quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NEAD forma as primeiras turmas do Curso de Espanhol




O Núcleo de Educação à Distância(NEAD) da Universidade Estadual do Piauí- UESPI através da Universidade Aberta do Brasil(UaB), durante todo o mês de Outubro, está formando as primeiras turmas do Curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol. Os polos de Bom Jesus, Uruçuí, Corrente, Avelino Lopes, Pio IX, Valença e Simplício Mendes somam mais de 200 alunos formandos e, ao final, serão cerca de 483 a colarem grau em Letras Espanhol totalizando os 15 polos que o NEAD oferece o curso.
O Curso de Espanhol é considerado piloto da modalidade a distância e possibilitou o credenciamento da UESPI junto à Universidade Aberta do Brasil. Atualmente, o NEAD conta com 24 polos distribuídos em todas as regiões do estado e o curso de Letras Espanhol está presente em 15 desses polos. ” A UESPI, através do NEAD, neste mês de outubro, estará entregando à sociedade 483 professores de Espanhol, quase dez vezes o número formado pelo ensino regular, que estão prontos para trabalhar em escolas públicas e privadas da capital e interior”, afirma a Coordenadora Geral do Curso de Espanhol a distância, Profa. Dra. Margareth Torres Costa.
Idealizadora do projeto que deu origem ao Curso de Espanhol, a Profa. Dra. Margareth Tosrres Costa atribui o sucesso alcançado a parceria firmada entre o Governo Federal, através da Coordenação de Pessoal de Nível Superior- CAPES, à Secretaria de Educação e Cultura – SEDUC e a UESPI. ” Esta realidade só é possível graças a parceria entre a instituição e os orgãos matenedores, que são a CAPES e a SEDUC e ainda gostaria de acrescentar o agradecimento aos profissionais docentes e servidores, que desempenham importante papel neste processo. Ao Prof. Dr. Omar Albornoz , Coordenador de Tutoria do Curso de Espanhol- NEAD, às funcionárias Cleonice, Anna Glyds, Laiane, ao compromisso dos tutores presenciais e a distância, bem como aos coordenadores de polo, apoio de rede, funcionários do transporte e Assessoria de Comunicação- ASCOM, todos que contribuem para o avanço da educação no Estado”, pontua.
O Diretor Adjunto do NEAD, Prof. Dr. Raimundo Isídio, ressalta a importancia da Lei N° 11.161, de 5 de agosto de 2005, de autoria do Secretário de Educação Átila Lira, que tornou obrigatório o ensino da Língua Espanhola nas escolas públicas, o que contribuiu para a expansão do curso. ” Tivemos a oportunidade de nos reunir com os prefeitos dos municípios onde ocorreram as formaturas para discutir a possibilidade da implantação da disciplina de Espanhol à alunos do ensino fundamental”, corrobora o Prof. Raimundo Isídio.
Para a Diretora do NEAD, Professora Márcia Percília, a educação, de uma forma geral, exige muito do gestor, e quando se tem um objetivo e responsabilidade, as decisões acabam por trazer bons resultados, porém, esses resultados são maiores quando o trabalho é feito em conjunto do gestor, passando pelos colaboradores e terminando com os alunos.


“É para nós, que fazemos a gestão do NEAD, uma tarefa prazerosa sim, mas, não fácil. Tem sido o enfoque das tarefas e empreitadas do cotidiano a pautar as ações e, principalmente, as decisões que tenho que tomar como Diretora Geral do NEAD/UESPI. Aos Graduados de hoje, minha e nossa gratidão pela confiança, que não faltou em nenhum momento desses 04 anos de caminhada, não só em nós, enquanto NEAD, mas também em nossa tradicional Universidade Estadual do Piauí e o desejo de que não lhes faltem ânimo e lucidez para procurar e consequentemente encontrar seus respectivos espaços de contribuição na construção de uma sociedade mais igualitária”, finalizou.
As formaturas acontecem até o dia 26 de outubro.







Por: Aldenice Sousa – estagiária ASCOM

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

Nenhum comentário: