A língua é uma parte importante do corpo, com diversas funções importantes, como falar e mastigar, por exemplo. Mas existem alguns problemas que podem atrapalhar essas funções, como a língua presa e a língua solta.
No Bem Estar desta terça-feira (4), a fonoaudióloga Leny Kyrillos mostrou que, com alguns exercícios vocais, esses problemas podem ser tratados e até mesmo corrigidos. Além disso, alguns exercícios podem ajudar também a melhorar a fala de pessoas que não têm nenhum desses problemas.
Além das funções importantes da língua, ela também pode influenciar na postura. Segundo a dentista e especialista em ortopedia funcional do maxilar, Gorete Yacoub, quando a língua se espalha pela boca, ela empurra a mandíbula e a cabeça para a frente.
Se a língua fica para trás, acontece o contrário e a pessoa pode ficar levemente curvada. A língua que chega mais à frente puxa também a laringe e a pessoa pode falar com o som mais agudo. O exercício para corrigir a posição da língua é sugá-la no céu da boca e puxá-la para trás, como mostrou a fonoaudióloga Leny Kyrillos.
No caso da língua presa, além dos exercícios, há também a possibilidade de cortar o freio lingual. A alteração é genética e deve ser investigada principalmente se alguém da família já tiver o problema. Ela aparece desde o nascimento e dificulta os movimentos da língua da criança. Esse problema traz dificuldades durante a amamentação, além de prejudicar no futuro também mastigar, engolir, lamber, beijar e, principalmente, falar.
Fonte: Com informações do Bem Estar
Seja bem vindo ao Informativo de Canto do Buriti, este espaço é nosso. Foi criado com o objetivo de fornecer informações de qualidade, servir como fonte de pesquisas, divulgar artistas e a cultural local e regional. Participe, envie-nos: Elogios, sugestões, críticas. A sua participação é muito importante!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário