quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sete estudantes piauienses recebem medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática

Na noite desta segunda-feira (27/08), quinhentos estudantes receberam medalha de ouro no Rio de Janeiro pelo seu desempenho na 7º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep 2011. A entrega dos prêmios foi realizada durante a cerimônia. Na ocasião estiveram presentes a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Sissy da Silva Sousa, professora do curso de matemática da UFPI e coordenadora regional das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, afirmou que sete estudantes piauienses receberam a medalha de ouro das mãos da presidenta Dilma, sendo três do município de Teresina, três de Cocal dos Alves e um de Parnaíba.

Em 2011, cinco estudantes do Piauí ganharam medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas.

Os estudantes medalhistas das Olimpíadas deste ano foram: Laércio Marcos Motta Dutra, Wenderson da Silva e Luís Mayke Lima da Silva, de Teresina; Antônio Wesley de Brito Vieira, Jean Carlos Sousa de Brito e José Márcio Machado de Brito de Cocal dos Alves; e Kavin Monteiro de Miranda de Parnaíba.

Outros 900 alunos foram premiados com a medalha de prata, 1.802 com bronze e 30 mil receberam menção honrosa.
Durante o evento, também foram premiados os jovens com melhor colocação nos estados que não conquistaram o ouro.

Nesta edição 2012, participaram da olimpíada 18,7 milhões de estudantes e 44,6 mil escolas públicas.

A presidenta Dilma lembrou a importância da conquista para os estudantes e definiu como superação o caminho percorrido por eles até conquistar o ouro. “Esta é uma festa de meritocracia. O que estamos vendo é o esforço de cada um para romper barreiras”, comenta.

Ela também lembrou o papel da olimpíada de incentivar o estudo das ciências exatas nas escolas brasileiras. “Só vamos dar os necessários passos à frente quando conseguirmos generalizar esta vocação científica”, afirmou.

Já Aloizio Mercadante, ministro da Educação, ressaltou a intenção de realizar a primeira edição da olimpíada do conhecimento em 2016 e de integrar os calendários de todas as competições do gênero existentes hoje no Brasil, como a de Física, Astronomia, Matemática, entre outras. “Estamos fazendo um esforço para integrar os calendários das 13 olimpíadas que acontecem no país”, destaca. A intenção seria permitir uma maior coordenação dos calendários das provas, para evitar que se choquem.

Os 3,2 mil estudantes melhor classificados na olimpíada passada puderam participar de um programa de iniciação cientifica júnior com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o diretor do Impa, Cesar Camacho, a meta é expandir este número para chegar a 10 mil bolsas em 2016. A quantidade de bolsas será ampliada já este ano para os 4,5 mil melhores classificados de 2012.

A segunda fase da olimpíada de 2012 acontece no dia 15 de setembro, as 14:30 h (horário de Brasília). A previsão é de que aproximadamente 900 mil alunos participem. Na primeira fase a Obmep chegou a 99% dos municípios brasileiros (5,5 mil) com 19,1 milhões de estudantes inscritos em 46,7 mil escolas públicas.

Fonte: Com informações do Jornal Meio Norte

Nenhum comentário: