sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para pós-graduação em 20 países

O Programa Ciência sem Fronteiras abre novas chamadas para graduação. Desta vez estão sendo ofertadas vagas em 20 países: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria.
Dentre os pré-requisitos exigidos para todas as chamadas estão: obter nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013, apresentar teste de Proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. É necessário também cursar uma das 18 áreas contempladas pelo programa.
A bolsa concedida é destinada ao custeio e incentivo de estudos em tempo integral do aluno selecionado – pelo período de até doze meses. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo um estágio linguístico. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.
A mensalidade será paga na moeda local. Serão concedidos também auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático, para compra de computador portátil ou Tablet.
Vale ressaltar que as chamadas para E.U.A, Hungria, Itália, Japão, Noruega e China oferecem exame de proficiência gratuito. Para o teste grátis, os interessados precisam se inscrever no link http://isf.mec.gov.br/entre os dias 25 e 29 de novembro e as provas serão realizadas no período de 06 a 22 de dezembro de 2013. As chamadas podem ser conferidas no link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados.
O teste de nivelamento da língua italiana será realizado, exclusivamente, pelo Instituto Italiano di Cultura (IIC) a partir do dia 09 de dezembro de 2013. O sítio para inscrição do teste de italiano será disponibilizado posteriormente no Portal do Ciências Sem Fronteiras.

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

Nenhum comentário: