quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Municípios vão executar campanha de prevenção a DST's

O Carnaval além de ser um período de muita diversão  é também apontado como o  período de maior contágio por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). No meio da folia, alguns esquecem ou desconhecem a necessidade  de prevenção e acabam sendo contaminados.


Para ampliar o acesso à informação e disseminar insumos de prevenção, a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) apoiará os municípios piauienses  através de uma  campanha educativa que foi lançada hoje (15). A Campanha que tem o slogan “ Na empolgação pode rolar de tudo ,só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua” vai ser divulgada nos municípios com   distribuição de preservativos e  informação através de folders, cartazes e  diálogos com profissionais de saúde.

Karina Amorim , coordenadora de Doenças Transmissíveis (Sesapi), 

A Coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, informa que os municípios já foram convocados para receberem o material da Campanha e executarem as ações da Campanha.

“Trabalhamos em uma ação conjunta e integral com os municípios. O Estado tem o papel maior de apoiar estruturalmente e manter a logística dando o  pontapé inicial para que os municípios se sintam mobilizados e motivados  para trabalhar ações locais ,pois quem executa as ações são os municípios”, relata a coordenadora . 

Segundo a Sesapi, cerca de 4 milhões de preservativos serão distribuídos no período carnavalesco. O material será enviado para as regionais e cada secretaria municipal de saúde ficará responsável por buscar e distribuir aos foliões.

Karina adianta que todos os municípios, principalmente, os que fazem maior festa como Parnaíba, Floriano, Piripiri, Picos, Bocaina, União e Barras foram convocados . A Sesapi orienta que os municípios procurem a melhor estratégia para atrair o público e repassar as informações.

“Os municípios  são  convocados para intensificar campanhas de intervenção  e prevenção nesse período de carnaval . Seja com blocos de prevenção no meio da folia , blitz educativas na entrada e saída do município ou qualquer outra iniciativa que consiga fazer um apelo ao público” , argumenta Karina .


DST's em municípios pequenos

A coordenadora também destaca que a Sesapi tem se preocupado, principalmente, com jovens de 15 a 24 anos de idade, pois os últimos estudos sobre DST’s constataram que  epidemia vem se alastrando nesse público em municípios pequenos do Estado. Para frear essas epidemias a Sesapi está trabalhando com as equipes de Saúde da Família para que elas adentrem a zona rural levando informação para esses pequenos municípios.

A Secretaria também trabalha para a implantação do Programa Saúde e Prevenção . A iniciativa acontecerá nas escolas em parceria com os professores orientando os jovens sobre a prevenção em relação a DST’s.


Fonte: APPM

Nenhum comentário: