A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, que traz, a partir das 16h, na Praça Pedro II, a “Caravana Meu Bolso em Dia”. Esta é uma iniciativa pioneira da FEBRABAN, que conta com o apoio dos bancos associados.
Começou em 2010 com o objetivo de orientar os cidadãos sobre o uso consciente do dinheiro e já atendeu mais de 7.700 pessoas nas três capitais brasileiras que já receberam o evento: São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
O diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, afirma que a capital piauiense foi escolhida para receber a Feira por conta de dados muito importantes revelados por um estudo do Instituto Fecomércio e Banco do Nordeste, sobre o perfil de endividamento do consumidor piauiense. De acordo com a pesquisa, foi constatado que dos 445 mil entrevistados, 74,4% deles estão endividados.
“Além disso, a pesquisa revelou que muitas pessoas em Teresina estão usando os produtos de crédito de forma errada, em especial, quando usam o cartão de crédito como forma de pagamento, de maneira exagerada e sem critérios. Por isso, nossa equipe de Educação Financeira achou que Teresina merecia receber a “Caravana Meu Bolso em Dia”, ressalta Fábio Moraes.
O evento terá cinco tendas para atendimento ao público, sendo que todas estão ligadas ao tema de Educação Financeira. Nelas os visitantes vão ser esclarecidos sobre a importância e os benefícios de manter o nome limpo e terão a oportunidade de consultar o CPF na “Tenda Nome Limpo”.
Além disso, vão ter a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os tipos de crédito (cartão de crédito, financiamento imobiliário, CDC, crédito pessoal) que estão disponíveis no mercado na “Tenda do Crédito”. O diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, afirma que outro ponto que se quer destacar é a existência de uma programação também voltada para as crianças.
“Eles serão os futuros consumidores e aprenderão por meio de brincadeiras e jogos sobre o uso do dinheiro na “Tenda das Crianças”. A ação é importante porque entendemos que a Educação Financeira deve ter início já na infância e ser tema dentro da família”, pondera Fábio Moraes.
Fonte:Com informações Meio Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário