sexta-feira, 27 de abril de 2012

Seminário sobre Floriano discute desafios economicos da cidade

Realizado nesta terça-feira (24/04) no auditório da Associação Comercial de Floriano, o seminário do ciclo de palestras "Floriano - Uma Cidade e seu Povo" discutiu projetos para a geração de imposto e renda, as potencialidades e desafios econômicos da cidade. Cerca de 100 participantes acompanharam atentos a atividade. Este é o primeiro de uma série de debates sobre temáticas importantes para a cidade e tem por objetivo problematizar, junto à população, os caminhos do desenvolvimento do município. O evento é promovido e idealizado pelo presidente do PSDB de Floriano, Enéas Maia dos Santos.

Um dos palestrantes foi o economista e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Olavo Braz, que avaliou como de extrema importância a troca de experiências administrativas entre as duas cidades. "É preciso conhecer os anseios da população. Mais do que isso, é necessário desenvolver projetos sólidos que visem atendê-los", afirmou.

Fazendo referências à sua vivência entre a cidade de Oeiras e Floriano, Olavo Braz expôs uma série de motivos para que seus cidadãos retomem o destino de Floriano às mãos e a faça voltar a ser a cidade mais importante da região sul do estado como fora em anos passados.

Durante sua palestra ele apresentou o cenário de Teresina à época em que foi secretário, destacando que ações foram realizadas e que resultados obtiveram. "Não é à toa que existem hoje o Shopping da Cidade, o Pólo Cerâmico do Poty Velho, o Centro Tecnológico, os Centros de Produção e o Orçamento Popular. São iniciativas, dentre várias outras, que deram sustentação econômica para Teresina crescer", explicou Olavo.

Busca por perspectivas
Segundo Enéas Maia, o crescimento da cidade não vem acompanhando as demandas reais. "O nosso potencial turístico, cultural e para a economia popular é forte, entretanto temos um problema imenso de desemprego. Apesar de estarmos nos transformando em um pólo de geração de novos profissionais, não existem alternativas para absorvê-los, razão pela qual a maioria é obrigada a migrar. Nossa juventude se encontra sem muitas perspectivas", lamentou.

"É preciso dotar os novos aglomerados urbanos - os novos residenciais e conjuntos habitacionais que estão surgindo - de uma estrutura adequada, fazer com possam participar da vida da cidade. O fluxo viário de Floriano mudou e não foi acompanhado de modernização”. Urbanisticamente, a cidade perde aos poucos suas características arquitetônicas, sua história." apontou o engenheiro Evandro Cardoso.

Participação ativa
Com um público atento e participativo, o I Seminário "Floriano - Uma Cidade e Seu Povo" foi um espaço rico em reflexões, trazendo para a agenda pública temas de grande pertinência para a cidade.

A participação dos presentes no momento aberto para perguntas gerou uma série de novas idéias para projetos em torno de habitação, assistência social, retomada do crescimento cultural, orçamento participativo, inserção da economia familiar com forma de manter todos gerando renda e amenizando a migração e o envolvimento com drogas, reestruturação urbana e espaço para valorização e comercialização de artesanato.

O evento contou com a participação dos vereadores florianenses Antônio Reis (PSDC) e Ana Cleide (DEM), o presidente do PV, Sr. Manoel Simplício, o vice-presidente do PMN, Dr. Raimundo Neiva, o presidente do PT do B, Walter Andrade, e do representante da maçonaria de Floriano, Sr. Tomé Barbosa, além estudantes, professores, representantes culturais, líderes comunitários, empresários, médicos e populares.

Entre um debate e outro, Dirceu Andrade descontraiu o público com seu show de humor.

A próxima rodada de debates acontecerá dia 10 de maio no auditório do Sebrae em Floriano, envolvendo o tema Educação, Cultura e Planejamento Urbano, onde estarão presentes o ex-secretário de Educação Municipal de Teresina, prof. e cientista político Washington Bonfim e o engenheiro Evandro Cardoso.
Fonte:180graus.

Nenhum comentário: