O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) torna público o novo calendário para distribuição das séries numéricas a serem gravadas nas placas de identificação dos veículos automotores a partir do mês de agosto, com base na Portaria Nº 281/2012, desta terça-feira, 31 de julho.
Pelo novo calendário, as terminações utilizadas nos últimos cinco meses do ano serão respectivamente 3,4, 6 e 8, sendo esta última válida para os meses de novembro e dezembro. Tradicionalmente, o número final da placa corresponde ao número do mês do emplacamento, ou seja, o veículo que fosse emplacado no mês de agosto receberia placa alfanumérica com terminação 8. De acordo com o novo calendário, receberá terminação 3.
A redistribuição das placas se fez necessária devido à grande demanda de veículos novos no segundo semestre de 2011. Além desse fator, os veículos emplacados em outubro, novembro e dezembro recebem a mesma terminação 0 (zero) das placas alfanuméricas, o que provocou o esgotamento desta terminação e da finalização 9 (nove) e 8 (oito). Assim sendo, o Detran-PI passará a utilizar as numerações excedentes para o emplacamento de veículos novos.
A alteração não trará nenhum ônus ao proprietário, haja vista que o pagamento do IPVA e do Seguro DPVAT será calculado proporcionalmente aos meses de utilização da placa. Dessa maneira, o proprietário que emplacar seu veículo novo em agosto, recebendo a placa com terminação 3, pagará, em março de 2013, o proporcional a oito meses de utilização da placa. A mesma regra vale para os demais casos de redistribuição definidos pela Portaria Nº 281.
Cabe lembrar que o calendário estabelecido pela Portaria Nº 281/2012 abrange apenas os novos veículos a serem licenciados a partir desse exercício, não alterando o final da placa dos veículos adquiridos em anos anteriores.
Confira a redistribuição de placas alfanuméricas e as respectivas terminações:
Fonte: 180graus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário