sexta-feira, 13 de julho de 2012

Serão ofertadas 800 vagas para curso técnico no Piauí

Seduc, Senai,Senac,Senar e IFPI disponibilizarão vagas ainda neste semestre
Alunos das escolas públicas do Piauí contarão a partir de setembro com 800 vagas para cursos técnicos profissionalizantes. A Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí(Seduc) foi habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) a ofertar cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a partir deste semestre. Os demais ofertantes são Senai, Senac, Senar e IFPI.
O Estado vai receber R$ 3.520.000,00 de investimentos. Serão ofertados, inicialmente, três cursos técnicos, no âmbito bolsa-formação, em três Eixos Tecnológicos. Os cursos serão técnico em Segurança do Trabalho, técnico em Administração e técnico em Informática.
Os cursos são para estudantes do Ensino Médio regular ou estudantes do EJA Médio (tempo formativo VI e VII) e para concluintes de curso EJA Fundamental que estejam no Cadastro Único do Governo Federal. “É importante ressaltar que o aluno, para participar de um curso Pronatec, tem que estar obrigatoriamente matriculado no ensino presencial”, destaca Josias Campelo, técnico da equipe Pronatec.
A previsão é de que os cursos comecem em setembro e outubro, com sua inscrição ocorrendo já no mês de agosto. Os estudantes terão transporte, alimentação, fardamento, material e livro didático.
“Para o segundo semestre serão ofertadas 880 vagas, distribuídas nos cinco municípios selecionados para esta primeira oferta do Seduc”, explica Lídia Maria de Carvalho, gestora estadual do Pronatec-PI no âmbito Bolsa-Formação.
Os municípios contemplados nesse primeiro momento serão Teresina, Picos, Floriano, Parnaíba e Oeiras. “Nossa intenção é ampliar esse número de vagas para que mais estudantes tenham acesso a um ensino profissionalizante de qualidade”, finaliza a gestora.
Fonte: 180graus.

Nenhum comentário: