quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lançado grupo de estudos sobre álcool e outras drogas

Foi lançado na manhã desta terça-feira (14), no auditório da IV Coordenação Regional de Saúde (CRS), o grupo de estudos sobre álcool e outras drogas em parceria com a Agespisa. Participaram do evento o coordenador da IV CRS, Vinícius Oliveira, a assistente social Tânia Maria Fortes, os alunos da Residência Multiprofissional Saúde da Família e cerca de 70 funcionários da unidade.

Tânia Maria fez uma análise dos vários problemas provocados pelo vício do álcool no ambiente de trabalho, como acidentes, queda na produtividade e qualidade no trabalho, absenteísmo (ausência do trabalho), transferências, dentre outros. Segundo ela, o alcoolismo é uma doença grave e que deve ser tratada com o acompanhamento de profissionais especializados.

"Os prejuízos provocados pelo alcoolismo vão além da autodestruição do alcoólico, do sofrimento da família, pois o álcool é uma droga alteradora de comportamento, com consequências de grande gravidade, tornado-o um dos maiores problemas de saúde pública e socioeconômico", enfatizou.

Há 20 anos o Grupo de Recuperação da Agespisa (GRA) ajuda a salvar vidas. O projeto trabalha com o controle da dependência de álcool e outras drogas e tem ajudado a resgatar a dignidade e a qualidade de vida de muitas pessoas que enfrentaram graves problemas financeiros e de saúde em decorrência do vício. Atualmente, o programa registra um índice de recuperação de 70% dos empregados participantes.

De acordo com Vinícius Oliveira, coordenador da IV Regional de Saúde, a ideia surgiu em função da necessidade de dar apoio aos servidores que sofrem com problemas relacionados à dependência química, responsável, entre outros, por ausência e licenças médicas “Esse cenário foi discutido por nós profissionais da saúde, na busca de uma estratégia para apoio aos trabalhadores com problema com o álcool. Acreditamos que, a partir do momento em que acontecer a sensibilização dos usuários para a busca de tratamento, conquistaremos as adesões para a formação de um grupo de apoio e reabilitação no espaço de trabalho”, afirma.

PROJETO - O projeto segue a filosofia dos Alcoólicos Anônimos (AA), com reuniões semanais, em que os participantes trocam experiências e apoiam uns aos outros. Nos encontros, também são discutidos conceitos de dependência química e qualidade de vida, dentre outros temas de interesse, assim como são realizadas dinâmicas de grupo e atividades terapêuticas com o psicólogo.

De acordo com Vinícius, a expectativa é de que o grupo de estudos sobre álcool e outras drogas seja um sucesso. “Começar é difícil, abandonar o álcool não é fácil. Acontecerão recaídas, mas, tudo isso é parte da recuperação, que garantirá uma qualidade de vida muito melhor para o dependente e seus familiares”, incentiva o coordenador.

Fonte: Com informações da Assessoria

Nenhum comentário: