho.
Ao final do evento, o presidente da FIEPI anunciou em entrevista à rádio Serra da Capivara, que o município de São Raimundo Nonato será beneficiado ainda neste semestre com uma unidade integrada do SESI e SENAI como forma de incentivar o desenvolvimento da indústria na região.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Horário de verão termina no próximo domingo dia 26
De acordo com o governo federal, nas regiões do país em que o horário de verão é aplicado, a demanda por energia elétrica diminui em cerca de 5%, já que a população consegue um aproveitamento extra da luz natural.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, anuncia unidade integrada do SESI/SENAI para são Raimundo Nonato
O evento foi realizado na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato sob a coordenação do diretor de Saúde Ambiental da FUNASA, Henrique Pires e da superintendente Auri Francis Pereira. A reunião contou com a presença dos deputados federais Marcelo Castro e Paes Landim, além do diretor de Assuntos Estratégicos da FIEPI, João Henrique Souza e dos prefeitos das cidades de São Raimundo Nonato, Herculano Negreiros, Várzea Branca, João Melancia, Bonfim, Paulo Henrique, Jurema, Francisco Neto e Fartura, Miguel Antônio Braga Neto.
Segundo Henrique Pires, a FUNASA tem um orçamento de mais de R$ 2,9 bilhões para 2012 e o Piauí deve executar mais de R$ 80 milhões destes recursos em saneamento. No caso de São Raimundo Nonato os recursos serão aplicados na correção de falhas no sistema de saneamento e na resolução das questões ambientais relativas ao abastecimento de água. As cidades vizinhas também serão beneficiadas com outros projetos da Fundação.
“Estou vendo de perto a realidade de vários municípios. Quando recebi o convite dos amigos do PMDB para visitar São Raimundo Nonato, aceitei prontamente. Entendo a importância desta obra, pois saneamento básico é uma estrutura indispensável para cidades turísticas. Por outro lado, sou solidário ao drama da seca que já preocupa as autoridades da região”, disse Zé Filho.
Ao final do evento, o presidente da FIEPI anunciou em entrevista à rádio Serra da Capivara, que o município de São Raimundo Nonato será beneficiado ainda neste semestre com uma unidade integrada do SESI e SENAI como forma de incentivar o desenvolvimento da indústria na região.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
CNBB escolhe saúde pública como tema da Campanha da Fraternidade e critica corte do Orçamento
De acordo com ele, é preocupante a decisão do governo de cortar cerca de R$ 5 bilhões da área de saúde. "Os problemas verificados na área da saúde são reflexo do contexto mais amplo de nossa economia de mercado, que não tem, muitas vezes, como horizonte, os valores ético-morais e sociais".
No texto-base da campanha, a CNBB expõe as grandes preocupações da Igreja com relação à saúde pública, como a humanização do atendimento aos pacientes e o financiamento da saúde pública, classificado pela confederação, como "problemático e insuficiente". A entidade critica ainda a escassez de recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O texto da campanha compara os gastos da saúde no Brasil com o de alguns países em que 70% do que é dispendido na área vêm do governo e 30%, do contribuinte. Já no Brasil, em 2009, o governo foi o responsável por 47% (R$ 127 bilhões) dos recursos aplicados na saúde, enquanto as famílias gastaram 53% (R$ 143 bilhões).
No entanto, segundo dom Leonardo, a Igreja reconhece também alguns avanços na área, como a redução da mortalidade infantil, a erradicação de algumas doenças infecto-parasitárias e o aumento da eficiência da vacinação e do tratamento da aids. "São significativos os avanços verificados nas últimas décadas na área da saúde pública".
De acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, que participou do evento, este ano a saúde terá orçamento 17% maior que em 2011, R$ 72 bilhões. "O aumento de R$ 13 bilhões é o maior aumento nominal que já existiu de recursos para a saúde de um ano para o outro, desde o ano 2000. O meu papel como ministro não é ficar esperando os recursos virem, mas, sobretudo, fazer mais com o que temos".
Segundo ele, o debate sobre o financiamento da saúde continua e será mais amplo com o apoio da campanha da fraternidade. O ministro disse ainda que o contingenciamento de R$ 5 bilhões, com o corte do Orçamento anunciado pelo governo na semana passada, não afetará nenhum programa da pasta. "Tudo o que estava programado pelo Ministério da Saúde e foi encaminhado para o Congresso Nacional está absolutamente mantido".
Segundo o membro do Conselho Nacional de Saúde Clóvis Boufleur, a campanha da fraternidade pretende efetivar a participação de conselhos estaduais e municipais de saúde. Entre os temas que serão debatidos nos conselhos, está a violência, a obesidade e a gravidez na adolescência. "A violência dentro de casa se transformou em um problema de saúde. A partir dos 4 anos de idade, os acidentes e a violência são as principais causas de mortes de crianças e jovens".
Fonte: Agência Brasil
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Cientistas defendem lei própria para regular atividade de pesquisa e inovação
Para Mario Neto Borges presidente do conselho nacional das fundações de amparo à pesquisa, está na hora de o país ter um código próprio para pesquisa.
- É hora de o Brasil – que já tem Código de Trânsito, Código Penal, Código Florestal – ter também um código para a ciência, tecnologia e inovação. Isso vai ajudar o país a acelerar o seu desenvolvimento científico e tecnológico.
Em sua opinião, o código, que tramita simultaneamente na Câmara dos Deputados e no Senado, pode permitir maior inserção internacional da ciência feita no Brasil e aprimorar a fiscalização dos órgãos de controle.
Além do desenvolvimento científico, há perspectivas de ganhos econômicos. O projeto de lei cria mecanismos para estimular a aproximação entre centros de pesquisa e empresas privadas, para que, juntos, promovam a inovação.
Entre esses mecanismos, está o compartilhamento, com empresas privadas, de laboratórios, equipamentos, instrumentos e materiais hoje disponíveis nas chamadas entidades de ciência, tecnologia e inovação públicas, como as universidades e as unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o projeto, as ECTI poderão ser remuneradas, bonificar os pesquisadores e celebrar contratos de transferência tecnológica.
O projeto de lei ainda autoriza a União, os estados, municípios e as agências de fomento a fazer “concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infraestrutura” a ECTIs privadas com fins lucrativos. Empresas inovadoras poderão ser beneficiadas com subvenção econômica, financiamento, participação societária do Estado e encomendas para o desenvolvimento de tecnologia.
A flexibilização dos mecanismos de apoio e a parceria entre Estado e iniciativa privada são propostas bem vistas no meio empresarial e poderão ser decisivas para reverter a tendência de diminuição da importância econômica da atividade industrial.
Para Célio Cabral, gerente de inovação do Instituto Euvaldo Lodi, a inovação é uma saída para a chamada desindustrialização. Segundo ele, o país sofre processo prematuro de desindustrialização em função da invasão de produtos manufaturados importados a baixo custo, e a inovação pode reverter esse cenário, com redução de custo e diferenciação de produtos.
- A inovação mostra-se como imperativo. Fazendo um paralelo, é como a qualidade total nas décadas de 1980 e 1990. É preciso gestão de inovação nas empresas. Temos que tratar a inovação de forma sistêmica e perene para que não seja uma iniciativa isolada.
Ao tomar posse no mês passado, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, defendeu o novo marco legal para o setor.
- É necessária uma estrutura legal que possibilite a interação público-privada. Precisamos também aperfeiçoar o marco legal e incrementar os mecanismos de incentivo à inovação para que mais empresas passem a realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento de modo crescente e contínuo.
A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, tem avaliação semelhante e considera o código importante para melhor inserção econômica do país.
- Ou mudamos as leis ou fica inviável competir.
Há também a expectativa de que o código facilite a realização de contratos nas ECTIs públicas e a importação de insumos para a pesquisa, e assegure o acesso de cientistas brasileiros e de empresas nacionais ao patrimônio genético da biodiversidade no território brasileiro, tanto em pesquisas básicas quanto em estudos com finalidade industrial.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Lixo Deixa Conta De Luz Mais Barata
Quando o munícipe chegar com o lixo no posto de troca o material será pesado e o valor do bônus creditado no código do cartão. “No fim do mês, ao receber a conta de luz, o consumidor vai constatar o quanto conseguiu economizar. Os créditos serão liberados em até 60 dias”, explica Sérgio Gati, coordenador do projeto piloto.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
O Concurso Público de Provas e Títulos, será executado pelo Instituto Machado de Assis, sediada a Rua Magalhães Filho, nº. 1825, Bairro Marquês, Teresina-PI.
Acesse: www.institutomachadodeassis.com.br
Edital nº. 1, de 16 de fevereiro de 2012
A Caixa Econômica Federal, por meio da Superintendência Nacional de Desenvolvimento Humano e Profissional realizará, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio, Concurso Público com vistas à formação de cadastro de reserva para os cargos de Advogado, Arquiteto e Engenheiro nas áreas Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica, nível superior da Carreira Profissional.
A remuneração para os cargos será de R$ 7.734,00 mensais para jornada de trabalho de 8 horas diárias, caracterizando 40 horas semanais.
Autorizada conselhos profissionais a criar normas para valorizar pós-graduações
“Se já há concordância mais ou menos geral em valorizar os diplomas de graduação, tal acordo ainda não acontece no que diz respeito à pós-graduação e ora a aquisição do título beneficia um grupo, ora não traz efeito algum”, argumenta o autor. “A intenção, com este projeto, é contribuir para a formação do consenso, na sociedade e no mercado, de que vale a pena estudar e se aprimorar sempre mais, contando com a colaboração dos conselhos profissionais”, complementa.
Conforme a Lei 9.394/96, a pós-graduação engloba programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
Fonte:Com informações Agência Câmara
Biocombustível de girassol será consolidado em 2012 no Piauí
O Piauí vai trabalhar a partir deste ano para consolidar a cultura do girassol como mais uma alternativa à produção de biocombustível. O trabalho será desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte, através do projeto Transferência de Tecnologias e Comunicação para a Produção Sustentável do Girassol no Semiárido Brasileiro.
A unidade vai atuar em várias frentes com um plano de ação e oito atividades, em Teresina e em mais cinco municípios do estado.
No plano de ação, em Teresina, a unidade vai sistematizar, organizar e disponibilizar todas as informações sobre a cultura do girassol no nordeste brasileiro. Nas atividades, o trabalho será concentrado na implantação de polos demonstrativos sobre sistemas de produção e na capacitação de produtores e técnicos, com reuniões, cursos, palestras e dias de campo.
Os pólos serão implantados nos municípios de Oeiras, São João do Piauí, Simplício Mendes e São Francisco de Assis, na região sudeste; e Uruçuí, na região sul. Os pesquisadores José Lopes Ribeiro, Danielle Azevedo, Francisco Brito e Paulo Henrique Soares, além dos analistas Pedro Rodrigues Neto, Francisco Monteiro e Orlane Maia, formam a equipe técnica.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Seduc: inscrições para vagas no processo seleção de tutores
MUNICÍPIO: PARNAÍBA
CEEP MINISTRO PETRÔNIO PORTELA
04 VAGAS TUTORES
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
U. E. ZULMIRA XAVIER
02 VAGAS TUTORES
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
U. E. JOAQUIM BRITO
04 VAGAS
02 INFORMÁTICA PRESENCIAL
02 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: BARRAS
CEEP MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA
06 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
CEEP LEONARDO DAS DORES
04 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: PEDRO II
CEEP ANGELINA MENDES BRAGA
08 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
01 ENFERMAGEM PRESENCIAL
01 ENFERMAGEM À DISTÂNCIA
CEEPRU PROFESSOR ANTÔNIO DE BRITO FORTES
04 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
4ª GRE
MUNICÍPIO: TERESINA
CEEP PREFEITO JOÃO MENDES OLIMPIO DE MELO
06 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
02 LOGÍSTICA PRESENCIAL
02 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
04 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
08 VAGAS
02 LOGÍSTICA PRESENCIAL
02 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
02 ENFERMAGEM PRESENCIAL
02 ENFERMAGEM
MUNICÍPIO:CAMPO MAIOR
CEPTI CÂNDIDO BORGES CASTELO BRANCO
06 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
CEEPRU CÔNEGO CARDOSO
02 VAGAS
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
02 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: REGENERAÇÃO
CEEPTI AURORA BARBOSA DE OLIVEIRA
02 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
7ª GRE
MUNICÍPIO: VALENÇA
CEEP SANTO ANTÔNIO
02 VAGAS
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
U. E. ANTÔNIO GENTIL DANTAS SOBRINHO
02 VAGAS
01 AGROPECUÁRIA
01 AGROPECUÁRIA
OEIRAS
CEEP PROF BALDOÍNO BARBOSA DE DEUS
04 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
MUNICIPIO: PICOS
CEEP PETRÔNIO PORTELA
10 VAGAS
02 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
02 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
02 LOGÍSTICA PRESENCIAL
02 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: FLORIANO
CEEP CALISTO LOBO
06 VAGAS
01 ENFERMAGEM PRESENCIAL
01 ENFERMAGEM À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: URUÇUÍ
CEPTI MARIA PIRES LIMA
02 VAGAS
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
CEEPRU MARIA AMÁLIA
02 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO
CEEPRU DE BAIXA GRANDE DO RIBEIRO
04 VAGAS
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DO PIAUÍ
CEEP FRANCISCO ANTÔNIO PAES LANDIN NETO
02 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
CEEPRU ALCIDES VIEIRA DE MOURA
02 VAGAS
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
U.E. FRANCISCO TEIXEIRA
02 VAGAS
01 ENFERMAGEM PRESENCIAL
01 ENFERMAGEM À DISTÂNCIA
SÃO RAIMUNDO NONATO
CEEP GERCÍLIO DE CASTRO MACEDO
02 VAGAS
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: COLÔNIA DO GURGUEIA
CEEPRU PE. JOSÉ DE ANCHIETA CORTEZ
02 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: CORRENTE
CEPTI DR. DIONÍSIO RODRIGUES NOGUEIRA
04 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 ENFERMAGEM PRESENCIAL
01 ENFERMAGEM À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: FRONTEIRAS
CEEP ENGENHEIRO JOÃO MARTINS DO RÊGO
02 VAGAS
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: PAULISTANA
CEEP LUCINETE SANTANA DA SILVA
02 VAGAS
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: JOSÉ DE FREITAS
CEEPRU FIRMO JOSÉ DA CUNHA
06 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
01 LOGÍSTICA PRESENCIAL
01 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
CEEPRU MANOEL OTÁVIO
02 VAGAS
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
UNIDADE ACRÍSIO VERAS
02 VAGAS
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
UNIDADE ESCOLAR PIO XII
02 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: TERESINA
UNIDADE ESCOLAR ESTADO DE SÃO PAULO
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
08 VAGAS
02 LOGÍSTICA PRESENCIAL
02 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
02 ENFERMAGEM PRESENCIAL
02 ENFERMAGEM À DISTÂNCIA
MUNICÍPIO: TERESINA
CAIC PROF. BALDUINO BARBOSA DE DEUS
08 VAGAS:
02 LOGÍSTICA PRESENCIAL
02 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
02 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
02 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA
08 VAGAS
04 LOGÍSTICA PRESENCIAL
04 LOGÍSTICA À DISTÂNCIA
06 VAGAS
01 ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
01 INFORMÁTICA PRESENCIAL
01 INFORMÁTICA À DISTÂNCIA
01 ENFERMAGEM PRESENCIAL
01 ENFERMAGEM À DISTÂNCIA
04 VAGAS
01ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
01 ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
01 AGROPECUÁRIA PRESENCIAL
01 AGROPECUÁRIA À DISTÂNCIA