domingo, 6 de outubro de 2013

Pesquisa aponta que Estado do Piauí registra maior queda do analfabetismo no país

Na contramão do que foi registrado em todo o país, o Piauí comemora. Isso porque dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados nesta última sexta (27) apontam uma leve alta na taxa de analfabetismo no Brasil, passando de 8,4% para 8,5% em 2012.
No Estado, no entanto, a situação é diferente. Segundo a pesquisa anual, em dez anos houve redução do analfabetismo de 10,75% da população piauiense, acima dos 5 anos de idade. Durante esta década, o índice de Pessoas com 15 anos ou mais de estudo (com graduação, mestrado, doutorado e pós) passou de 2,22% para 4,84%.
“Podemos creditar essa redução a várias ações da Secretaria da Educação. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é uma delas. Este é um programa de nível nacional, nascido do programa estadual Palavra de Criança em parceria com o UNICEF que já trabalhava pela alfabetização na idade certa em 150 municípios do Piauí”, explica o secretário da Educação, Átila Lira.

Imagem: Bárbara Rodrigues/ GP1

Secretário de Educação Átila LiraSegundo o secretário, o Pnaic teve 100% de adesão no Estado, mostrando o comprometimento do governador Wilson Martins, dos prefeitos e das instituições parceiras em mudar a realidade da educação começando por sua base.
Com relação à redução de 24,8% de 2003 para 17,97% em 2012 de pessoas de 10 anos ou mais de idade, a diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Rosimar Costa, fala de mais um investimento do Governo do Estado.
De acordo com ela, o Governo do Estado vem trabalhando desde 2012 para que o Programa Mais Viver – Alfabetização de Jovens e Adultos atenda cerca de 6 mil pessoas, ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio da formação inicial e continuada, através da implantação de 300 turmas de alfabetização nos municípios.
O número aumentou e, desde o mês de agosto, o Piauí já possui 307 turmas. “A ideia é que o município inteiro abrace o projeto e ajude a diminuir o analfabetismo entre jovens e adultos, que por várias razões não foram alfabetizadas na idade certa”, explica a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Rosimar Costa.
Em outubro será realizado o primeiro monitoramento e, após o resultado da pesquisa, as expectativas são as mais positivas. “Vamos agora verificar o processo de evolução das turmas. Após quatro meses de aulas teóricas eles participarão de cursos de Formação Inicial Continuada (Fic), oferecidos pelo Pronatec. Agora é esperar por uma redução bem maior na próxima pesquisa”, afirma.

Fonte: CCOM

Nenhum comentário: